x
Cinco mentiras que o torcedor do Corinthians gostaria que fossem verdades
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Cinco mentiras que o torcedor do Corinthians gostaria que fossem verdades

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

5.2 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

Cinco mentiras que o torcedor do Corinthians gostaria que fossem verdades

Andrés Sanchez, Mario Gobbi e Roberto de Andrade e suas promessas nunca cumpridas

Foto: Montagem/Meu Timão

Quem aqui nunca teve que aguentar aguentar aquelas piadas chatas do 1º de abril? Imagina se o dia da mentira fosse todos os dias? É assim que o torcedor corinthiano se sente, vivendo uma mentira diária por mais de dez anos.

Desde que a chapa Renovação & Transparência assumiu o poder, a Fiel teve muitas alegrias, mas, com certeza, muitas tristezas também.

Abaixo, listo cinco promessas que não foram cumpridas pelos presidentes e/ou nomes de diretoria do Corinthians de 2008 até agora.

Transparência

Essa foi uma das coisas prometidas por Andrés Sanchez - ao concorrer para seu último mandato - que não foi cumprida.

"Voltará no primeiro mês! Todo mês será colocado um balanço no site do clube. Isso é o mínimo que se pode dar aos torcedores. Não tem nada a esconder. Precisamos ser o mais transparente possível. Não foi o dirigente quem não quis mais fazer (sobre a divulgação do percentual dos direitos econômicos de cada jogador). A FIFA proibiu terceiros terem parte econômica dos atletas", afirmou na época da campanha.

A verdade é que nem o balanço anual de 2019 foi aprovado ainda.

Ronaldo Fenômeno de volta

Chega até a ser engraçado lembrar disso, visto que em momento algum acreditei nessa fala, mas ela ocorreu. Falou está falado e, outra vez, não cumpriu.

“Se eu for candidato e conseguir ganhar as eleições, Ronaldo fenômeno vai estar no Corinthians. O cargo vamos ver depois, mas será um cargo alto pela capacidade dele”, disse Andrés Sanchez ao site da Espn. A nota reproduzida pelo Meu Timão pode ser acessa aqui.

Que fique bem claro que eu nem consideraria essa uma promessa sedutora de alguma forma. É bem verdade que o Fenômeno foi fundamental tanto dentro como fora de campo para o Corinthians, mas eu não acredito que ele solucionaria algum problema se tivesse realmente vindo. Talvez traria mais dinheiro, usando e abusando de sua forte marca, mas no caos e amadorismo que se encontrava o marketing do Timão nessa última passagem de Sanchez, duvido muito que seria algo tão relevante quanto o potencial que tinha.

De toda forma, até o término de seu mandato, não vi nem sombra do Ronaldo no Corinthians. Alguém viu?

Austeridade financeira

Essa aqui não é uma promessa exclusiva de apenas uma pessoa. Praticamente todos os presidentes prometeram isso enquanto candidatos.

Irônico é pensar que umas das principais pautas de campanha - comum a todos os mandatários nesse período - não chegou sequer perto de ser cumprida.

"Vamos trabalhar internamente, fazendo diminuições de despesas e aumentando receitas. Não tem segredo. Vamos ter um ano difícil, o time está pronto e não requer mais investimentos. O que temos de fazer é trabalhar. Vamos começar daqui a pouco.", disse Roberto de Andrade, em 2015.

Segundo apurado na coluna do Danilo Augusto, Andrés Sanchez, Mário Gobbi e Roberto de Andrade aumentaram a dívida do Corinthians em estrondosos 527%. Leia mais aqui.

Manutenção dos elencos

Uma pauta também compartilhada pelos presidentes e diretores que estiveram à frente do Corinthians nesses últimos anos é garantia de que não ocorreriam desmanches.

“O torcedor pode ficar tranquilo, porque estamos melhorando o time e mostraremos o futebol do segundo semestre de 2015”, afirmou o diretor de futebol Eduardo Ferreira, em 2016.

E todos sabemos que em 2016 muitos jogadores saíram. Gil, Ralf, Jadson, Renato Augusto, Love, Malcom, Felipe e companhia limitada deixaram o Timão e fizeram parte da barca de daquela temporada.

Naming Rights sairia logo

Essa do naming rights foi promessa exclusiva de Sanchez. Desde o começo da construção da Arena, o ex-presidente do Corinthians iludia a torcida corinthiana ora dando a entender que os direitos da arena haviam sido fechados, ora prometendo que fecharia em breve.

Não saiu. Foram dez longos anos para selar o acordo.

"Quem sabe não anunciamos nos próximos dias ou meses. Tem duas, três empresas trabalhando em cima disso. O torcedor corintiano pode ficar tranquilo, pois é questão de tempo. Está atrasado, mas vai ser um pontapé muito bem dado", disse Sanchez, em 2015.

A verdade é que o Corinthians fechou o naming rights em 2020. Uma década depois do anúncio da construção da, agora, Neo Química Arena.

A torcida do Corinthians é constantemente testada. Entre mentiras, ilusões, atrasados, incompetências, ironias e obscuridades, segue firme apoiando o clube, mesmo vivendo de migalhas ao longo dos anos.

Com Duilio, esperamos que algo mude para a melhor. A divulgação um pouco mais transparente do balanço de 2020 e uma maior qualificação para cargos de diretoria trazem um fio de esperança para o torcedor corinthiano que já perdeu a fé nos dirigentes, mas nunca no clube.

Até que algo melhore, você, eu e toda a Fiel seguimos num looping infinito do dia da mentira.

Veja mais em: Andrés Sanchez, Presidentes, Andrés Sanchez e Presidentes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?