x
Corinthians precisa superar mais que os 2 a 0 no jogo contra o Atlético-GO
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Corinthians precisa superar mais que os 2 a 0 no jogo contra o Atlético-GO

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

3.7 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

Corinthians precisa superar mais que os 2 a 0 no jogo contra o Atlético-GO

Yuri Alberto durante partida contra o Atlético-GO, pela Copa do Brasil

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

No dia 27 de julho, o Corinthians fez o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, nem o corinthiano mais pessimista imaginaria que a partida terminaria em 2 a 0 para o Atlético-GO. Apesar do revés, a torcida se manteve confiante, acreditando numa virada nos últimos 90 minutos, que acontecem nesta quarta-feira, na Neo Química Arena.

De lá pra cá, muita água rolou por debaixo da ponte. O Corinthians foi eliminado da Libertadores com duas derrotas e ainda perdeu o Dérbi para o Palmeiras. Mais que reverter os 2 a 0, o Timão precisa retomar a confiança perdida nessa sequência de resultados ruins.

Olhando o histórico dos duelantes desde o jogo que se enfrentaram até a última rodada do Brasileiro, a situação preocupa ainda mais.

Ambas as equipes fizeram cinco jogos, o Corinthians venceu apenas um, enquanto que o Atlético-GO perdeu só uma vez.

Últimos cinco jogos do Corinthians Últimos cinco jogos do Atlético-GO
Corinthians 1x0 Botafogo Flamengo 4x1 Atlético-GO
Corinthians 0x2 Flamengo Nacional (URU) 0x1 Atlético-GO
Avaí 1x1 Corinthians Atlético-GO 2x1 Red Bull Bragantino
Flamengo 1x0 Corinthians Atlético-GO 3x0 Nacional (URU)
Corinthians 0x1 Palmeiras Botafogo 0x0 Atlético-GO

O moral do adversário está lá em cima, enquanto que o Corinthians vive, talvez, um de seus piores momentos na atual temporada. A última vitória do Timão foi contra o Botafogo, há cinco jogos.

Apesar dos números desfavoráveis, acredito que se o Corinthians repetir a atuação que teve contra o Palmeiras, com gana e vontade de vencer, é meio caminho andado para uma vitória na Copa do Brasil.

No jogo de dia, no Castelo do Dragão, foi clara a superioridade corinthiana no primeiro tempo, principalmente. Os números gerais, porém, não são tão discrepantes.

Vejam as finalizações, mesmo com mais posse de bola, o Timão chutou apenas uma vez ao gol dos donos da casa. Esse fundamento segue sendo o principal entrave da equipe paulista na atual temporada.

É preciso, portanto, desequilibrar em Itaquera. Vítor Pereira tem que dar prioridade para quem chuta ao gol. Renato Augusto não pode ficar de fora. O meia finalizou em quatro oportunidades contra o Palmeiras, duas no gol. Além, é claro, de outros fundamentos que o atleta destoa facilmente.

No Dérbi de sábado, o Corinthians não foi mal, tanto que a derrota foi ainda mais dolorida. A atuação, melhor que a de um rival tão forte quanto o Palmeiras, pode ter retomado um pouco da confiança, apesar do resultado negativo.

Melhorou as quantidades de chute ao gol, chutes no alvo, posse de bola. Detalhe também para a porcentagem alta de passes certos (82%). Esse é outro dos fundamentos que vêm deixado a desejar em 2023.

O Corinthians melhorou e tem que focar na atuação, não no resultado, para se motivar para quarta-feira.

É fato que há muito tempo o psicológico da equipe corinthiana em jogos decisivos vem abalado. Foram derrotas vexatórias para adversários técnica e taticamente muito inferiores. Atuações abaixo do que o time poderia apresentar e muitas eliminações aos longo dos anos.

Neste ano, porém, não vejo a eliminação da Libertadores como vexame. Era previsível perder para uma equipe melhor e há mais tempo planejada. É aceitável e, portanto, não pode abalar o futuro e nem definir a temporada.

O Corinthians precisa urgentemente trabalhar a parte mental de seus atletas. É uma pendência antiga.

Mas, se serve de incentivo e para mostrar que o futebol é imprevisível, quando venceu o Corinthians, o Atlético-GO vinha de três derrotas consecutivas no Brasileirão, enquanto que o clube de São Paulo somava duas vitórias, uma, inclusive, em cima do Atlético-MG.

A ordem é esquecer a saída do Willian, esquecer a derrota injusta, a eliminação e se voltar aos pontos positivos que contarão a favor do Corinthians nesta partida.

Tem que virar a chave agora se quiser vencer e almejar algo que não era planejado na temporada: um título.

Veja mais em: Corinthians x Atlético-GO e Copa do Brasil.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?