x
O critério essencial na escolha do substituto de Willian
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

O critério essencial na escolha do substituto de Willian

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

7.3 mil visualizações 43 comentários Comunicar erro

O critério essencial na escolha do substituto de Willian

É hora de planejar os próximos passos com Vítor Pereira (ou sem?)

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Títulos são uma construção. É cada vez mais raro um troféu cair de paraquedas para um time recém-formado no esporte de alto nível. Por isso, o Corinthians tem que pensar no futuro em cada um de seus movimentos. A chegada de grandes reforços animou, mas ainda é um time em estágio inicial e vai precisar de ajustes e experiências para conquistar tudo que a Fiel sonha.

Nesse cenário, estamos diante de uma situação importante. Com a saída de Willian, o clube corre contra o tempo para buscar um substituto. A pressa se dá pela proximidade com o fim da janela, mas é preciso ter cautela na hora de escolher, justamente para seguir e fortalecer um projeto de time vitorioso.

Nos últimos meses, o Corinthians empilhou reforços com as chamadas "oportunidades de mercado". Elas, inclusive, fizeram o time trazer vários nomes para a mesma posição: Paulinho, Giuliano e Renato poderiam, em algum cenário, jogar juntos? Dessa vez, a direção tem que pensar na parte prática e não somente na teórica.

O nível técnico do atleta nem sempre é tudo, ainda mais em nomes de mais idade que apresentaram seu melhor futebol anos atrás. Com Vítor Pereira, isso ficou ainda mais claro. Ou seja: para a vaga do camisa 10, que decepcionou em sua passagem pelo Brasil, o principal fator para o Timão tem de ser a característica.

Róger Guedes é um exemplo. Qualidade não falta, mas o técnico não o enxerga no esquema que gosta de jogar. E aí chegamos a um ponto importante: o treinador.

É difícil abrir os cofres e montar o plantel para um comandante que ainda não sabe se ficar no Corinthians. Recentemente, o time gastou muito na contratação de Fausto Vera, pedido pessoal do português. E se ele não ficar? O próximo técnico faria proveito das valências do jovem reforço (que cabem como uma luva no que pensa o VP)?

Por mais cedo que possa parecer, então, é hora de pensar no futuro e discutir com o comandante alvinegro se ele pensa ou não em renovar o seu contrato.

Alguns profissionais da imprensa, afinal, já falam na busca por um ponta mais voluntarioso, que ajuda a recompor e fechar o corredor - o que falta para Guedes. Mas e se Vítor sair e o próximo comandante gostar da ideia de ter o camisa 9 aberto?

É hora de determinar um projeto, firmar uma ideia e encaixar as peças nesse quebra-cabeça. Num futebol cada vez mais coletivo, a característica das individualidades pesa mais do que a capacidade técnica das mesmas.

Para o esquema de VP, falta um ponta goleador? Um ponta voluntarioso? Um camisa 10 armador? É hora de equilibrar o elenco e parar de empilhar estrelas sem muito critério.

Aproveita e deixa aí nos comentários quem você traria!

Veja mais em: Willian e Vítor Pereira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?