x
Corinthians prima pela utilização dos garotos, mas esqueceu do mais importante
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Corinthians prima pela utilização dos garotos, mas esqueceu do mais importante

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

15 mil visualizações 54 comentários Comunicar erro

Corinthians prima pela utilização dos garotos, mas esqueceu do mais importante

Márcio Bittencourt e Guilherme Biro, na preparação do Corinthians sub-20

Foto: Instagram/ @corinthiansnabase

É sabido que o Corinthians utilizará mais a base em 2021. Pelo menos é o que prometem Vagner Mancini e Duilio Monteiro Alves. O início do Campeonato Paulista dá indícios que não se trata de uma promessa vazia, já que são vários os garotos que começam a ganhar oportunidades na equipe principal. Foram os casos de Rodrigo Varanda, Matheus Donelli, Antony, Adson e Cauê

A postura é de se elogiar, já que o clube não possui margem financeira para investir em grandes reforços. E ao contrário do modus operandi dos últimos anos, não desembolsou em jogadores medianos. Nota dez até aí. Antes tarde do que nunca, a diretoria coloca os pés no chão e dá indícios de que buscará uma recuperação financeira da instituição.

Mas uma boa utilização das categorias de base vai muito além de simplesmente colocar os jogadores em campo. Na verdade, se trata de um processo longo, cheio de variáveis extracampo que podem alavancar (ou não) o potencial de um jogador. O básico do básico seria investir em grandes treinadores de base, visando identificar os pontos fortes e fracos dos jogadores desde cedo. Nas categorias inferiores, isto é seguido. No Sub-20, porém, o Corinthians está há um mês sem um treinador efetivado.

Em 1º de fevereiro, dias após a demissão do então treinador Dyego Coelho, o Corinthians deu início à pré-temporada da categoria sub-20. A opção foi em realocar Márcio Bittencourt e Zé Augusto, que antes trabalhavam na categoria sub-23. Ambos com status de interino, já que o clube, conforme anunciou, iria ao mercado atrás de um novo treinador para a categoria. E hoje, há uma semana da estreia do Corinthians Sub-20 na temporada, não há uma confirmação oficial do Corinthians sobre quem assumirá a categoria no restante do ano.

Se vão contratar alguém, ou efetivar o Márcio Bittencourt, pouco importa. Mas em mais de um mês, o Corinthians não decidiu quem comandará seu time sub-20 neste ano. A principal categoria inferior do clube passou a pré-temporada inteira com um treinador de futuro incerto. E essa incerteza chega aos bons valores que por lá jogam. O futuro de jogadores como Reginaldo, Belezi, Lucas Pires, Keven Vinícius e Ryan Gustavo não pode ser refém de uma incerteza tão bizarra.

Não dá pra comprar o discurso de grande utilização da base se ainda ocorre tanta coisa estranha nesse meio. E cabe ao torcedor exigir que o clube se posicione nos próximos dias sobre a situação

Idealmente, projetaríamos um clube com linha de sucessão, categorias de base trabalhando o mesmo estilo de jogo e uma grande integração entre as equipes. Hoje, porém, o Corinthians não cumpre com a etapa mais básica do processo

Veja mais em: Base do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 20º

    Carlos 27037 comentários

    @carlos.alberto.da.si em

    Boa matéria e excelente ponto de vista...parabéns!

  • Foto do perfil de Giovani

    Ranking: 2069º

    Giovani 1024 comentários

    @dijho em

    Assim, boa matéria, mas com muita discordância, porque você começa dizendo 'O básico do básico seria investir em grandes treinadores de base, visando identificar os pontos fortes e fracos dos jogadores desde cedo' no que você está certo, mas no momento que cobra uma definição do técnico, você esta preocupado com a temporada nas competições e não na preparação.

    Meu modo de ver o Sub-20 seria um preparatório físico e técnico, acho que nisso estamos muito abaixo, porque embora sejamos campeões de tudo, nossos atletas fisicamente não são preparados para o profissional.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Og

    Ranking: 5617º

    Og 362 comentários

    54º. @og.oliveira em

    A própria comissão técnica enibe os garotos e quando entrm nunca se sentem a vontade, coisa que não acontece nos outro times como Santos, Flamengo, São Paulo, Palmeiras etc... Deixem os garotos jogarem contra os times intermediarios e lancem nos clássicos, mais habituais.

  • Foto do perfil de Rivadalvis

    Rivadalvis 79 comentários

    53º. @rhiva em

    Sei lá parece que o Corinthians perdeu a pegada da gestão do esporte!

    Mano deu uma bela estruturada que avançou com Tite mas que começou a ser desmontada quando Carille estava como treinador e não foi o Carille quem fez isso.

    Vejam o Claudinho, pode não ser grande coisa mas é melhor do que qualquer um do time na posição.

    Continuo a perguntar é preconceito contra o Oya? Para mim elke é muito melhor que o Vital e ninguém nem fala dele! Põe o cara pra jogar.

  • Foto do perfil de Gabriel

    Ranking: 253º

    Gabriel 4878 comentários

    52º. @gabriel.guedes7 em

    Só esqueceram da qualidade dos garotos. Muitos que subiram são FRACOS! ANTONY é piada para quem acompanha a base, não tem condições de ser titular na Inter de Limeira por exemplo, que joga a serie D, mas aqui sobe e joga. Vitinho é fraco, não da pra jogar aqui ainda, é muito pouco dinamico, não cria nada. John Lessa, Igor Moraes...me recuso a comentar também.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 7714º

    Carlos 241 comentários

    51º. @carlos.okamoto2 em

    E fiquemos de olho nesta base. Tem muito empresário dilapidando o clube

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 150º

    Marcos 6771 comentários

    50º. @garanha em

    Falta de assunto. Querem saber? A base possui um bom sistema de gestão, comandado pelo Yamada, com controle de desempenho individualizado e o sub-20 tem ido bem nos campeonatos.