x
Desempenho de Vítor Pereira em jogos decisivos pelo Corinthians é assustador
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Desempenho de Vítor Pereira em jogos decisivos pelo Corinthians é assustador

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

29 mil visualizações 363 comentários Comunicar erro

Desempenho de Vítor Pereira em jogos decisivos pelo Corinthians é assustador

Vítor Pereira precisa fazer o Corinthians ser decisivo. Para ontem.

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians tem duas decisões antes do final do mês que podem definir o ano da equipe. E vai sair em desvantagem nas duas. Primeiro contra o Flamengo, pelas quartas da Libertadores; depois contra o Atlético-GO, pelas quartas da Copa do Brasil. Em ambas as partidas, o time de Vítor Pereira perdeu por 2 a 0.

Para piorar esse cenário, o técnico português tem um desempenho assustador em partidas de caráter eliminatório. E acho até que estou sendo legal ao classificar apenas como assustador. Vou dividir essa explicação em duas partes: em números e em análise.

Os números

Desde que chegou ao Corinthians, Vítor Pereira comandou o Corinthians em dez partidas decisivas. Foram duas pelo Paulista, cinco pela Copa do Brasil e três pela Libertadores. Até agora, ele conseguiu quatro empates, quatro derrotas e apenas duas vitórias - um aproveitamento de 33%.

Já em matéria de redes balançadas, os números são ruins também. São apenas nove gols marcados em dez jogos - sendo que quatro deles foram no mesmo, contra o Santos, pelas oitavas da Copa do Brasil. A equipe sofreu a mesma quantidade de tentos de seus adversários.

Os jogos:

A análise

Não acho que o desempenho de VP possa ser avaliado apenas em cima desses números citados acima. Dentro de campo, no meu ponto de vista, o cenário é ainda pior. Uma das vitórias foi boa, contra o Santos, goleada, na Neo Química Arena. Ok. A outra, porém, foi em cima da Portuguesa, do Rio de Janeiro, ainda na terceira fase da Copa do Brasil. Isso depois de um empate no primeiro jogo, fora de casa.

Na Libertadores, a equipe de Vítor Pereira não venceu ainda na fase de mata-mata. São três jogos até agora. Os dois contra o Boca Juniors, pelas oitavas, terminaram em empates sem gols. O Timão avançou nas penalidades.

No Paulistão, avançou contra o Guarani também com um empate; depois, perdeu para o São Paulo. Na Copa do Brasil, o único jogo que o desempenho da equipe chamou atenção positivamente foi a goleada em cima do Santos.

E no geral?

Vítor Pereira completou 40 jogos no comando do Corinthians nesta terça-feira. No geral, seu desempenho é bom: são 17 vitórias, 12 empates e 11 derrotas - um aproveitamento de 52%. Desse total, vale lembrar, a equipe contou com Filipe Almeida no banco em quatro deles por conta de expulsões e Covid-19.

  • 40 jogos
  • 17 vitórias
  • 12 empates
  • 11 derrotas
  • 45 gols marcados
  • 35 gols sofridos

Ainda poderia incluir na conta os duelos em clássicos paulistas, por exemplo. São oito confrontos até agora, com apenas uma vitória (novamente, a goleada pela Copa do Brasil). Nos outros sete jogos, foram dois empates e cinco derrotas. São sete gols marcados (sendo quatro no mesmo jogo) e dez sofridos. O aproveitamento é de 20,83%. Ridículo, né?

Tudo isso me preocupa demais para os próximos jogos. O Corinthians vai precisar ir muito além do que já apresentou nessa temporada para não cair fora de duas das três competições que disputa ainda. Vítor Pereira vai ter que mostrar que tudo isso acima não define seu trabalho como técnico do Timão.

Eu acho VP um técnico acima da média. Inclusive, acredito que em termos de inteligência, de capacidade de análise de sua equipe durante os 90 minutos e de gestão de grupo, ele é o melhor que passou pelo Corinthians desde Carille (e na sua primeira passagem).

Além disso, o treinador tem o melhor elenco do Corinthians desde 2015. Tanto em questão de jogadores experientes quanto em nomes da base que conseguiram se destacar. Ele ainda foi atendido pela diretoria quando pediu reforços, como nos casos de Rafael Ramos e Fausto Vera.

Sei que muitos vão falar que os desfalques prejudicaram o Corinthians, que tem o calendário e as sequências desgastantes. Eu sei. Mas, ainda assim, com o seu conhecimento e com o material que tem em mãos, Vítor Pereira poderia ter apresentado um desempenho um pouco melhor nesses jogos decisivos.

O português tem uma semana para encontrar uma solução e começar a mudar essa história no Maracanã. Ele precisa, aliás. Não adianta montar um bom elenco, ficar uma série longa sem perder, dar coletivas espetaculares. Nada disso fará diferença no final das contas.

Vítor Pereira precisa fazer o Corinthians ser decisivo.

E, infelizmente, para ele, precisa disso para ontem.

Veja mais em: Vítor Pereira, Libertadores da América e Copa do Brasil.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?