x
Willian: o ídolo de graça que saiu caro ao Corinthians
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Willian: o ídolo de graça que saiu caro ao Corinthians

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

16 mil visualizações 250 comentários Comunicar erro

Willian: o ídolo de graça que saiu caro ao Corinthians

A chance de escrever sua nova história no Corinthians termina de maneira decepcionante

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Apesar do Corinthians ainda não ter oficializado, Willian não veste mais a camisa do clube. Um jogador que recebeu um posto de ídolo de graça e que desperdiçou a chance de fazer merecer esse status. Desperdiçou a chance de ser eternizado pela Fiel.

Willian foi revelado nas categorias de base, mas poucos tem lembranças de sua trajetória no Terrão. Subiu ao time principal e pouco jogou.

Em sua primeira passagem, atuou em 41 jogos e marcou dois gols. Foi vendido ao Shakhtar Donestk, da Ucrânia, em 2007. Não ganhou títulos e ainda deixou o clube em uma temporada que acabou com o rebaixamento.

Talvez pela falta de bons nomes da base na época, Willian ganhou status de ídolo por sua história na Europa. Por lá, conquistou títulos e marcas expressivas, como, por exemplo, ser o jogador brasileiro com mais jogos na Premier League. Também representou o Timão na Seleção Brasileira com duas Copas do Mundo e uma Copa América - essa segunda, com título em 2019.

Nesse período todo, Willian sempre falou do Corinthians, da torcida, do seu tempo no Parque São Jorge. Com isso, foi alcançando esse posto de idolatria para muitos corinthianos.

Em 2021, Willian retornou ao Corinthians mesmo depois de dizer em diversas entrevistas ao longo dos anos que não voltaria ao Brasil. E ganhou uma chance de provar que merecia todo esse carinho que recebeu da Fiel nos 14 anos que ficou no exterior.

Chegou com grande anúncio, na Neo Química Arena, no dia do aniversário do clube. Festa grande, do tamanho da expectativa da Fiel com seu desempenho. Menos de um ano depois, se despede de forma lamentável.

Willian não desaprendeu a jogar futebol. Em várias partidas nesse retorno, foi o melhor em campo. Mostrou habilidade digna de craque. Deixou todo mundo encantando com seu futebol "nível Premier League". Mas, faltou entrega, faltou raça, faltou mostrar o que se espera de um jogador revelado no Terrão.

Na nova passagem, 45 jogos e um único gol - de pênalti. Além de não conseguir um bom desempenho dentro de campo, Willian ainda se viu envolvido mais de uma vez em polêmicas com ameaças na internet.

E, segundo ele, foram justamente esses problemas extracampo que o fizeram decidir deixar o clube. Sua família quer voltar para a Europa. Eu, como mãe, até entendo a apreensão da esposa em relação a isso tudo. A decisão não seria um problema se Willian tivesse representado dentro de campo o que se esperava dele.

Willian virou ídolo no Corinthians de graça, sem uma grande história dentro do clube. Alimentou a idolatria com maestria enquanto estava fora do Brasil.

Voltou enchendo a todos de expectativa. Agora, se despede do clube como uma das maiores decepções dos últimos anos e desperdiça a chance de fazer valer o posto que foi lhe dado pela Fiel.

E a decepcionante história ainda custou caro ao Corinthians que bancou um alto salário nos últimos meses e teve pouco retorno dentro das quatro linhas. E que, agora, para piorar, vai ter que correr atrás de uma peça de reposição faltando poucos dias para o fim da janela e em meio a um momento decisivo para a temporada.

Enfim, o ídolo de graça que custou caro ao Corinthians.

Veja mais em: Willian.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Amigos PSN Brasil

    Ranking: 3244º

    Amigos 664 comentários

    @amigos.psn.brasil em

    NUNCA FOI ídolo. Se alguém acha que foi, então não sabem o significado.

    Pra mim Romero é mais ídolo do que ele, no qual volto a afirma ele nunca foi e nunca será.

    Willian é um jogador em fim de carreira elitizado no qual o extra campo o abala e muito.

    Ex positivo. Ronaldo Fenômeno, muito mais rico que Willian, muito mais jogador que Willian, muito mais fora de forma que Willian.

    Ronaldo Fenômeno torcedor do Flamengo, Veio para o Corinthians e por isso sofreu muitas ameaças e hostilidade por parte da torcida do Flamengo com certeza.

    Não tinha CT, ele tomava banho em contêiner de navio.

    Quando veio ele não era Corinthiano e saiu torcedor do Corinthians.

    Em Campo com peso acima ele jogou muito mais do que Willian.

    Por isso que falo Willian é a maior decepção, Willian perninha de Veludo.

  • Foto do perfil de Cezar

    Ranking: 4377º

    Cezar 481 comentários

    @cezar.oliveira em

    Eu acreditava que ele seria a 'cereja do bolo' de um time forte que estava sendo montado.

    Chegou com grande expectativa, mas não correspondeu 1% do que esperávamos.

    A maior decepção foi não ter jogado a primeira partida diante do Flamengo por 'lesão' sendo que tinha jogado normalmente dias antes.

    Na partida de volta, outra atuação apagada, como tantas outras.

    Deixou o Corinthians na mão e perdeu a chance de ser realmente um ídolo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Biodados

    Ranking: 1020º

    Biodados 1850 comentários

    250º. @miguelito.bom.retiro em

    Jogou muito na hora errada, onde não tinha um time formado, levou muita pancada, conseguiu um contrato onde iria jogar, se mandou. Acho que a ida dele já estava prevista mesmo. Mas acho que encheu a Arena enquanto o time ainda era um rascunho, não diria que deu prejuízo.

  • Foto do perfil de José

    Ranking: 3228º

    José 666 comentários

    249º. @ze.auro em

    MAYARA : O 'Meu Timão' precisa analisar e melhorar o portal. Um pôster para cada equipe campeã nacional. Revisar as fotos de ídolos. Rui Rei nunca foi ídolo! Olavo e Oreco (este campeão mundial de 1958) não são citados. Absurdo! O portal pode mostrar a exposição de troféus, vídeos, fotos, reportagens, que só os torcedores da Capital têm acesso e uns poucos turistas que visitam o Parque São Jorge.

  • Foto do perfil de Laercio

    Ranking: 1285º

    Laercio 1539 comentários

    248º. @laercio.tavares em

    William o Fujao! Dominado pela Mulher que ama a Rainha!

  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 2911º

    Juliane 745 comentários

    247º. @juliane-bauer em

    Concordo com você

  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 1828º

    Juliane 1140 comentários

    246º. @juliane.bauer14 em

    Concordo com você