x
Quem tem a cabeça em Liverpool não entende nada de Corinthians
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Quem tem a cabeça em Liverpool não entende nada de Corinthians

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

17 mil visualizações 239 comentários Comunicar erro

Quem tem a cabeça em Liverpool não entende nada de Corinthians

Tá na cara que o Vítor ainda não entendeu muita coisa sobre o Corinthians

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Nem vou entrar na discussão do tamanho do Liverpool e da grandiosidade e importância histórica que tem o Sport Club Corinthians Paulista para a humanidade. São coisas incomparáveis e propósitos de existência incompatíveis.

Tá na cara que o Vítor ainda não entendeu muita coisa sobre o Corinthians, mesmo levando em conta as frases simpáticas acerca de nossa torcida.

Eu sei, a declaração infeliz sobre o Liverpool nem deveria alcançar tamanha importância. Mas levando em conta o que vem ocorrendo, acaba sendo sintomática. Porque o Corinthians não cabe nos gabaritos. Não tem aplicativo no tablet. Está distante do que o Vitor Pereira entende por futebol.

Pra começo de conversa, o português precisa entender que o Corinthians não tem muito a ver com futebol. Tem um pouco só de futebol. Ocasionalmente, disputa jogos de futebol. Mas o Corinthians é outra coisa. É, fundamentalmente, uma representação daquilo que somos.

Ou seja, não dá pra imaginar Corinthians que não ganha clássico. Não dá pra imaginar Corinthians que não ganha jogo grande. Não dá pra imaginar Corinthians que se aceita inferior. Não dá pra imaginar Corinthians sem grandeza. Não dá pra imaginar Corinthians sem valentia. Não dá pra pensar o Corinthians sem heroísmo.

O Corinthians pode viver até na desgraça, mas não sabe viver na irrelevância!

O Corinthians é força máxima. O Corinthians é sangue no olho. No Corinthians o bagulho é louco!

Vitor, esquece os tais times que você já treinou. Esqueça, por algum momento, os times que você deseja treinar no futuro, os seus objetivos de carreira.

Aqui é Corinthians, maluco!

Desejo muito que esse seja um ponto de virada. Que esse momento te traga algumas revelações. Que daqui algum tempo, eu esteja escrevendo um texto para lhe homenagear. Até porque ninguém nasce sabendo. Mais do que aprender, que você sinta em seu coração o que é o Corinthians.

Vou te explicar uma coisa. Você foi contratado a peso de ouro. Mas você não é nadinha de nada perto do Corinthians.

Você não é nada. Eu não sou nada. Os jogadores não são nada. O Liverpool então, nem sei quem é, meu filho.

Para o corinthiano, nada nessa vida pode ser maior do que o Corinthians. Não importa o que os outros digam. Não importa o que os outros pensem. Não importa o continente que estamos geograficamente localizados. Não importa a latitude nem a longitude. Não importa se jogamos em Itaquera, na Inglaterra, se a moeda é o real, a libra, o dólar, o euro.

Em resumo, esquece o resto. Tudo o que você aprendeu na sua vida, daqui por diante, não vai servir muita coisa se não aprender o que é o Corinthians de verdade.

Tudo isso que você aprendeu é bacana: tática, técnica, planejamento, gestão de pessoas, estatísticas. Mas, no Corinthians nada disso vai servir se não houver o coração.

O Corinthians não se poupa. No Corinthians somos 100% a cada segundo. Nós, corinthianos, não nos poupamos nunca, inclusive.

Não é que o Corinthians seja mais importante que o Liverpool, ou que seus conceitos e convicções sobre o futebol. O Corinthians é mais importante que tudo. Para nós, o Corinthians é nossa família, é nossa carreira, nosso emprego, nossa faculdade, nossa pátria, nossa religião, nosso tesão, nosso amor, a nossa vida! Não existe o Corinthians sem a vida da gente e não existe a nossa vida sem o Corinthians.

Acorda!

Aqui é Corinthians!

Veja mais em: Vítor Pereira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?