Conheça a Esportiva
x
Fizemos mesmo bom papel na Libertadores?
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Fizemos mesmo bom papel na Libertadores?

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

3.8 mil visualizações 92 comentários Comunicar erro

Fizemos mesmo bom papel na Libertadores?

Yuri Alberto: ainda sem balançar as redes

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Li por aí, em portais e redes sociais, que o time de Vítor Pereira honrou o manto alvinegro nesta 63ª edição da Copa Libertadores de América. Muitos citam especificamente a eliminação do Boca Juniors, nas oitavas de final. Resolvi, então, consultar meus arquivos de desempenho na competição. Por gentileza, acompanhem comigo.

Pois bem, o clube disputou, no total, dez partidas. Somou apenas duas vitórias, contra cinco empates e três derrotas. O aproveitamento geral foi de apenas 36,67%. E os gols? Anotamos cinco em dez jogos. Portanto, média assustadoramente baixa de 0,5 por partida. E tomamos sete, o que dá uma média de 0,7 por encontro.

Há um dado particularmente assombroso nessa campanha liderada pelo lusitano Vítor Pereira. O último gol corinthiano na competição foi marcado por Adson, aos 18 minutos do primeiro tempo, no empate (1 a 1) contra o time alternativo do Always Ready, da Bolívia, ainda na fase classificatória.

Daquele momento, até a despedida no Maracanã, em 9 de agosto, foram nada menos que 432 minutos sem marcar um gol sequer. Traduzindo: seis horas e 12 minutos de produtividade zero no ataque. E vejam que nem estou contando os acréscimos dessas partidas.

O corinthiano tem muito a se orgulhar do time de Tite, que em 4 de julho de 2012 conquistou de forma invicta o título da Libertadores. Naquele torneio, avançamos em primeiro lugar no grupo que reunia Cruz Azul, do México; Nacional, do Paraguai; e Deportivo Táchira, da Venezuela.

Depois, nas oitavas, passamos pelo Emelec, do Equador, superando até mesmo a arbitragem desonesta de José Buitrago, na primeira partida realizada em Guayaquil. Nas quartas, triunfamos sobre o Vasco, com grande contribuição de Cássio. Na semifinal, eliminamos o Santos do aclamado Neymar. Na final, um empate e uma vitória sobre o Boca Juniors. No total, foram 14 jogos, com oito vitórias e seis empates. Nenhuma derrota.

Gols? 22 anotados. Portanto, média de 1,57 por partida. Tomamos apenas quatro. Média de 0,28 por partida.

No ano seguinte, o clube vinha bem na competição, até ser garfado pelo paraguaio Carlos Amarilla, nas oitavas de final, naquele que se configurou como o mais escandaloso roubo da história da Libertadores.

De lá para cá, no entanto, o desempenho ficou sempre muito aquém do esperado. Vou recorrer à memória. O leitor atento me corrigirá se houver equívoco. Em 2015, depois da disputa preliminar, terminou a fase classificatória em primeiro lugar. Nas oitavas de final, entretanto, perdeu a primeira partida por 0 a 2 para o modesto Guaraní, do Paraguai. Na volta, em casa, mais uma derrota: 0 a 1.

No ano seguinte, mais uma queda na oitavas, em embate contra o Nacional uruguaio. Um empate sem gols no jogo de ida e uma igualdade em 2 a 2 na partida disputada em Itaquera. Em 2018, o algoz das oitavas foi o Colo Colo. Derrota por 0 a 1 no Chile e vitória insuficiente por 2 a 1 em Itaquera.

O pesadelo continuou em 2020. Na fase preliminar, perdeu do mesmo Guaraní paraguaio por 0 a 1, fora de casa. Em Itaquera, uma vitória por 2 a 1. O gol qualificado do visitante retirou a equipe mosqueteira da competição.

Mesmo com uma baciada de caríssimas contratações, o desempenho em 2022 deixou a desejar. O investimento da atual cartolagem em medalhões como Willian, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Róger Guedes e Yuri Alberto não surtiu o efeito pretendido.

A mudança nos métodos de condicionamento físico convergiu para uma série de lesões e desfalques em partidas importantes. Mesmo quando teve bons atletas à disposição, a comissão técnica não soube constituir uma equipe base titular nem um repertório de jogo apropriado à competição continental. Por vezes, esses problemas físicos e táticos se somaram a uma apatia do grupo, como ocorreu em vários momentos nas duas contendas contra o Flamengo.

Vale dizer que, nos últimos cinco anos, enfrentamos o rubronegro carioca 16 vezes. Foram duas vitórias, dois empates e 12 derrotas. Tenebroso desempenho.

Em 2012, o Corinthians soube estruturar-se para superar as naturais barreiras do torneio continental. Depois, disso, no entanto, regrediu, repetindo os mesmos equívocos de gestão e estratégia de anos anteriores. O desempenho em 2022 mostra que a atual gestão aprendeu muito pouco com o sucesso e com o fracasso. Erros em série, resultados insatisfatórios e muito sofrimento para a Fiel. É preciso mudar.

Veja mais em: Libertadores da América.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?