Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vamos tentar entender o Mancini no jogo entre Corinthians e Huancayo...

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Rafael

Ranking: 1.153º

Rafael 2.734 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/05/2021 às 23:32
Por Rafael Morais (@rafael.morais10)

Um exercício de reflexão para vermos se é possível entender o que se passa na mente do treinador do Corinthians.

Escala o time do jeito que a torcida vinha pedindo, com três zagueiros e sem os seus veteranos de estimação - Gil, Fábio Santos e Jô. Colocando o Luan de titular e possibilitando um time com mais movimentação. Manteve entre os titulares nomes como Ramiro e Gabriel, que não gozam de prestígio com a Fiel, mas fazer o quê, não se pode vencer todas.

Ao que parece, ele começou a entender que os atletas oriundos da base serão mesmo a salvação da lavoura. E que é preciso organizar o sistema em torno deses valores e permitir que eles ganhem rodagem, de modo que não soframos muito com as variações de performance (sempre naturais quando falamos dos jovens) no restante da temporada.

O jogo se desenrola e o conjunto vem respondendo bem. Sim, o adversário não impõe dificuldades, mas em vários dos jogos desse ano a equipe não conseguia produzir mesmo contra oponentes inertes.

O time abre dois a zero e a partida se mostra assustadoramente fácil para o Timão. É o momento ideal para ousar. Quem sabe sacar um dos meio-campistas de características defensivas para povoar um pouco mais o ataque. Justamente para testar as tão necessárias variações táticas do elenco.

Mas o que é que ele faz? Permanece o primeiro tempo todo com o mesmo conjunto. Tudo bem, pode ser que estivesse certo de um melhor aproveitamento, o que garantiria mais gols e o desejado aumento do saldo (variável importante para a sonhada classificação).

Os times caminham para o intervalo e uma certeza toma conta da nação alvinegra: ele vai mexer no time para aproveitar a fragilidade do Huancayo. Na certa teremos o Mosquito no lugar do Ramiro, ou coisa que o valha.

Mas eis que Mancini retorna sem alteração alguma. Deve estar novamente preocupado com a questão do saldo de gols. Mas até mesmo isso justificaria uma alteração, pois embora o time se portasse bem, Otero e Gabriel destoavam demais do resto. Errando passes em demasia e prejudicando a criação do Corinthians. Não era o momento de sacá-los?

A segunda etapa transcorre no mesmo ritmo da primeira: domínio do Corinthians e inoperância dos peruanos. NADA MAIS JUSTIFICA a manutenção de Gabriel e Otero, em especial desse segundo, que conseguiu a proeza de perder um gol cara a cara com o arqueiro adversário. Só que Mancini permanece impávido a beira do campo. Suas manifestações são sempre os insossos gritos de comandos que o time já executaria de qualquer maneira - 'roda a bola', 'agrupa', 'Aparece para o passe'. Se eu fosse jogador, sofreria de vergonha alheia com tais orientações inócuas.

O Todo-Poderoso enfim marca o terceiro, depois de tanto martelar. A para está liquidada. O oponente está nocauteado. É hora de colocar no time os atletas que tem fome de vencer. Aqueles que estão com sangue nos olhos para mostrar que pertencem a um clube com tantas tradições e história. É impossível não perceber que esse é o momento para 'ousar' (entre aspas mesmo, pois a ação teria bem pouco de ousadia e muito de lógica).

E o que é que faz o Mancini? Coloca no jogo o Jô, o Gil e o Fábio Santos. Sim. Como se quisesse recompensar os quase aposentados pelo histórico de serviços prestados. Afinal, nessa moleza que estava a zaga peruana, quem sabe o Jô não guarda o dele (sem precisar estar impedido). Será que o Gil não anula um dos paupérrimos atacantes do Huancayo? Ah, naquela avenida que está o lado esquerdo dos caras, com certeza o Fábio Santos guarda um cruzamento certeiro.

É isso. Ele aproveita uma das raras noites felizes desse time - que precisa vivê-las com intensidade e dar oportunidade para quem pode vir a ser peça importante no restante do ano - para tentar mostrar para os críticos que aqueles medalhões nos quais ele botava fé ainda podem dar um caldo.

Finalmente entendi o Mancini. Ele é o técnico de futebol do mundo bizarro (referência aos antigos desenhos da Liga da Justiça). Faz tudo ao contrário. Desafia a lógica. É inimigo do bom senso.

Torcer para o Corinthians é uma delícia, mas é sofrido pra caramba.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Rafael Ch

Ranking: 261º

Rafael 8.321 posts

@rch05 em 06/05/2021 às 23:41

Não dá. O cara trocou o zagueiro por outro. Se tirasse o Jemerson e botasse o Vital, ou o Mosquito pra jogar com o Cauê e voltasse pra dois zagueiros, já que o time dos caras é terrível, ok.

Mas o cara não tem repertório nenhum. Só troca 6 por meia dúzia, não importa o que aconteça. E sempre agradando a turma que mantém ele no cargo, mesmo sendo muito pequeno pra treinar o Corinthians

Foto do perfil de Eliomar Júnior

Eliomar 83 posts

@carioca.corintiano em 06/05/2021 às 23:35

NÃO TEM QUE TER REFLEXÃO COM QUEM ESCALA OTERO. E o mantém em campo por tanto tempo mesmo errando absolutamente tudo.

E a substituição de zagueiro? Oi?

Só mostra que está com medo do Gil, domingo foi a mesma coisa. Totalmente sem sentido.

Nosso melhor zagueiro hoje é o Bruno Mendez e ele me coloca Gil? Tá de sacanagem!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Bruno Teofilo Alves

Ranking: 4.098º

Bruno 687 posts

@teofilobruno em 08/05/2021 às 00:05

Foi o segundo jogo com três zagueiros ele tem que deixar o máximo o time em campo pra entrosa..colocar o Fabio, e gil fazem parte disso de entrosar o time fazer teste colocar mulekada só no Paulistão no meu ver

Foto do perfil de Sandro Santos Da Silva

Sandro 5 posts

@sandro.santos.da.sil em 07/05/2021 às 22:29

Acho que é melhor colocar a torcida pra ficar a beira do campo...pq pra trocar 6 por meia dúzia todo mundo sabe...

Foto do perfil de George R.c. Arciénega

Ranking: 1.089º

George 2.881 posts

@georgearcienega em 07/05/2021 às 20:59

Falou tudo!

Fui para cama com ódio do burro do Mancini por essa MÉDIA com os velhos!

Não precisamos mesmo de saldo de gols...

Foto do perfil de Anderson Leandro

Ranking: 8.205º

Anderson 239 posts

@anderson.leandro em 07/05/2021 às 19:35

Discordo de algumas escolhas do MANCINE, como a manutenção do Ramiro que consegue errar passes simples de 5 metros... E não aproveitar o Mosquito, melhor atacante do time...

Mas o fato de manter o sistema de jogo, ele está certo... É um sistema novo, tem que manter esse sistema o máximo possível para os jogadores assimilarem, de nada adiantaria mudar o sistema de jogo no segundo tempo...

Se esse é o melhor sistema, e foi pouco treinado, deve ser mantido

Publicidade

Foto do perfil de Juliane Bauer

Juliane 172 posts

@juliane.bauer1 em 07/05/2021 às 19:16

Bem compricado

Foto do perfil de Marcio Nascimento

Ranking: 167º

Marcio 10.669 posts

@marcio.valcar em 07/05/2021 às 17:47

ótimo texto!

Mancini entregador de coletes

Acredito que zidanilo sem experiencia faria melhor...

Foto do perfil de Leo Sccp

Ranking: 721º

Leo 4.078 posts

@leo.sccp2 em 07/05/2021 às 17:43

Dava pra fazer pelo menos uns 6 ontem, mas o cara não desapega dos medalhões, Fábio Santos errou cruzamento até dentro da área

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.236º

Luiz 2.558 posts

@luiz.fernando.balest em 07/05/2021 às 17:38

Mancini tem se virado com o que tem no time, mas as vezes faz muitas m...!