Conheça a Esportiva
x

1910 - União Lapa 1x0 Corinthians

1910 - União Lapa 1x0 Corinthians
Apenas nove dias após sua fundação, o Corinthians estreou no futebol varzeano
Campo de Várzea da Lapa
,
Escudo do União Lapa União Lapa
1 x 0
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

Jogo: Primeiro Jogo
Placar: Corinthians 0 x 1 União Lapa
Data: 10.Set.1910
Estádio: Campo de Várzea da Lapa
Local: São Paulo, SP
Campeonato: Jogo Varzeano

Fundado no dia 1º de setembro de 1910, por cinco trabalhadores do bairro do Bom Retiro, o Corinthians fez a sua estreia apenas nove dias depois, em 10 de setembro. A partida inicial foi contra o União da Lapa, equipe fundada na mesma data do Timão. Assim, o jogo marcou a inauguração de ambos os clubes em campo.

Apesar da derrota por 1 a 0, o futebol apresentado foi motivo de orgulho pelos lados do Bom Retiro. O Corinthians deixou uma ótima impressão aos que acompanharam o duelo. A base do time foi formada por jogadores de uma extinta equipe do bairro, o Botafogo. Por causa de constantes brigas envolvendo o clube, a polícia o extinguiu. Amílcar, Police, César Nunes (irmão de Neco), entre outros, vieram do extinto Botafogo para o Timão.

A disputa aconteceu no Estádio Várzea da Lapa numa época em que ainda não existiam treinadores. Por isso, o capitão era quem escalava os elencos. O primeiro foi Rafael Perrone, um dos cinco operários fundadores. A primeira escalação teve Valente, Perrone, Atílio, Lepre, Alfredo, Police, João da Silva, Jorge Campbell, Fabbi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.

Este confronto só foi marcado após o Corinthians conseguir comprar uma bola. Foi realizada uma vaquinha entre os moradores do bairro para inteirar os seis mil réis necessários. Depois da estreia, o Timão e o União Lapa ainda se enfrentaram em mais três oportunidades. Diferentemente do que aconteceu na primeira partida, o Corinthians venceu todas.

Após o primeiro jogo, o ânimo do pessoal do Bom Retiro aumentou e, graças a isso, o Timão se manteve e pôde crescer, chegando a ser um dos maiores clubes do país.

Comentários