Conheça a Esportiva
x

1978 - Santos 1x1 Corinthians

1978 - Santos 1x1 Corinthians
Sócrates fez sua estreia pelo Corinthians em 1978
Morumbi
,
Escudo do Santos Santos
1 x 1
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

JOGO: Estreia de Sócrates

PLACAR: Santos 1 x 1 Corinthians

DATA: 20.ago.1978

ESTÁDIO: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

CAMPEONATO: Paulista

PÚBLICO: 111.103 pagantes, 117.628 total

ESCALAÇÃO: Jairo; Luís Claudio, Amaral (Mauro), Ademir e Wladimir; Nobre (Wagner), Sócrates e Palhinha; Vaguinho, Rui Rei e Romeu. T: José Teixeira

Num clássico contra o Santos, válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista de 1978, o estádio do Morumbi recebeu mais de 111 mil torcedores, sendo a maioria do Corinthians. As pessoas presentes tiveram a oportunidade de assistir a estreia de um jogador de 24 anos, magro, com cabelos nada convencionais e que vinha do Botafogo-SP. Era a primeira vez de Doutor Sócrates com a camisa corinthiana.

No dia 20 de agosto daquele ano, a escalação completa do Timão teve Jairo; Luís Cláudio, Amaral, Ademir e Wladimir; Nobre, Sócrates e Palhinha; Vaguinho, Rui Rei e Romeu. Ao longo da disputa, entrou Mauro na vaga de Amaral, assim como Wágner no lugar de Nobre.

O Santos saiu na frente com gol de Pita. Como resposta, Sócrates mostrou a sua liderança. Ele foi calmamente até o fundo do gol, pegou a bola e caminhou até o meio do campo, conversando com os companheiros de equipe e os tranquilizando. O Corinthians empatou através do tento de Rui Rei, aos 40 minutos do segundo tempo. A torcida fez festa ao ver o nascimento de um líder que ficaria para sempre na memória alvinegra.

Depois disso, Sócrates ainda defenderia o Timão em mais 297 ocasiões. Ao todo, foram 153 vitórias, 90 empates e 55 derrotas. Ele marcou 172 gols e, ainda, mostrou seu diferencial fora de campo. O ídolo liderou a Democracia Corinthiana, movimento que mudou a história do clube e do futebol brasileiro na década de 1980.

Comentários