Venha fazer parte da KTO
x

Léo Figueiró quebra silêncio e questiona falta de treinadores negros na elite do basquete brasileiro

940 visualizações 18 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Léo Figueiró tenta transformar o esporte e se vê ‘’em casa’’ no comando do Corinthians

Léo Figueiró tenta transformar o esporte e se vê ‘’em casa’’ no comando do Corinthians

Beto Miller/Agência Corinthians

Dos 17 treinadores da elite do maior campeonato de basquete brasileiro, a NBB, apenas um é negro: Léo Figueiró, que comanda o Corinthians. Para ele, essa escassez precisa ser cada vez mais discutida e está diretamente ligada ao ‘’preconceito velado’’ na sociedade.

"Me sinto privilegiado por chegar onde cheguei sendo uma pessoa negra. Ao mesmo tempo, olho para os lados e vejo que só tem eu. Eu sou o único técnico negro do NBB. Isso tem que criar um questionamento. Se existe preconceito ou não, temos que estar atentos a isso e proporcionar oportunidades", desabafou o treinador em entrevista ao UOL Esporte.

"Existe sempre um preconceito velado, quase nunca escrachado. Temos que ter a consciência de que a corrida é a mesma para todos, mas a largada nunca é igual. A corrida é daqui para a faculdade ou para o trabalho, mas alguns largam muito na frente, e não podemos virar as costas para isso. Se realmente quisermos uma sociedade melhor, temos que criar uma largada menos desigual”, continuou.

Aos 47 anos, Léo Figueiró tenta transformar o esporte e se vê ‘’em casa’’ no comando do Corinthians – por onde já está há pouco mais de um ano. O técnico cita o acolhimento do clube com os seus filhos como um dos motivos pelo qual se sente confortável no seu dia a dia.

"O Corinthians me abraçou com todo o carinho e me sinto muito em casa aqui. Sou pai divorciado, e meus filhos moram comigo. Ambos são atletas: a Manuella na Seleção Brasileira, o João no sub-14. Para mim é muito bom: eu moro aqui no bairro, meus filhos vivem aqui no clube até no final de semana. É uma qualidade de vida muito boa, venho trabalhar a pé, meus filhos treinam aqui e se sentem bem recebidos. Para um pai, ver os filhos bem adaptados já é metade do caminho, me dá tranquilidade”, falou.

Por fim, o treinador corinthiano falou sobre a montagem do elenco e prometeu ainda mais entrega para a temporada 22/23. O Timão, vale destacar, trouxe sete novas contratações e fez uma grande reformulação em sua equipe de basquete.

“É um elenco que tem identidade com o clube e com o que penso. São jogadores que querem se desenvolver, mudar de nível, comprometidos com intensidade, entrega e que vão representar a camisa do Corinthians e a ideia que tenho de basquete. É o início ainda, uma expectativa, mas o primeiro passo a gente conseguiu. Vamos ser uma equipe diferente do ano passado: mais intensa, com mais velocidade”, finalizou.

A temporada 2022/2023 começa com o Campeonato Paulista de Basquete. No dia 2 de agosto, às 18h, o Corinthians enfrenta o Araraquara Basquete, no Ginásio Gigantão, na cidade do interior paulista, na estreia da competição. O NBB começa em outubro deste ano, mas ainda sem data e adversário definidos.

Veja mais em: Basquete.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: