Venha fazer parte da KTO
x

Ex-técnico do Corinthians fala sobre chance em seleção e tenta vaga para a Eurocopa

15 mil visualizações 70 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Sylvinho treinou o Corinthians entre 2021 e 2022

Danilo Fernandes / Meu Timão

Treinador do Corinthians entre 2021 e 2022, Sylvinho assumiu o comando técnico da seleção da Albânia em dezembro do ano passado. Agora, o comandante se prepara para realizar sua estreia ao lado dos albaneses visando a classificação para a Eurocopa de 2024.

Em entrevista à ESPN, o técnico falou sobre como é assumir a seleção albanesa e como está sendo sua adaptação ao país europeu.

"Estou contente com a oportunidade que recebi. Nossa comissão técnica é internacional. Espero levar o nome do futebol brasileiro, mas aprendi muitas coisas na Espanha, Inglaterra e Itália", contou.

"Não preciso por enquanto de intérprete porque a grande maioria fala italiano ou inglês, o que facilitou para mim. Alguns até falam espanhol. Aprendi a falar italiano para ser auxiliar do Roberto Mancini na Inter de Milão e depois ficar em Milão pela Seleção Brasileira", complementou.

Começo do trabalho

Essa vai ser a primeira vez que o Sylvinho comandará uma seleção. Fora o Corinthians, o técnico também comandou o Lyon, da França. No entanto, o treinador conta com uma certa experiência por ter sido auxiliar de Tite na Seleção Brasileira durante quase quatro anos.

"No clube você consegue corrigir o trabalho no dia a dia, mas na seleção você precisa trabalhar de forma bem diferente", apontou o técnico.

Para lhe auxiliar, Sylvinho conta com um rosto conhecido da Fiel: Doriva, que forma parte da comissão desde os tempos do Parque São Jorge. Além dele, Zabaleta, lateral argentino e ídolo do Manchester City-ING, também está trabalhando ao seu lado. Sylvinho explicou a escolha pelo ex-companheiro - vale lembrar que ambos atuaram juntos pelo Manchester City em 2010.

"Na época de jogador, o Zabaleta já tinha grande interesse pela parte técnica, física e tática. Nossa relação sempre foi muito boa. O Doriva é mais calmo, mas eu e o Zabaleta somos mais agitados (risos)", contou.

Agora, instalado em Tirana, capital da Albânia, o ex-Corinthians tenta levar o país à próxima edição da Eurocopa. Porém, o objetivo é complicado. O país não é dos mais tradicionais no mundo do futebol, nunca disputou uma Copa do Mundo e fez sua estreia na competição europeia em 2016.

Fora o peso nacional, Sylvinho também terá um certo pesar em si, já que tem contrato válido apenas até o fim da Eurocopa 2024. Caso não obtenha sucesso, o técnico tende a não ter o vínculo renovado.

A Albânia está, ao lado de Polônia, República Tcheca, Moldávia e Ilhas Faroe, no Grupo E das eliminatórias para a Euro. Inicialmente, apenas os dois melhores colocados conquistam suas vagas.

"Nosso grupo é bastante equilibrado e difícil. São apenas oito jogos. Nossa intenção é disputar uma das vagas. Temos atletas que tem boa qualidade física e técnica. Vamos colocar as nossas ideias para isso", disse.

Para concluir o objetivo, Sylvinho conta que tem analisado diversos jogadores albaneses.

"Tenho viajado com bastante frequência para ver os jogadores de perto e conversar com eles. Nós queremos desenvolver um trabalho com muita intensidade", iniciou.

"Já sabia que tínhamos atletas em grandes ligas da Europa, principalmente na Itália. Tem muitos filhos e netos de albaneses que nasceram em outros países que possuem potencial para serem convocados. Eu também acompanho o campeonato local, que revelou vários jogadores para grandes cenários da Europa", concluiu.

Pelo Corinthians, Sylvinho acumulou 43 jogos, sendo 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. O treinador assumiu a equipe no decorrer do Campeonato Brasileiro de 2021 e foi despedido no Paulista de 2022 após ser superado pelo Santos.

A estreia do treinador a frente da Albânia acontece nesta segunda-feira, às 15h45. O brasileiro enfrenta a Polônia, fora de casa, visando começar as eliminatórias com o pé direito.

Veja mais em: Sylvinho e Ex-jogadores do Corinthians.

Veja Mais:

  • Cássio segura uma placa com a camisa comemorativa aos seus 712 jogos pelo Corinthians

    Cássio se despede do Corinthians com camisa especial, emoção e promessa de busto no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Cássio e Fagner atuaram 498 vezes juntos pelo Corinthians

    Cássio e Fagner encerram parceria no Corinthians sendo dupla que mais atuou pelo clube; confira

    ver detalhes
  • Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    ver detalhes
  • Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    ver detalhes
  • Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    ver detalhes
  • Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: