Venha fazer parte da KTO
x

Ex-técnico do Corinthians campeão brasileiro relembra Dérbi decisivo e oscilação durante a campanha

850 visualizações 13 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Carille beija a taça de heptcampeão brasileiro

Carille beija a taça de heptcampeão brasileiro

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

A última vez que o Corinthians se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro foi na temporada de 2017, sob o comando de Fábio Carille. O treinador e o elenco alvinegro da época viveram momento de pressão igual ao Botafogo vem passando neste ano. O ex-comandante do Timão relembrou os momentos decisivos da campanha do título e também falou da oscilação de sua equipe.

"Se a gente perdesse aquele jogo contra o Palmeiras, a diferença ia cair. E a gente vinha num returno muito ruim. Penso que ia ficar muito difícil (ser campeão), com o Palmeiras crescendo e encostando a cada rodada. Essa vitória foi importante demais", disse o treinador em entrevista ao ge.globo.

O Corinthians, em 2017, terminou o primeiro turno do Brasileirão invicto, somando 47 pontos, acumulando 14 vitórias e cinco empates. Porém, na segunda metade do campeonato, o Timão teve queda brusca de rendimento e somou apenas 12 pontos nos 12 jogos seguintes, chegando na 32ª rodada com 59 pontos, cinco a mais que o Palmeiras e tinha Dérbi decisivo pela frente.

O Dérbi da época foi realizado na Neo Química Arena e foi bastante movimentado. O primeiro tempo terminou 3 a 1 para o Corinthians. A equipe abriu 2 a 0 com gols de Romero e Balbuena, viu o rival descontar com Mina, mas ainda antes do intervalo ampliou para o Timão de pênalti. Na etapa final, o Palmeiras descontou com Moisés e passou a pressionar, mas a equipe alvinegra conseguiu segurar o placar.

Com a vitória no clássico, o Corinthians chegou ao 62 pontos e abriu oito de vantagem para o Palmeiras, praticamente decretando o título, já que faltavam apenas seis rodadas. Carille comentou sobre os fatores que culminaram na queda de rendimento corinthiana e apontou o desvio de fofo como motivo principal.

"São vários fatores que causam isso, mas eu não tenho dúvidas que um foi o desvio de foco. Informações de que a família do Guilherme Arana já estava na Espanha vendo casa, o Fenerbahçe ir ao Corinthians para tentar levar o Rodriguinho, a novela do Pablo de renova ou não renova, a indefinição do Maycon de ir para a Ucrânia no final de 2017 ou no meio de 2018", contou.

"Teve o Jô com uma sondagem grande do Napoli, um cara que estava desacreditado para o futebol e que daqui a pouco estava jogando muito, sendo decisivo. Então não é maldade, é algo natural para um time que chamava a atenção", prosseguiu.

Carille também apontou outros pontos que afetaram a campanha do Corinthians e quase resultaram na perda do Brasileirão. Para o treinador, em alguns jogos faltou sorte, já que a equipe apresentava um bom futebol, mas não conseguia a vitória. Teve também a lesão de Jadson, que fraturou a costela no fim do primeiro turno e quando se recuperou teve queda de rendimento.

"Então acho que isso foi o principal, mas teve também um pouco de má sorte. Contra o Atlético-GO, finalizamos mais de 30 vezes e não fizemos o gol. O Atlético-GO finalizou quatro e ganhou o jogo (1 a 0). Teve ainda a fratura do Jadson na costela no fim do primeiro turno que deixou parado e, ao voltar, Jadson não conseguiu ser aquele Jadson do Paulistão e do primeiro turno. Foram alguns fatores que penso que poderiam ter sido melhor. Mas com certeza, o foco a gente perdeu", completou.

A conquista de 2017 foi a sétima do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Carille iniciava sua trajetória no Timão e naquele mesmo ano já havia conquistado o Campeonato Paulista. Nos anos seguintes, o treinador voltou a vencer o estadual em 2018 e 2019. O técnico encerrou sua passagem no Parque São Jorge com 183 jogos no comando. Atualmente é treinador do V-Varen Nagasaki, do Japão.

Veja mais em: Fábio Carille e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians superou o Nacional, por 2 a 0, pela quarta rodada da Sul-Americana

    Corinthians acorda no segundo tempo, se salva de sustos no fim e bate o Nacional na Sul-Americana

    ver detalhes
  • Atuação do Corinthians preocupa Fiel mesmo com vitória sobre o Nacional

    Atuação do Corinthians preocupa Fiel mesmo com vitória sobre o Nacional; veja repercussão

    ver detalhes
  • Corinthians retomou a segunda colocação no Grupo F da Sul-Americana

    Corinthians volta a figurar na zona de classificação da Sul-Americana após vitória; veja tabela

    ver detalhes
  • Matheuzinho saiu lesionado nos segundos finais da vitória sobre o Nacional, pela Sul-Americana

    Técnico do Corinthians fala sobre lesão de Matheuzinho e revela temor por novas ausências

    ver detalhes
  • António Oliveira atribui desempenho abaixo do Corinthians com desgaste da equipe

    António Oliveira atribui desempenho abaixo do Corinthians com desgaste da equipe

    ver detalhes
  • Raniele teve quadro médico atualizado pelo Corinthians

    Corinthians confirma lesões de Raniele e Vera e atualiza quadro de Palacios; veja lista atualizada

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: