Venha fazer parte da KTO
x

Time 'correndo mais' e queda no segundo tempo: preparador explica situação física do Corinthians

4.5 mil visualizações 32 comentários Reportar erro

Por Matheus Fiuza, Rodrigo Vessoni e Tomás Rosolino

Diogo Linhares durante atividade do Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A última partida oficial do Corinthians trouxe um ingrediente a mais no desempenho físico da equipe. Na vitória contra o Grêmio, por 1 a 0, pela 34ª rodada do Brasileirão, o Timão ficou em boa parte do jogo com um jogador a menos, já que o zagueiro Bruno Méndez foi expulso aos oito minutos da etapa inicial.

Em entrevista ao Meu Timão, Diogo Linhares, preparador físico do Corinthians, abordou o jogo em questão e detalhou a percepção geral sobre o "correr mais" dos atletas após a chegada de Mano Menezes. Segundo o profissional, o principal é deixar todos os jogadores em condição de serem efetivos, independentemente do adversário.

“Depende de cada jogo. Dentro do trabalho do professor, a gente sempre tem o hábito de contextualizar todos os jogos. Após o jogo a gente se reúne e contextualizamos esses números. Então tem jogos que sim, esse contra o Grêmio, com um jogador a menos. Sempre está alinhado com o contexto e a estratégia do jogo. O que me preocupo como preparador é que o atleta esteja apto para executar da melhor maneira, com efetividade, as ideias de jogo. Se ele consegue entregar, dentro da estratégia, o Corinthians vai estar mais próximo do rendimento e mais próximo do resultado", afirmou.

Além disso, ao relembrar o duelo contra o clube gaúcho, Diogo destacou que, mesmo com um jogador a menos, o Timão manteve a média percorrida nas partidas. Ele reforçou que, nestes casos, o desgaste ultrapassa questões físicas e a força mental é fundamental para a execução do modelo de jogo.

"Foi basicamente na mesma média do que vem fazendo. Quando você tem o desgaste mental e está atento, com um jogador a menos, cada um tem que se doar um pouco mais, não pode se descompactar em nenhum momento. Tudo isso influencia diretamente no desgaste físico. Tem que tentar contextualizar o jogo. Entra muito sobre o desgaste emocional e mental, que influencia. Ali o time cumpriu à risca as estratégias traçadas pelo Mano, que foi muito feliz, como tem feito diariamente. A construção de um jogo é diária, no treinamento, com as informações passadas, executadas e repetidas. Foi (uma estratégia) muito bem construída e capitaneada pelo professor Mano", completou.

Outro ponto comentado pelo preparador foi a queda nos segundos tempos do Timão em alguns jogos, caso de Santos e Atlético-MG, em casa, que terminaram em 1 a 1 após vantagem do Corinthians. Diogo destacou outras partidas em que o clube alvinegro chegou à vitória e não atribui o desempenho abaixo apenas a questões físicas.

"Eu não consigo ter essa visão de que foi somente por isso (parte física). Sustentamos contra Cuiabá, Athletico, e não quer dizer que foi por isso, senão vai ter sempre isso de 'um time corre mais, o outro menos'. Fica muito fragmentado ter esse olhar. Temos que tentar sempre contextualizar ao máximo o jogo, as estratégias e nuances do jogo. Cada jogo tem a sua história, nunca um é igual ao próximo. Tentamos aqui, minuciosamente, nos reunirmos, contextualizar os números, entender como foi o jogo e, com isso, construir diariamente nossa semana para o próximo. E assim vai se dando a temporada do Corinthians".

Com quatro compromissos restantes para o fim da temporada, o elenco corinthiano segue a preparação para receber o Bahia, na próxima sexta-feira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão figura na 11ª colocação, com 44 pontos, seis a mais que o próprio clube baiano, primeiro time na zona de rebaixamento.

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Cássio segura uma placa com a camisa comemorativa aos seus 712 jogos pelo Corinthians

    Cássio se despede do Corinthians com camisa especial, emoção e promessa de busto no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Cássio e Fagner atuaram 498 vezes juntos pelo Corinthians

    Cássio e Fagner encerram parceria no Corinthians sendo dupla que mais atuou pelo clube; confira

    ver detalhes
  • Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    ver detalhes
  • Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    ver detalhes
  • Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    ver detalhes
  • Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: