Venha fazer parte da KTO
x

Uniforme, transmissão e arbitragem: quais as diferenças entre amistoso e jogo-treino?

6.0 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Jogadores comemorando gol marcado contra o São Bernardo no Primeiro de Maio

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians enfrenta nesta quarta-feira o Londrina em amistoso para a compor a intertemporada do clube após a eliminação precoce no Campeonato Paulista. Além disso, a diretoria tentou arquitetar a realização de um jogo-treino, também no período sem jogos, para dar ritmo e rodagem ao elenco. Mas, afinal, quais são as diferenças entre um amistoso e um jogo-treino?

Apesar das muitas especulações, o Corinthians fechou apenas um amistoso, contra o Londrina, que acontece nesta quarta-feira, às 20h, no estádio Olímpico Regional, em Cascavel, no Paraná. Além dele, houve também a opção de realizar um jogo-treino com o Santos, rival estadual do Timão, na última sexta-feira na Vila Belmiro, mas a atividade precisou ser cancelada por causa de um acidente de trânsito que impediu a chegada do clube a Santos.

O Meu Timão preparou um comparativo dos dois esquemas de jogos não oficiais para esclarecer as dúvidas dos torcedores sobre o tema. Essencialmente, os amistosos seguem o modelo de partidas oficiais, que acontecem como uma parte de uma competição, enquanto os jogos-treino trazem características próprias de uma atividade prática proposta pelas comissões técnicas. Confira abaixo!

Principais diferenças entre jogo-treino e amistoso

Arbitragem

Tanto os amistosos quanto os jogos-treino contam com a presença de uma equipe de arbitragem: árbitro, auxiliar e bandeirinhas. A diferença, porém, está na conclusão das atividades: apenas o amistoso exige a construção de uma súmula da partida, relatando os principais acontecimentos. O jogo-treino, por outro lado, carrega uma característica mais informal.

Outra questão é a presença do árbitro de vídeo, o VAR. Por ser realizado, geralmente, nos centros de treinamento das equipes, o jogo-treino não tem a atribuição do recurso, enquanto o amistoso, que acontece em estádios, pode ou não ter o árbitro de vídeo, dependendo da organização do evento. O jogo entre Inglaterra e Brasil, que aconteceu em Wembley no último sábado, por exemplo, teve presença de VAR, enquanto o realizado na última terça-feira, entre Brasil e Espanha, não, pois a confederação espanhola não entendeu que havia necessidade.

Tempo de jogo

Por seguir as regras de uma partida convencional, os amistosos são realizados em dois tempos de 45 minutos, obrigatoriamente, com intervalo de 15 minutos entre eles. Além disso, há a possibilidade de acréscimos, de acordo com o critério utilizado pela equipe de arbitragem.

Já para os jogos-treino, tudo depende do acordo formalizado entre as duas equipes. A partida que seria realizada entre Corinthians e Santos na última sexta-feira, por exemplo, aconteceria no formato de quatro tempos de 30 minutos, mas isso pode variar de acordo com a organização da atividade.

Substituições

Os jogos-treino não possuem legislação específica sobre o número de substituições permitidas durante uma atividade, o que relega a decisão às equipes participantes. Assim sendo, os treinadores podem fazer quantas trocas acharem necessárias ao longo do tempo estipulado, e podem, inclusive, colocar em campo jogadores que já foram substituídos previamente, como acontece no basquete.

Nos amistosos, o número de substituições também deve ser acordado entre as equipes, mas é uma quantidade limitada de alterações. Além disso, só é possível tirar um jogador de campo uma vez, como nos jogos oficiais - ou seja, ao ser substituído, o jogador não poderá voltar a ser colocado em campo.

Uniforme

Por seguir os moldes de uma partida oficial, é obrigatória a utilização do uniforme de jogo das equipes durante a realização de um amistoso. Jogadores e comissão técnica devem utilizar o aparato regulamentar oferecido pela fornecedora de materiais esportivos do clube, e as camisas devem, inclusive, conter as informações de identificação de cada atleta, como nome e número, para controle da arbitragem.

Já para o jogo-treino, não é obrigatório o uso dos uniformes. Por ser considerado uma atividade técnica, os atletas podem utilizar as vestimentas de treino, sem necessidade de identificação.

Rodrigo Garro durante embate contra o São Caetano em jogo-treino no CT

No jogo-treino contra o União São João, por exemplo, o Corinthians, assim como o adversário, usou suas vestes de treino

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Transmissão e torcida

Os jogos amistosos costumam contar com a transmissão televisiva, dependendo do interesse público no jogo. A partida entre Corinthians e Londrina, que acontece nesta quarta-feira, terá transmissão exclusiva pelos canais ESPN e Star+, do grupo Disney. Além disso, a entrada de torcedores é permitida e a comercialização de ingressos segue, geralmente, um modelo imposto pelo time mandante.

No que diz respeito aos jogos-treino, não existe qualquer impeditivo para a transmissão da atividade e nem para a presença de torcedores. Neste caso, porém, fica a critério das equipes participantes liberar ou não a entrada da imprensa e da torcida no ambiente onde acontecerá a atividade.

Puxando o jogo-treino que seria realizado entre Corinthians e Santos na última sexta-feira, o evento não contaria com nenhuma opção de transmissão e seria fechado ao público.

Veja mais em: Amistosos do Corinthians, Corinthians x Londrina e Corinthians x Santos.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Thiago Raupp vem sendo consultado pelo Corinthians Futsal

    Corinthians sonda situação de adversário do recente título da LNF em busca por novo treinador

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: