Venha fazer parte da KTO
x

Post de Mateus no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Era daqui de Jacareí, onde também se encontra o túmulo de Rafael Perrone (um dos fundadores do Corinthians), acho que essas histórias deveriam ser mais valorizadas.

em Bate-Papo da Torcida > Algum Alfredo Schürig vivo ainda! Eu amo o Corinthians e sua história!

Em resposta ao tópico:

Algum Alfredo Schürig vivo ainda! Eu amo o Corinthians e sua história!

São essas histórias da fundação do Corinthians e toda sua trajetória que me deixa apaixonado ainda mais!

Não é possível que hoje em dia com o milhões que ganha o clube, os que se dizem apaixonado pelo Corinthians fazem o que faz com a instituição!

Alfredo Schürig – o presidente que doou mais de R$ 1 bilhão para o Corinthians.

Um dos maiores presidentes do Sport Club Corinthians Paulista, cujo maior legado foi a construção do patrimônio e a área social do clube.

Segundo conta o historiador Celso Unzelte, Alfredo Henrique Oscar Schürig, muito antes de se envolver com o Corinthians, teve a sorte de ganhar 20 contos de Réis na loteria, o equivalente, hoje, algo em torno de 100 milhões de Reais. Com aquele dinheiro, fez fortuna e excelente administrador que era, se tornou proprietário de uma fábrica de parafusos.

Curiosamente, Alfredo Schurig nunca foi um apaixonado pelo futebol, mas começou a participar da vida do Corinthians já na década de 10, envolvido pelo lado social que faz parte do DNA corinthiano. Fez parafusos e outros materiais de construção a preço de custo para tornar realidade o primeiro estádio do clube, o Estádio da Ponte Grande, que foi inaugurado em 1918.

Anos depois, em 1926, o Corinthians se muda para o local onde hoje é o Parque São Jorge. Era apenas um terreno com um campo de futebol – uma “fazendinha” -, comprado a prestações junto ao Clube Syrio. Em 1927, passando por grandes apuros financeiros, a diretoria não tinha dinheiro para pagar as prestações. Então apareceu aquele que foi o grande anjo da guarda da história centenária do Timão. Alfredo Schurig bancou 30 contos de réis, hoje algo em torno de 150 milhões de reais, para quitação do terreno.

Celso Unzelte conta que, as doações de Schürig, na época, incluindo o período que ele foi presidente do clube, passaram dos 200 contos de réis. Ao todo, as contibuições de Schürig passaram do equivalente a atuais 1 bilhão de Reais. Com esse dinheiro, foi construído o clube do Parque São Jorge, sendo no social e no patrimônio do Corinthians sua maior contribuição, nos três anos em que foi presidente – de 1930 a 1933.

No início de 1930, um dos momentos mais emblemáticos da história do já clube do Parque São Jorge. Tricampeão Paulista, disputa com Vasco, campeão Carioca, a chamada Taça APEA, e ganhou o troféu que lhe deu o status de “Campeão dos Campeões”, que dura até hoje, inclusive no hino do clube.

Com a saída dos principais craques do tri, o Corinthians sofreu um abalo e demorou para se reerguer. Foi sexto colocado em 1931, quinto em 1932, quarto em 1933 e só voltaria a ser campeão em 1937. E, com o time desmantelado, em 1933, após uma derrota dolorosa de 8 a 0 para o principal rival, o Palestra Itália, torcedores, incentivados por opositores políticos da diretoria, invadiram a sede do clube com tochas de fogo, e Alfredo Schürig, desgostoso e assustado, renunciou à presidência junto com toda a diretoria.

Não existem registros de grandes envolvimentos de Schürig com o futebol. Mas foi nas suas mãos que o Corinthians constituiu um grande patrimônio, transformou-se em um clube poliesportivo, passou a participar das regatas, e houve um grande crescimento no número de associados do clube. Hoje, o Parque São Jorge compreende uma área construída de 158 mil metros quadrados, diversas quadras poliesportivas, dois ginásios, restaurante panorâmico, a sede social e administrativa e um dos maiores parques aquáticos do País e um valor incalculável.

Alfredo Schürig faleceu em 30 de janeiro de 1941, aos 57 anos. O estádio do Parque São Jorge, carinhosamente chamado de Fazendinha, leva seu nome. Nenhuma homenagem é tão justa como ter sido dado ao estádio, o nome de Alfredo Schürig.

Responder ao post do Mateus

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Messi Corinthiano

    Acorda Pinóquio Melo, Deyversono é um Paulo Nunes 2.0

    Última resposta há 1 segundo por LucasCris Queiroz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Pós jogo Corinthians 0x1 Botafogo

    Última resposta há 6 segundos por Laécio Lsje

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de ernando grimes

    António é fraco aceitem

    Última resposta há 7 segundos por Pedro Teixeira

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lalo Salamanca

    Edmundo x Deyverson, o mesmo filme!

    Última resposta há 11 segundos por Valério Pinheiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandro panontin

    Pasmem Antônio Oliveira consegue ser pior que Lazario e Silvinho juntos

    Última resposta há 22 segundos por Sandro panontin

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    DEYVERSON está 90% fechado com o Corinthians

    Última resposta há 46 segundos por Fabiano de Alencar Rissoli

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gabriel Silva

    Esse gol perdido pelo Romero:

    Última resposta há 46 segundos por Maloqueiro Sofredor

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Romero

    E o Corinthians ressuscitou o Tite..

    Última resposta há 48 segundos por Marcos Abidal

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Que belo time esse do Botafogo, héim.. É SAF que chama, é?

    Última resposta há 1 minuto por ??? ????

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de F B P

    Mensagem para os que tem ejaculação precoce

    Última resposta há 1 minuto por Mano JR

    17respostas

    acessar o tópico