x
O Dérbi deste sábado é importante, mas não pode definir o restante da temporada do Corinthians
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

O Dérbi deste sábado é importante, mas não pode definir o restante da temporada do Corinthians

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

1.5 mil visualizações 31 comentários Comunicar erro

O Dérbi deste sábado é importante, mas não pode definir o restante da temporada do Corinthians

Dérbi deste sábado pode ser um divisor de águas na temporada do Timão

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians recebe o Palmeiras em um mau momento. Eliminado da Libertadores, lidando com a saída do Willian e vendo seu maior rival avançar na mesma competição, a pressão sobre a equipe de Vítor Pereira é bem grande.

Uma vitória na noite deste sábado pode ser muito significativa. O Timão está em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, na sua frente apenas o próprio Palmeiras. Se vencer, a equipe do Parque São Jorge vai a 42 pontos e fica com três atrás do time da Barra Funda. É um grande passo para quem almeja o torneio nacional. Ainda mais que isso, um triunfo neste duelo significa a retomada da confiança, que parece ter se esvaído após as derrotas para o Flamengo.

Lembrando que o Timão enfrenta o Atlético-GO pelo jogo de volta da Copa do Brasil precisando vencer por mais de dois gols de diferença para se classificar diretamente. Um resultado positivo diante do Palmeiras pode impactar até em outra competição.

Vamos a alguns números que gostaria de destacar.

Para mim, o principal problema do Corinthians é a finalização. E é nisso que o treinador deveria se focar. A equipe chega pouco, e na hora de definir peca demais.

Olhando individualmente, apenas Róger Guedes destoa.

Róger Guedes no Corinhtians

Reprodução/ Meu Timão

Destaque para os gols em clássicos que foram todos contra seu ex-clube e atual oponente deste sábado, o Palmeiras.

É inadmissível que um dos únicos atacantes que tenta e, muitas vezes, consegue, fique fora da equipe titular. Ainda mais diante da volta de Renato Augusto, que faz com que o futebol de Guedes e de seus companheiros de ataque tende a crescer.

O Meu Timão mostra na nota sobre o Dérbi a possível escalação.

Reprodução/ Meu Timão

Reprodução/ Meu Timão

Eu gosto da equipe, principalmente se for Adson no lugar do Yuri. Um ataque mais veloz seria, na minha visão, ideal contra o Palmeiras. O Corinthians precisa priorizar quem rende. Róger, Adson e Gustavo Silva têm correspondido na medida do possível. Comparados aos outros atacantes, são, agora, as melhores opções.

O Timão tem que esquecer o Willian. O jogador nunca foi o diferencial que o clube pensou que fosse. Mais um bom atleta que decepciona em campo. Agora é o momento de levantar a cabeça e focar totalmente no Dérbi que pode significar muito mais que apenas estar vivo no Brasileiro. Apesar disso, se houver uma derrota, não é o fim do mundo.

O Palmeiras vem de um planejamento impecável. É, por isso, mais organizado e completo. Um revés neste momento é compreensível.

Entretanto, o Corinthians tem que voltar a ser Corinthians. Para isso, deve esquecer o passado de jogadores no clube, gratidão, títulos conquistados aqui. Tem que contratar segundo os interesses de Vítor Pereira, confiar no treinador e montar a equipe que o técnico deseja para um planejamento bom em 2023. Usar o sucesso de rivais como exemplo.

Independente dos resultados - de hoje e do resto de 2022 - Vítor Pereira tem que ficar para a próxima temporada, que será, na minha visão, decisiva para o futuro do português no clube.

Encarem 2022 como um cursinho, o vestibular é ano que vem, os clássicos e jogos classificatórios são os grandes testes. Se o Corinthians vai passar, depende de quão bom e adequado será o material disponível para que o professor possa guiar seus alunos.

O Dérbi de sábado é um divisor de águas para essa temporada? Depende do quão passional você é. Para mim, tanto uma vitória quanto uma derrota servirá apenas para refletir sobre como conduzir melhor o time.

Se me frustro com as derrotas? Claro! Mas enfiem nas cabeças de vocês que com o planejamento que o Timão (não) teve em 2022, levantar qualquer taça e vencer clássicos diante rivais cujo trabalho foi mais profissional, é lucro e sorte.

Veja mais em: Dérbi e Corinthians x Palmeiras.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?