Diego Costa e Corinthians: um casamento (im)perfeito

Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

Diego Costa e Corinthians: um casamento (im)perfeito

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

3.7 mil visualizações 30 comentários Comunicar erro

Diego Costa e Corinthians: um casamento (im)perfeito

Diego Costa tende a ser peça importante no Corinthians de Sylvinho

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Diego Costa nunca foi o plano A do Corinthians (veja vídeo abaixo para mais detalhes da negociação). Na busca pelo camisa 9 de impacto, os uruguaios Cavani e Luis Suarez são de fato nomes muito mais atrativos. Apesar disso, um fica no Manchester United e outro parece pronto pra rumar à Premier League. Pode ter chegado a hora, então, de aceitar o destino.

Depois de ser um bom coadjuvante para Hulk, Diego Costa parece disposto a ser protagonista. A vontade de ir para a Europa aos poucos terá que ficar de lado. É difícil imaginar uma potência vindo buscá-lo nesse momento. Para ele, também é hora de abraçar a possibilidade mais concreta.

Na vida, os desencontros às vezes ocasionam nos maiores encontros: Corinthians e Diego Costa têm tudo pra formar um casamento perfeito.

Em termos de qualidade, Diego é inquestionável: excelentes passagens pela Premier League e La Liga, títulos, Copa do Mundo e tantos outros feitos. A forma física deixa uma pulga atrás da orelha. Mas mais do que tudo isso, o que me faz acreditar no sucesso é a característica.

Em 2021, o time de Sylvinho mostrou precisar e gostar de atuar com pivô. Róger Guedes e Renato Augusto, sobretudo, usam muito o jogador da frente para tabelar e chegar de frente para o chute. Jô, mesmo em momento ruim, conseguiu fazer isso em determinados momentos da temporada. E quando conseguiu, o time rendeu melhor.

Mesmo questionado pelos poucos gols no Atlético Mineiro (embota tenha média melhor que a de Guedes, por exemplo), Diego Costa ainda é um dos melhores nomes possíveis para fazer esse tipo de jogada. Forte fisicamente, segura a marcação nas costas e facilita o jogo de quem vem de trás. Algo essencial nesse Timão de Renato, Guedes, Paulinho, Willian, Giuliano...

Nesse time do Corinthians, Diego talvez não seja a estrela, mas um ou dois passes rápidos podem o tornar em peça fundamental pra engrenagem girar.

O pivô, obviamente, não é tudo. Por mais que parte da torcida crie a imagem de um jogador em fim de carreira e sem condições de atuar em alto nível, Diego ainda tem boa mobilidade e consegue participar ativamente de outros momentos do jogo. Seja pressionando na marcação ou para dar opção de passe para uma enfiada de bola mais rápida.

Essa capacidade é outra essencial para esse novo Corinthians de 2022. Com um nome como Paulinho, um centroavante capaz de cair em outros setores abre o espaço necessário para o volante fazer o que sabe: ser o elemento surpresa.

Por falta de repertório ou por convicção, é difícil saber, Sylvinho precisa de um nome com essas características. O técnico tentou atacantes mais móveis como Guedes, Renato e até Luan, mas todos acabam atuando de costas pra marcação tentando escorar a bola para quem vem.

Corinthians não tinha Diego como o plano A. Diego não tinha o Corinthians como prioridade. Mas no fim, parecem feitos um para o outro.

Veja mais em: Mercado da bola.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Vinícius

    Ranking: 528º

    Vinícius 2477 comentários

    @vinicius.magima em

    Diego Costa tem 33 anos, já vimos aí Ricardo Oliveira com 38 jogando em ótimo nível, Fred com 38 ainda consegue ser um jogador importante para o Fluminense.

    Se ele conseguir se manter saudável e ter sequência, não tem nem o que discutir.

  • Foto do perfil de Fred

    Ranking: 1281º

    Fred 1266 comentários

    @fredd em

    O pessoal está incomodado pelo fato de o DG estar aguardando ofertas da Europa. Só lembrando que Willian e Róger Guedes também aguardaram propostas da Europa antes de fechar com o Corinthians. O Diego pediu uns dias e a diretoria do Corinthians concordou. Pra mim uma negociação normal para jogadores do nível deles.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 6953º

    Daniel 219 comentários

    30º. @daniel.paione em

    Se é pra apostar em um cara mais velho, eu preferiria o Gignac! Tem menos histórico de lesões e mais identificação conosco.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Valderes

    Ranking: 7211º

    Valderes 210 comentários

    29º. @valderes.martucci em

    Pelo que vem apresentando ultimamente acho que vai ser mais uma furada.

  • Foto do perfil de Elton Mitsuo

    Ranking: 7230º

    Elton 209 comentários

    28º. @elton.mitsuo.kurahas em

    Acho um jogador bom mas perto do fim de carreira e ainda mais pra ganhar isso tudo apostaria no Arthur Cabral com o valor dos salários do Diego eu tentaria o Cabral ao menos uma parte da pra comprar e o salário não seria um problema ele é bem mais jovem e o time atual é mais velho então se tiver muito cara velho no ano seguinte vai ter muitos machucados

  • Foto do perfil de Lion

    Ranking: 4856º

    Lion 346 comentários

    27º. @lion.santos em

    É muito otimismo achar que Diego Costa que não vem jogando nos últimos anos por causa das lesões, e agora bem mais velho e bem menos comprometido com o futebol, vai dar certo no Corinthians.

  • Foto do perfil de Schwamm

    Ranking: 391º

    Schwamm 3094 comentários

    26º. @kim.zagari em

    O que ninguém comenta é que ele costuma não ser um cara de vestiário...eh encrenqueiro...arrogante e não costuma se dar bem com todo mundo...bate de frente com seus superiores etc...futebol tem...mas espero que não seja um laranja podre e estrague o clima no vestiário...

  • Foto do perfil de Alan

    Ranking: 3078º

    Alan 573 comentários

    25º. @alan.silva15 em

    Também acho que Diego Costa, vai se dá bem no Corinthians, muito em função da qualidade do time! Ele tipo de jogador que chega e veste a camisa, qualidade dele e indiscutível, porém atrapalha são as lesões... Mas nosso DM e referência em recuperação de jogadores... Vai dá tudo certo

  • Foto do perfil de Leonardo

    Ranking: 320º

    Leonardo 3544 comentários

    24º. @leodeflores em

    Pelo menos, com Diego Costa e/ou Jô, nosso querido Mister UEFA não vai ficar colocando Paulinho, Guedes ou Renato de falso nove.

  • Foto do perfil de Marcos

    Marcos 43 comentários

    23º. @marcos.vinicius383 em

    Tudo muito lindo e maravilhoso, quero ver quando estiver em campo e aos 15 do primeiro tempo e levar a mão na perna pedindo substituição pois foi essa a rotina em Minas Gerais, importante lembrar que fazem DOIS ANOS que ele não completa uma partida inteira ou seja contratação totalmente questionável!

    Da sua qualidade técnica ninguém dívida a carreira dele fala por si porém os últimos anos são horríveis e ele mal joga, sou mais insistir no Arthur Cabral ou improvisar o Manthuan na posição, chega de pagar salário pra jogador que está com o burro na sombra, espero de verdade que eu esteja errado pois todos nós queremos é ver o Corinthians forte mais mantenho minha opinião para mim é tragédia anunciada, espero estar errado mais vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e que ele cale a minha boca mais infelizmente acho que nessa eu não estou errado.

    Vai Corinthians!

x