x
O Corinthians tem medo de usar a base e isso está escancarado
Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 19 anos e, com muito orgulho, estagiária do Meu Timão que tem como melhor característica ser corinthiana.

ver detalhes

O Corinthians tem medo de usar a base e isso está escancarado

Coluna do Beatriz Zoccoler

Opinião de Beatriz Zoccoler

4.1 mil visualizações 81 comentários Comunicar erro

O Corinthians tem medo de usar a base e isso está escancarado

Meninos da base no último treino antes do jogo contra a Ponte Preta

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

É inevitável comparar o Corinthians com outros clubes quando se fala de base. O Corinthians, maior campeão da Copinha, tem medo de lançar seus garotos no profissional e isso está sendo mostrado para qualquer um ver. Eu te garanto: o Terrão não é ruim, o problema não são os jogadores (longe disso). Temos ótimos valores, alguns já prontos, outros que precisam ser lapidados, mas todos com muito potencial. E por que não utilizar?

Entra temporada, sai temporada e nós cansamos de pedir por um maior uso da base no Corinthians. Entra temporada, sai temporada e nós cansamos de ver isso acontecendo nos rivais e o Timão ficando pra trás.

Há alguns anos, o Corinthians pode até ter dado mais chances para os jovens, mas hoje em dia, esse processo é lento, complexo e às vezes nem chega a acontecer. Cultura de base é um tema que precisa ser prioridade dentro de um clube de futebol. Todo ano existem gastos com contratações para compor elenco, que nem precisariam ter sido feitas caso o clube olhasse para a sua base e visse que às vezes o que tanto procura está em casa.

O caminho de desenvolvimento de um atleta dentro do clube é algo delicado e precisa de muita atenção. É cuidado com o físico, mental, com a alimentação, pressão, cobrança, muito treinamento, inserção nos treinos, concentração, jogos, entendimento do estilo de jogo e muitas outras coisas. O que deveria ser unanimidade é que a base é um dos maiores patrimônios que um clube pode ter e tem que ser tratada da melhor maneira.

Ao olhar para os rivais, a diferença tem sido gritante. Sabemos que o Santos é um caso único no futebol brasileiro quando se fala dessa categoria, tem toda uma questão de cultura envolvida, mas é surreal como lá parece que o raio cai 10x no mesmo lugar - mesmo em meio ao caos. É um elenco cheio de moleques, que entram, jogam e fazem até gol na Libertadores aos 16 anos. Por lá, a base sempre salvou. Aqui, a pergunta é: quem salva a base?

O São Paulo exporta jogadores de Cotia para o Brasil e para o mundo. Toda temporada mistura os mais jovens com os experientes. O Corinthians tem uma dificuldade enorme em aproveitar seus garotos e os últimos casos revelam que essa dificuldade é triplicada quando o assunto é vender.

No caso do Palmeiras, as categorias de base passaram por uma profunda reformulação e se tornaram referência no país. Os garotos são utilizados e considerados indispensáveis por lá, sendo que foram fundamentais para a conquista de títulos na última temporada. Por aqui, é um embaraço e tanto para que ganhem alguns minutos no Campeonato Paulista.

Mancini disse recentemente que as portas estão abertas para os garotos, mas será que estão mesmo? É benéfico para o clube abusar do uso dos jogadores mais velhos e experientes no início do estadual, mesmo tendo um calendário apertado? Por que não dar espaço no time titular? Por que não fazer substituições mais cedo e dar mais minutos para os jovens?

Base é esperança. O Terrão salva. Mancini, por favor, deixa os garotos brincar.

Veja mais em: Base do Corinthians e Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Beatriz Zoccoler

Por Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 22 anos, apaixonada por esportes, por ouvir e contar histórias, tagarela, apresentando e produzindo no YouTube do Meu Timão.

O que você achou do post do Beatriz Zoccoler?

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1158º

    Andre 1665 comentários

    @1989dasilva em

    Eu não acho que seja só medo não! Se fosse só medo era algo simples de ser tratado!

    Muita gente ganhou financeiramente com a contratação de jogadores medíocres e fracos, e a não utilização da base!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Carlos Alexandre

    Ranking: 4951º

    Carlos 420 comentários

    81º. @carlos.alexandre.hir em

    Concordo com você, falta essa cultura de aproveitar a base...Cauê demorou para ter oportunidades. Felipe Augusto jogou só 15 minutos na temporada...Demorou para o Lucas Piton poder assumir a lateral, e na base temos pelo menos duas boas opções para fazer sombra e disputar posição, que seria o Reginaldo e o Lucas Pires e nenhum deles foi inscrito no Paulista.

    Mancini improvisava lateral direito constantemente, e não aproveitou Igor Formiga, ou Júlio Henrique.

    Outros jovens talentos da base com mais experiência em times profissionais...Caíque França (era titular Oeste), Janderson (foi bem no Atlético GO), Marquinhos (foi bem no Sport) e Rafael Bilu (Era titular CSA), Fessin (atuou pelo Bahia), deveriam ter tido oportunidades nesse começo de temporada, pois já estão mais acostumados a jogar no futebol profissional.

  • Foto do perfil de Israel Zanarotti

    Israel 1 comentário

    80º. @israel.zanarotti.zan em

    Sabe porque, a preferência é para jogadores de empresários que, não conseguem colocação em outros times, assinam contrato de longo prazo com o Corinthians, e depois, ficam emprestando-os a torto e a direito, com nós pagando salário, luvas e comissão do patrão.

    Duilio, se livra da turma do Andrés e dos empresário.

  • Foto do perfil de antonio

    Ranking: 2070º

    Antonio 1022 comentários

    79º. @antonio.af em

    Tem hora certa pra usar a base, primeiro tem que ter jogadores bons com personalidade.

  • Foto do perfil de Sergio

    Ranking: 821º

    Sergio 2153 comentários

    78º. @sergio.delgado em

    Infelizmente a safra não é boa, ou foi mal preparada. A maioria não serviu até agora nem.para o tal sub-23. Ao que é demonstrado, deixaram de preparar jovens jogadores (possíveis promessas) para contratar jovens aliciados por empresários, que aliciaram também os dirigentes.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 966º

    Alexandre 1920 comentários

    77º. @alexandre.pinoti.da1 em

    Base? Que base?
    Um monte de jogador de empresário que só estão roubando o Corinthians...
    Raridade ver algum mlk que pertença 100% ao Corinthians...