x
Como a base do Corinthians se tornou um combo de sucesso para o futuro do clube
Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 19 anos e, com muito orgulho, estagiária do Meu Timão que tem como melhor característica ser corinthiana.

ver detalhes

Como a base do Corinthians se tornou um combo de sucesso para o futuro do clube

Coluna do Beatriz Zoccoler

Opinião de Beatriz Zoccoler

6.5 mil visualizações 44 comentários Comunicar erro

Como a base do Corinthians se tornou um combo de sucesso para o futuro do clube

João Victor e Gil se tornaram uma das melhores duplas do Campeonato Brasileiro

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Durante os últimos anos, o torcedor corinthiano sofreu com muitas contratações sem sentido e com elencos inferiores. Essa junção resultou em eliminações precoces, colocações muito abaixo no Campeonato Brasileiro e jogos sofríveis. Porém, em 2021 isso mudou, e o futuro parece animador.

Para que o clube pudesse contratar jogadores de peso como Giuliano, Willian, Renato Augusto e Róger Guedes, diversos atletas precisaram ser dispensados e emprestados. Não é uma movimentação simples, mas é muito eficaz. Se livrando de peças que não agregavam o esperado e rendiam pouco, uma outra porta se abriu: a da base.

Ainda com Tiago Nunes e Vagner Mancini, uma transição começou a ser feita. Muitos garotos subiram para o profissional e começaram a demonstrar que poderiam entregar o mesmo ou até mais do que alguns (questionáveis) jogadores contratados. Isso mostra a importância de saber montar um elenco, afinal, se você investe em qualidade e usa sua base para compor o plantel, a chance de dar certo é enorme.

Essa chance existe porque o ambiente é muito mais propício para o crescimento dos garotos. É um contexto totalmente diferente de quando eles precisam entrar numa fogueira para resolver todos os problemas de um time mal estruturado. No momento em que vive o Corinthians, a margem de evolução para a base já é uma realidade.

Com jogadores experientes no dia a dia, diversos meninos já relataram como é bom ouvir os conselhos dos craques e a importância de tê-los como inspiração. Os exemplos dizem por si só. João Victor e Gil fazem uma dupla praticamente perfeita entre experiência e jovialidade. Du Queiroz, Xavier e Roni têm capacidade de tornar o meio de campo intenso, organizado e inteligente.

Gabriel Pereira, Adson e Gustavo Mantuan são grandes joias que antes eram preteridas e hoje em dia demonstraram ter potencial para assumir titularidade e entregar muita qualidade ao ataque do Timão. Junto com os craques contratados, com líderes como Cássio, Fagner, Fábio Santos, com bons valores como Gustavo Mosquito e Cantillo, o elenco do Corinthians é muito promissor.

Isso fica muito claro quando se observa a artilharia de 2021, por exemplo. Um terço dos artilheiros do time são provenientes da base. Além disso, desde 2005 não se vê tanta relevância do Terrão (em quantidade e proporção) no time principal do Corinthians. Já foram mais de 15 meninos jogando no profissional esse ano.

Torço para que o clube continue nessa pegada, apostando na experiência junto com as categorias de base. Fortalecendo o plantel, montando um time e dando suporte, no próximo ano, o Corinthians pode voltar ao topo, disputar títulos e ter atuações melhores.

Veja mais em: Base do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Beatriz Zoccoler

Por Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 22 anos, apaixonada por esportes, por ouvir e contar histórias, tagarela, apresentando e produzindo no YouTube do Meu Timão.

O que você achou do post do Beatriz Zoccoler?