x
Corinthians de Sylvinho: três jogadores que podem virar reforços e outros dois sacrificados
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Corinthians de Sylvinho: três jogadores que podem virar reforços e outros dois sacrificados

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Análise de Lucas Faraldo

73 mil visualizações 162 comentários Comunicar erro

Corinthians de Sylvinho: três jogadores que podem virar reforços e outros dois sacrificados

Ángelo Araos jogou nas três partidas de Sylvinho no Corinthians; como titular nas duas últimas

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O início de Sylvinho no Corinthians indica três reforços dentro do próprio Corinthians e outras duas desvalorizações. Essa análise, a médio/longo prazo, me parece mais significativa que os resultados dos jogos, principalmente dos dois do Campeonato Brasileiro.

Gil, Cantillo e Araos podem ganhar espaço nessa reta inicial do Corinthians de Sylvinho. Por outro lado, Luan e Vital tendem a perder a importância que vinham tendo na temporada.

É culpa de o Corinthians ter um elenco desequilibrado. Jogar valorizando a defesa faz com que, pelo menos num primeiro momento, se desvalorize o ataque. A presença de Araos na posição antes ocupada por Vital é o melhor exemplo disso.

Araos faz um trabalho de recomposição melhor que o de Vital. Esse ganho na segurança defensiva, por ora, vale mais pra Sylvinho do que a capacidade técnica de Vital pra fazer gols e dar assistências - é o líder do time nos quesitos na temporada.

"Nós tínhamos que ter um link pelo lado esquerdo do qual o Araos ali esteve ocupando hoje para poder também ajudar o Fábio", explicou Sylvinho na entrevista pós-vitória sobre o América-MG.

O momento de atenção voltada à defesa ajuda a explicar os outros dois jogadores potencializados até aqui: Gil e Cantillo. Um zagueiro e um volante.

Gil, numa linha de 4 marcando em bloco baixo, segue sendo um ótimo zagueiro. Cantillo, bem protegido num esquema com outros dois volantes, joga de terno no meio de campo do Corinthians.

De novo quem paga o preço do cobertor curto do elenco é o ataque. Com três volantes, Sylvinho não pode se dar ao luxo de manter um armador e um centroavante.

Luan é quem segue titular, mas como falso 9, jogando de costas para o gol. Ainda que pudesse ter dado duas ótimas assistências contra o América, é claramente menos participativo do jogo do que como meia armador que foi nas últimas semanas pré-Sylvinho, quando foi eleito funcionário do mês de maio em quadro de notas da torcida no Meu Timão.

Vale lembrar que tanto Vital quanto Luan podem voltar a jogar em suas "antigas" posições a qualquer momento. Inclusive era a dupla de ataque que mais me animava projetando o Campeonato Brasileiro. Só me parece que, em primeiro lugar, Sylvinho priorizará a defesa.

Nem tudo mudou tanto

Alguns jogadores parecem seguir não muito diferentes antes e depois de Sylvinho:

  • Fagner e Mosquito seguem as maiores armas pela direita;
  • A dupla de volantes (que agora tende a jogar com Cantillo) segue em aberto;
  • João Victor segue o melhor entre os ótimos jovens zagueiros que estão no elenco;
  • Jô segue cada vez mais distante da titularidade;
  • Fábio Santos, apesar de sempre importante na defesa e nas cobranças de pênalti, segue com 35 anos de idade e não deve aguentar maratona de quarta/domingo;
  • Piton segue se destacando mais por qualidades ofensivas do que defensivas;
  • Léo Natel segue entrando no segundo tempo como última/única cartada de fôlego extra pra um ataque cansado.

Veja mais em: Elenco do Corinthians, Sylvinho, Gil, Luan, Mateus Vital, Victor Cantillo e Ángelo Araos.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?