Conheça a Esportiva
x
Corinthians e Palmeiras têm novos Vinicius Jr. e Haaland na Copinha
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Corinthians e Palmeiras têm novos Vinicius Jr. e Haaland na Copinha

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

13 mil visualizações 52 comentários Comunicar erro

Corinthians e Palmeiras têm novos Vinicius Jr. e Haaland na Copinha

Vinicius Jr. e Haaland já eram geniais muito antes de serem estrelas no Real Madrid e Borussia Dortmund

Foto: Divulgação e STRINGERKRUGFOTO/AFP VIA GETTY IMAGES

Um ranking repercutido semana passada em alguns sites apontou Vinicius Jr. e Haaland como dois dos mais valiosos jogadores do futebol na atualidade. O estudo é do CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte). Seria ainda melhor se fossem estrelas de clubes arquirrivais num mesmo país. Numa mesma cidade. Imagine jogadores talentosos assim num Corinthians e Palmeiras. Fantástico.

Obviamente essa meia dúzia de parágrafos não trata sobre investidas alvinegras ou alviverdes em Vini Jr. e Haaland no mercado da bola. Então resta o outro assunto possível numa segunda semana de janeiro: Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Os craques de Real Madrid e Borussia Dortmund são hoje, com 21 anos, o cumprimento de promessas que há meia década engatinhavam já esbanjando talento do futebol de base pro profissional. Comparável ao momento que vivem Pedro e Endrick, com 15 anos, na Copinha. E comparações que vão além das idades e projeções de promoções aos times principais.

Impressionante como o tão jovem palmeirense Endrick lembra mesmo o cometa Haaland, que jogava na seleção de base desde os 15 anos e iluminou uma Eurocopa Sub-20 com 19. O alviverde já reúne características que faltam à maioria dos centroavantes do futebol profissional. É um artilheiro que surge como cometa na Copinha, com explosão, força física e poder de finalização impressionantemente superiores aos adversários da mesma idade.

Relatar isso aqui no Meu Timão agora exige no mínimo que eu também rasgue elogios ao também tão jovem Pedro, do Corinthians. Trata-se de um jogador com características que lembram justamente Vinicius Júnior. Mais pelo o que se viu no Sub-17 e no Sub-15 do que pelo o que se vê na ainda pouca minutagem junto aos principais jogadores do Sub-20 na Copinha, a joia alvinegra tem dribles mágicos e um poder de fogo que, quanto melhor combinados e direcionados, mais absurdamente se convertem em chances criadas e gols.

Quem trabalha nas categorias de base do Corinthians trata Pedro como uma das maiores joias do século no clube, projetando que ele faça história não só na Copinha como muito em breve no profissional; não só no campo como no mercado da bola.

Pois todas essas constatações pra dizer que acho muito bom ver jovens atacantes tão talentosos surgirem justamente nos arquirrivais Corinthians e Palmeiras. É um fantástico cenário de rivalidade nos clubes e amizade na seleção de base que os deuses do futebol não conseguiram desenhar com tamanha perfeição nem para Vinicius Junior e Haaland.

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-20 e Dérbi.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?