Conheça a Esportiva
x
Flamenguistas lamentam Vítor Pereira no Corinthians. O que significa?
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Flamenguistas lamentam Vítor Pereira no Corinthians. O que significa?

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

71 mil visualizações 103 comentários Comunicar erro

Flamenguistas lamentam Vítor Pereira no Corinthians. O que significa?

Diferenças entre chegadas e início dos trabalhos de técnicos portugueses chama atenção entre Corinthians e Flamengo

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão e Divulgação/Flamengo

Ainda que no começo do Campeonato Brasileiro, a liderança do Corinthians de Vítor Pereira naturalmente empolga parte da torcida do Timão. E também já irrita ao menos uma ala da torcida menos satisfeita entre aquelas cujos clubes iniciaram a temporada rotulados como favoritos: a do Flamengo. Abaixo, alguns comentários de flamenguistas se lamentando. Mas o que tem de relevante nisso para o torcedor corinthiano?

Primeiro vale contextualizar: Vítor Pereira foi anunciado pelo Corinthians em 23 de fevereiro, enquanto Paulo Sousa teve a contratação confirmada pelo Flamengo em 29 de dezembro. Hoje os alvinegros lideram o Brasileirão com 12 pontos (quatro vitórias e uma derrota); os rubro-negros aparecem na 14ª posição com apenas cinco pontos (uma vitória, dois empates e duas derrotas).

Sobre a contratação de VP

É possível enaltecer que o Corinthians insistiu em um perfil de técnico com mais bagagem. E isso não era novidade desde que surgiram, em negociações avançadas com o Timão, os nomes de Luís Castro, hoje no Botafogo, e depois Vítor Pereira.

Ambos, de acordo com relatos de jornalistas portugueses ao Meu Timão nos últimos meses, eram melhor cotados em Portugal do que Paulo Sousa e até Abel Ferreira - essa última comparação acredito que poluída por um eurocentrismo que não dá o devido valor ao que é feito na América do Sul.

No mais, não cabe a mim aprofundar as comparações entre as trajetórias porque nem sou português que acompanha há anos os trabalhos deles nem sou jornalista de cobertura segmentada do Flamengo pra saber a fundo as razões da crise no futebol da Gávea. De longe, apenas me parece que Paulo Sousa chegou com trabalhos não tão sólidos no currículo ou, em outras palavras, com costas menos largas que Vítor Pereira.

Sobre o início de trabalho de VP

O que também se destaca nos comentários de flamenguistas que têm circulado nas redes sociais é que o Corinthians vive um melhor momento, ao menos no Brasileirão, do que os favoritos do futebol nacional para a temporada. Mesmo ainda acumulando nada além de derrotas em clássicos, o time de Vítor Pereira nos demais jogos se mostra competitivo e adaptável a diferentes circunstâncias seja de adversário, mando de campo ou competição.

E reforçando algo já posto acima: não cabe a mim analisar a fundo o trabalho de Paulo Sousa no Flamengo. O que parece é não haver na Gávea a mesma conexão que Vítor Pereira já conseguiu no Corinthians. E isso pode passar até prioritariamente por muitos outros personagens flamenguistas para além do técnico rubro-negro.

Em termos de resultado, o que se vê é uma ótima largada de Campeonato Brasileiro do Corinthians, já destacada aqui na coluna semana passada, contrastando com o início de Flamengo & cia. A última rodada, aliás, é um bom resumo: o Timão segue ganhando (em específico no domingo um jogo "feio" típico de 2011 ou 2017) enquanto todos os favoritos seguem tropeçando.

"Quando não tivermos a qualidade, temos que competir. Sinto que a equipe está criando esse espírito de que quando não dá na qualidade, dá na raça. Isso é a impressão digital do torcedor do Corinthians. Temos que deixar tudo e garantir os três pontos", disse VP domingo.

Seja pela contratação, seja pelo início de trabalho, errados os flamenguistas não estão em se incomodar com o Corinthians de Vítor Pereira.

Alguns comentários de flamenguistas sobre diferenças de estágios entre Corinthians e Flamengo

Flamenguista falando de VP 1

Reprodução/Twitter

Flamenguista falando de VP 2

Reprodução/Twitter

Flamenguista falando de VP 3

Reprodução/Twitter

Flamenguista falando de VP 4

Reprodução/Twitter

Flamenguista falando de VP 5

Reprodução/Twitter

Flamenguista falando de VP 6

Reprodução/Twitter

Flamenguista falando de VP 7

Reprodução/Twitter

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Vítor Pereira, Técnicos do Corinthians e Corinthians x Flamengo.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?