Conheça a Esportiva
x
Errei, Fernando Lázaro deixou sim um bom legado para Vítor Pereira assumir o Corinthians
Marcelo Becker

Informações, análises e opiniões sobre assuntos relacionados ao Sport Club Corinthians Paulista.

ver detalhes

Errei, Fernando Lázaro deixou sim um bom legado para Vítor Pereira assumir o Corinthians

Coluna do Marcelo Alexandre Becker

Opinião de Marcelo Becker

4.8 mil visualizações 26 comentários Comunicar erro

Errei, Fernando Lázaro deixou sim um bom legado para Vítor Pereira assumir o Corinthians

Um ciclo mesmo que curto, se fecha com absoluto êxito, assim só me resta a dizer “obrigado, Fernando Lázaro”

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Na minha coluna aqui neste espaço no dia 15 de fevereiro, escrevi que o Corinthians comandado por Fernando Lázaro jogava “como se não houvesse amanhã”. Esse pensamento levou em conta que, com a demora na contratação de um novo treinador, pouco de questões táticas e/ou posicionamentos individuais dos atletas poderiam ser úteis ao técnico que viesse assumir o trabalho. Errei.

Por vezes ficamos (pelo menos eu) presos em questões mecânicas do futebol. A preocupação se o esquema é 4-1-4-1, com falso 9, três zagueiros ou tantas outras variações que acabam sendo predominantes nos noticiários e debates sobre uma equipe. Mas futebol é mais que isso. É sentimento, é tranquilidade ou pressão. É estar tenso ou leve. É acreditar ou desconfiar.

Fernando Lázaro permaneceu invicto como técnico interino do Corinthians

Fernando Lázaro permaneceu invicto como técnico interino do Corinthians

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Não que Lázaro não tivesse méritos na forma que o Corinthians jogou no período em que foi técnico interino. Róger Guedes passou a centralizado, Giuliano mais perto da área do adversário e laterais subindo constantemente. Mas o Timão com Sylvinho vinha de um período de forte pressão. O ambiente estava pesado, e isso, por mais experientes que sejam a maioria dos atletas, pode acabar interferindo no desempenho individual, e assim, coletivo de uma equipe.

O Corinthians dos últimos jogos foi organizado, ofensivo, mas o elenco como um todo teve tranquilidade nesse período de transição para a chegada de Vítor Pereira. Em entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 contra o bom Red Bull Bragantino no último domingo, Fernando Lázaro falou sobre seu período como técnico interino corinthiano.

“Foi uma experiência bacana (técnico interino), mas é uma coisa que nunca projetei. Não tenho construído minha carreira dessa forma, tem sido muito gradual, passo a passo, tenho muitas etapas para fazer. Preciso concluir cursos. Não traço essas metas, elas têm acontecido naturalmente e eu tenho vivenciado muito o dia a dia, tentado fazer da melhor forma cada uma das etapas”, disse o profissional, que vai seguir trabalhando no clube do Parque São Jorge.

Em suas duas passagens como técnico interino do Timão, Fernando Lázaro teve 90,48 % de aproveitamento obtidos em seis vitórias e um empate. 19 gols marcados e somente quatro sofridos.

Um ciclo mesmo que curto, se fecha com absoluto êxito, assim só me resta a dizer “obrigado, Fernando Lázaro”. Agora é com você, Vítor Pereira. Vai, Corinthians!

Veja mais em: Técnicos do Corinthians e Vítor Pereira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marcelo Alexandre Becker

Por Marcelo Alexandre Becker

Gaúcho corinthiano desde agosto de 1981, formado em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Jornalismo Esportivo na Faculdade Cásper Líbero. Atua na imprensa desde 2003.

O que você achou do post do Marcelo Becker?