x
Corinthians e São Paulo pode ser decidido por quem 'sair do padrão' primeiro
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Corinthians e São Paulo pode ser decidido por quem 'sair do padrão' primeiro no sábado

Coluna da Mayara Munhoz

Análise de Mayara Munhoz

5.0 mil visualizações 33 comentários Comunicar erro

Corinthians e São Paulo pode ser decidido por quem sair do padrão primeiro no sábado

Róger Guedes é um dos destaques do elenco do Corinthians que enfrenta o São Paulo sábado

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Entre as muitas matérias e análises que estou lendo antes do clássico entre Corinthians e São Paulo, um dado me chamou a atenção: o time do Morumbi marcou três gols em vitórias nos últimos minutos de seus jogos no Paulista.

O Corinthians, como todos sabem, é um time conhecido por conseguir resolver partidas nos minutos finais também. Resolvi, então, ir mais a fundo e comparar os números das duas equipes na atual edição do Paulistão. A análise foi feita com a ajuda do FootStats, importante dizer.

A conclusão? Número e estatística não ganham jogo, muito menos clássico. Eu sei, você sabe. Mas, se a gente se permitir analisar, a impressão que fica é que quem souber "sair do padrão" no sábado pode levar a vantagem e sair vitorioso do Morumbi.

O padrão, no caso, é uma atuação mais efetiva no segundo tempo das partidas. Tanto Corinthians quanto São Paulo marcaram a maioria dos seus gols nos 45 minutos finais dos seus duelos até aqui. O time do Morumbi realmente apresenta um diferencial maior: são oito gols marcados no segundo tempo contra quatro no primeiro. Do lado do Timão, são sete na segunda etapa, contra cinco.

Por outro lado, os dois times também sofreram grande parte dos tentos na primeira etapa. Corinthians e São Paulo levaram cinco gols de adversários nos primeiros 45 minutos - o Timão levou apenas um no segundo, enquanto o rival levou três.

Números do Corinthians

Meu Timão / FootStats

Ainda sobre as diferenças entre os tempos do jogo dos adversários de sábado, outro dado também pode ser destacado: a posse de bola. Apesar dos gols, o Corinthians controla mais o jogo durante os 45 minutos iniciais, acumulando uma média de 62% de posse de bola; na segunda etapa, isso diminui para 59%. Já o São Paulo, mantém um certo equilíbrio com destaque para os minutos finais: 62% no primeiro tempo contra 63% no segundo.

Números do SP

Meu Timão / FootStats

O curioso no caso do Corinthians é que existe uma certa preocupação com o desempenho dos seus jogadores nos 45 minutos finais. Isso motivado pela idade de seus principais jogadores. Entre os mais velhos estão: Jô, Gil, Cássio e Renato Augusto, com 34; Paulinho e Willian, com 33; Fagner, 32; e Giuliano, 31. Se falarmos apenas do "quinteto mágico", o único mais jovem é Róger Guedes, com 25 anos.

Róger, Giuliano e Paulinho são os únicos que atuaram nos oito jogos do Timão no Paulista. Renato Augusto, Gil e Fagner se ausentaram de apenas uma partida. Cássio ficou fora de dois jogos, mas por conta de Covid-19. Jô não tem atuado como titular.

Os minutos jogados demonstram bem essa certa preocupação com os jogadores mais velhos. Willian foi o que menos atuou, ficando em campo 325 minutos. Paulinho, com 450, Giuliano, com 544, e Renato Augusto, com 545, completam o grupo. Cássio (540), Fagner (585), Gil (630) e Jô (134) também atuaram menos que Róger Guedes, que tem 708 minutos - o Timão disputou 720 minutos nos oito jogos do Paulista até o momento.

Se os números fizerem a diferença e essa quebra de "padrão" for um dos objetivos dos dois times, podemos analisar também que o Corinthians é quem leva uma certa vantagem. Isso por que o duelo marcará a estreia de Vítor Pereira, o novo técnico. O português comanda os treinamentos desde segunda e não seria nada anormal a gente ver uma mudança de postura já nesse primeiro jogo. Aliás, acredito que seja até o esperado pela Fiel. Do outro lado, Ceni já comanda o São Paulo desde o começo do Paulistão e, pelo que já demonstrou, não é do seu costume fazer grandes mudanças na postura do seus times.

Mas, como eu disse lá em cima, números não ganham jogo. Clássicos, então... A gente sabe que é tudo muito diferente quando Corinthians e São Paulo estão em campo. Tudo pode acontecer.

Veja mais em: Majestoso e Corinthians x São Paulo.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?