Conheça a Esportiva
x
Danilo já viveu dias de Luan e foi xingado até de comédia
Memória Fiel

Nostalgia alvinegra que vai além dos jogos, gols e súmulas. Aqui reviramos os arquivos para reencontrar as várias pequenas histórias e detalhes que formam a gigantesca história do Corinthians.

ver detalhes

Danilo já viveu dias de Luan e foi xingado de comédia

Coluna do Juliano Barreto

Opinião de Memória Fiel

6.5 mil visualizações 36 comentários Comunicar erro

Danilo já viveu dias de Luan e foi xingado de comédia

Danilo já foi alvo de protestos de torcedores do Corinthians

Foto: Reprodução

Em 2010, após perder o técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, o Corinthians, até então líder e sensação do Campeonato Brasileiro enfrentou uma crise brava. O novo técnico, Adilson Batista, não aguentou a pressão depois de uma sequência de seis jogos sem vitórias e acabou demitido. Perder para o Atlético-GO no Pacaembu foi um vexame inesquecível.

Poucos lembram, porém, de um protesto no centro de treinamento do Corinthians alguns dias depois. Um grupo com cerca de 70 torcedores cobriu a entrada do CT com faixas e, além da diretoria então formada por Gobbi e Sanchez, o principal alvo do protesto foram quatro jogadores: Souza, Moacir, Alessandro e Danilo.

Sim, antes de ser tricampeão do Paulista, tricampeão do Brasileiro e conquistar a Libertadores, o Mundial e a Recopa invicto, Danilo foi chamado de merda, covarde, inútil, sem brio, incapacitado, arrogante, energúmeno, comédia...

Protesto no CT Joaquim Grava, em 2010

Reprodução

Em 2010, seu primeiro ano com a camisa do Corinthians, Danilo disputava vaga com Tcheco, também contratado naquele ano para ocupar uma posição semelhante, e jamais havia conseguido ter sequência como titular ou sequer jogar na mesma posição por alguns jogos.

O meia já campeão da Libertadores e do Mundo, era chamado de “preguiçoso”, “lento” e “sem vontade.” Coincidentemente os mesmos defeitos vistos em Tcheco, em Bruno César, em Douglas, e em praticamente todos os outros meias que o Corinthians teve em 110 anos de história. (Isso para não citar a música “Nelsinho! Tira o Gordinho!” criada especialmente para o craque Neto nos anos 90, em uma fase que de craque ele tinha muito pouco).

As faixas de protesto e as ofensas de 2010 podem ter servido de motivação para Danilo? Sim.

Podem ter o ajudado a entender o tamanho da responsabilidade de jogar no Corinthians? Sim.

Mas certamente o que fez Danilo achar seu espaço no Corinthians foi uma combinação de elementos como tempo de adaptação no time novo, tempo para se adequar ao departamento de preparação física, tempo para encontrar um lugar em sistema de jogo, oportunidade de jogar com atacantes com qualidade técnica e mobilidade, oportunidade de jogar com volantes dinâmicos e com bom passe… enfim, a lista é longa, mas o resumo e que um time organizado fez Danilo magicamente ter vontade e correr mais.

Dez anos depois, a torcida estende faixas para ofender Luan, mais um “preguiçoso”, “lento” e “sem vontade.” Pode ser que Luan não seja o novo Danilo, mas vale a pena lembrar daquele protesto e comparar o Danilo de 2010 ao Danilo de 2012.

O que “consertou” Danilo foi simplesmente ter “mais vontade” ou foi participar de um projeto que deu tempo e condições de trabalho para um grupo de jogadores e comissão técnica de qualidade? De volta a 2020, o que vai fazer Luan estourar no Corinthians? Apenas correr e ter vontade?

Veja mais em: Luan, Danilo e CT Joaquim Grava.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Juliano Barreto

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Desde 1993 recorta jornais, revistas e guarda tudo relacionado ao Coringão. Neste blog, vamos tirar a poeira desses arquivos e matar as saudades.

O que você achou do post do Juliano Barreto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de André Tutida

    André 112 comentários

    @andre.tutida em

    Os dois tem muitas semelhanças...

    Sabemos que tem potencial, falta paciência e um tempo para assimilar o que é jogar no Corinthians...

    O Luan, como dito no texto acima, também precisa de um time que ajude ele a jogar.

    Acredito que com o tempo, o entrosamento aumente e o time melhore!

    #VAICORINTHIANS

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 76863 comentários

    @luiz.fernando.balest em

    Esperava mais de Luan, mas espero que floresça e volte a ser Luan do Grêmio!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Salvador

    Ranking: 1897º

    Salvador 1097 comentários

    36º. @meutimao.com em

    Eu sempre citei Zidanilo aqui nos tópicos, mas esse povo que acha que sabe tudo de futebol me negativavam dizendo que eu estava defendendo o Andrés e sua turma, só acho, de novo, acho, que sua opinião é a mesma que a minha, lembram com quem o Luan jogava no Gaymio eram volantes basicamente como meias tipo Rauf, Paulino e Elias, Edenilson(só alguns), vejam bem o Corinthians só quer velocidade pelos lados e esquece que precisa disto no meio na construção das jogadas, no dia em que Mancini colocar velocidade no meio, todos, mas todos sem exceção irão jogar melhor, inclusive o Luan.

  • Foto do perfil de De

    De 19 comentários

    35º. @de.no em

    Um não tem nada haver com o outro. Um jogador pode ter uma má fase ou azar de não encaixar no sistema tático do treinador, mas enquanto batalha para o 'levanta sacode a poeira e dá a volta por cima' vai ter o reconhecimento disso por todos. No final das contas Danilo virou um jogador inteligente, rassudo sabia jogar bem em várias posições.

    Luan um garoto mimado, teve sorte de iniciante... Pavil curto, sem atitude, totalmente desinteressado de si, do Corinthians... De tudo... é caso pra psicólogo e não pra treinador

  • Foto do perfil de Sergio

    Ranking: 840º

    Sergio 2114 comentários

    34º. @asrdecampos em

    Interessante seu ponto de vista. Agora, sempre gostei do Danilo e nunca o critiquei. Agora o Luan não tem o mesmo caráter do Danilo. Esta nítida a diferença de alguém que se entrega com alguém que briga.

  • Foto do perfil de washington

    Ranking: 1674º

    Washington 1225 comentários

    33º. @washingtonlgsp em

    Ainda tenho esperança, mas precisa jogar.

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 3934º

    André 541 comentários

    32º. @andre.sanchez1 em

    Colocar Luan e Zidanilo na mesma prateleira é um sacrilégio...me desculpe...
    O Danilo quando era questionado no início da sua carreira no Corinthians, não teve a metade das oportunidades que o Luan está tendo...Luan chegou e virou titular absoluto, não tem sombra...Danilo quando teve o mínimo de oportunidades, fez o que fez e o resto é história
    ...Danilo era lento...mas com um corte, derrubava um prédio inteiro...dava carrinho... Ganhava todas no meio de campo no alto...não tomava faltinha boba, pois fisicamente era muito mais forte que esse lombriguento do Luan...
    Faça me o favor vai...estou torcendo para queimar minha língua, mas Luan é um caso perdido no Corinthians... Oxalá que eu queime minha língua...estou torcendo por isso...mas tá difícil viu...