x
Duilio queria manter Sylvinho no Corinthians; saiba o que fez o presidente mudar de ideia
Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria, Bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito aos irmãos

ver detalhes

Duilio queria manter Sylvinho no Corinthians; saiba o que fez o presidente mudar de ideia

71 mil visualizações 250 comentários Comunicar erro

Duilio queria manter Sylvinho no Corinthians; saiba o que fez o presidente mudar de ideia

Duílio queria bancar Sylvinho no comando do Corinthians

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Eu estava escrevendo um artigo pedindo a demissão de Sylvinho, ainda no decorrer do segundo tempo do jogo contra o Santos, na noite desta quarta-feira. Foi então que recebi uma mensagem de um amigo muito, mas muito influente no Corinthians.

"Sylvinho vai ser demitido no vestiário. Não vai nem para a coletiva", dizia. Parei de escrever o primeiro esboço e passei a fazer este artigo.

Você acha que Sylvinho caiu por causa do péssimo trabalho e da falta de organização do time? Que a gota d'água foi a derrota em casa, de virada, para o fraquíssimo time do Santos, dirigido por Carille, desafeto de Andrés Sanches e companhia?

Ledo engano.

Uma fonte segura me garantiu que Duilio, Roberto de Andrade e Alessandro, mas, principalmente o Roberto, queriam manter o treinador no comando. Apostavam no baixo nível técnico do Paulistão. Por isso não fizeram o óbvio: demitir Sylvinho no final do ano passado.

Mas "forças ocultas" empurraram o cabo de guerra para o lado da demissão. Sylvio foi vítima de uma ironia do destino.

O grupo que domina o Corinthians desde 2008 tem em Sylvinho um homem de confiança. Tentou contratá-lo como técnico anteriormente e ele esnobou o Corinthians. As negativas de Renato Gaúcho e Aguirre, a falta de opções e a recusa em procurar um treinador estrangeiro fizeram a vaga cair no colo de Sylvio no ano passado.

Com poucos jogadores talentosos, e com um Corinthians modesto no mercado da bola, o novato conseguiu ir levando o trabalho. Não estávamos na zona do rebaixamento e ninguém exigia mais daquele elenco. Apenas a permanência na Série A.

A ironia se desenha quando a diretoria começa a melhorar as contas, fechar parcerias e trazer craques. Isso fundiu a cabeça do treinador. Ele se tornou pequeno diante dos medalhões.

O Timão se classificou para a Libertadores por conta do fator Arena com público. Fora de casa, campanha de rebaixamento.

As parcerias aumentaram as ambições e o poderio do time. Mas a moeda do investidor tem duas faces. Trazemos craques, pagamos o salário e queremos ver o time vencer. Isso é lógico e compreensível.

Todo o ecossistema que gira em torno da diretoria exerceu uma pressão, frequentemente silenciosa, com base no conceito de que não adianta ter jogadores grandes dirigidos por um técnico pequeno.

Além disso, a saúde financeira do clube também passa por boas campanhas na Copa do Brasil e Libertadores.

Não deu para arriscar.

E não adianta tapar o sol com a peneira. Quem põe dinheiro quer, legitimamente, ter retorno.

O trio de ferro da diretoria teve que se convencer que com Sylvinho, na beira do campo, o retorno não seria financeiro ou de marketing.

O retorno seria voltar para casa, com o Uber das eliminações.

Os parceiros querem um treinador cascudo. E um preparador físico também. Paulinho, por exemplo, está treinando desde o ano passado e ainda está fora de forma. Levando em conta que Cuca é complicado, que Andrade não se dá com Mano Menezes e que a diretoria não perdoa a molecagem de Renato Gaúcho, acredito que o próximo técnico do Corinthians não será brasileiro. Apesar de até poder falar português.

Veja mais em: Sylvinho, Duílio Monteiro Alves, Roberto de Andrade e Alessandro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Gomes Zanin

Por Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria de imprensa, bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito.

O que você achou do post do Roberto Zanin?