x
Vamos entender como Júnior Moraes pode se encaixar no Corinthians?
Tática com Jow

Escrevo sobre o que rola dentro das quatro linhas de um campo de futebol.

ver detalhes

Vamos entender como Júnior Moraes pode se encaixar no Corinthians?

Coluna do João Marcos Blunck Vojnovic

Análise de Tática com Jow

4.2 mil visualizações 25 comentários Comunicar erro

Vamos entender como Júnior Moraes pode se encaixar no Corinthians?

Júnior Moraes em seu primeiro treino pelo Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians anunciou a contratação de Júnior Moraes nesta quarta-feira. Antes de iniciar o texto, uma informação: o centroavante sofreu uma lesão séria em 2021 e só voltou a jogar com regularidade no final do ano passado. Meses depois, acontece a guerra na Ucrânia. Logo, o material vai ter mais lances do atleta em jogos pré-lesão do que pós.

Júnior Moraes é um atacante que conhece muito bem a área. Se desmarca bem, finaliza muito bem com a perna direita, com a perna esquerda, de letra... Enfim, tem um repertório grande para fazer gols dentro da área. A maioria dos seus gols são assim.

E quando digo que ele conhece muito bem a área, estou sendo bem sincero. Sabe se posicionar e, muitas vezes, está no lugar certo e na hora certa. Por isso, faz muitos gols típicos de um camisa 9: rebote, carrinho ou apenas empurrando para o gol.

E mesmo após a lesão, Moraes mostrou que não perdeu esse faro de gol, esse conhecimento da área. Logo nos primeiros jogos pós-lesão, Júnior Moraes fez dois gols que mostraram seu ótimo posicionamento. Destaque para o segundo que foi de letra.

Ok, Jow. Então, por essas imagens, podemos dizer que o Júnior Moraes é aquele típico atacante que só fica dentro da área esperando a bola chegar?

Não. E é aí que começa a ficar mais interessante o material sobre o novo jogador do Corinthians. Júnior Moraes também cria muitas situações de gols através das suas movimentações em campo. Um dos exemplos, que faz com que ele crie muitas chances, é o movimento de atacar a última linha de defesa. Ele gosta de receber passes em profundidade.

Reparem que Moraes está quase sempre apontando que quer o passe na frente. E ele fez muitos gols justamente assim.

Boa, Jow. Mas, e depois da lesão? Ele ainda consegue fazer isso?

Nada melhor do que o lance abaixo para exemplificar. Reparem que Júnior Moraes faz o movimento citado duas vezes. Na primeira, não recebe o passe. Na segunda, a bola chega e ele finaliza.

Depois dessa movimentação de atacar a última linha de defesa, quero falar sobre outra que, particularmente, acho muito linda. O engano ou drible de corpo - ou, como é também conhecido, o "dar o gato".

Essas movimentações acontecem quando o jogador está na área para receber um cruzamento e finge que vai para uma direção, mas vai para outra. Isso deixa o zagueiro adversário perdido. Júnior Moraes é craque nessa jogada e consegue criar muitas chances por conta disso.

E esse também é um movimento que já vimos Júnior Moraes fazer após a lesão. O atacante finge que vai para frente, o zagueiro acompanha e ele muda de direção ficando sozinho. Por pouco não marcou o gol, mas é um movimento característico de Moraes.

Essa técnica também tem relação com a altura de Júnior Moraes. Por ser baixo, ele precisa encontrar maneiras de levar vantagem sob os zagueiros no jogo aéreo. Então, ele precisa saber se desmarcar bem. Quando engana o adversário assim é uma forma de fazer isso e conseguir também levar perigo com o seu cabeceio, que também é muito bom.

Seguindo a análise, você certamente já ouviu aquela frase: "Nem só de gol vive o atacante", né? Então, mais um ponto para Júnior Moraes. Ele não contribui apenas com gols. Ele é um atacante que também sabe ser garçom quando necessário.

Júnior Moraes tem uma qualidade que pode ser bem aproveitada pelo Corinthians: são os momentos em que ele recua e vira uma espécie de "camisa 10". Assim, com seu bom passe, ele deixa quem infiltra na cara do gol para marcar. Com Willian, Róger Guedes, Mosquito e Paulinho entre seus companheiros, isso pode dar muito bom.

Bom, esses são os principais pontos de Júnior Moraes, principalmente no que diz respeito a fazer gols. Eu também fiz uma análise mais completa em vídeo para quem se interessar em saber mais sobre o novo jogador do Corinthians. Confira abaixo!

Confira a análise completa sobre Júnior Moraes

Veja mais em: Júnior Moraes.

Avalie esta coluna
Coluna do João Marcos Blunck Vojnovic

Por João Marcos Blunck Vojnovic

Estudioso e apaixonado por tática e todas as suas variações.

O que você achou do post do João Marcos?