x
Corinthians deve assumir o prejuízo no caso Luan e deixar ambos seguirem em frente
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Corinthians deve assumir o prejuízo no caso Luan e deixar ambos seguirem em frente

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

16 mil visualizações 73 comentários Comunicar erro

Corinthians deve assumir o prejuízo no caso Luan e deixar ambos seguirem em frente

Luan luta até para ser coadjuvante nesse Corinthians - o melhor a fazer é deixá-lo ir e aceitar que o investimento deu errado

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians tem duas questões pendentes entre jogadores que ganham muito e rendem muito pouco no seu elenco. O caso Jô voltou à tona com o sumiço do jogador na segunda-feira, mas vou me ater a um atleta que tem mostrado mais profissionalismo do que o camisa 77: o meia Luan.

Maior contratação do Corinthians em 2020, o armador não vai ter chances no clube nessa temporada e já não empolgou o técnico Vítor Pereira, talvez a sua única oportunidade de dar uma reviravolta na trajetória no clube. Fica, então, o Timão com um dos seus maiores salários, fisicamente apto a entrar em campo, encostado no banco - às vezes até fora dele.

A saída, para este que vos escreve, é assumir esse prejuízo, liberar Luan até gratuitamente a outro clube e seguir a vida. O grande Rodrigo Vessoni escreve que o Corinthians prospecta interessados no mercado - algo que, segundo a Gaviões da Fiel, já fazia ano passado. Mas que me parece fadado ao fracasso se a expectativa é receber algo significativo em troca.

Quando falo gratuitamente é exatamente isso que estão pensando: pagando parte ou até todo o salário em um empréstimo e deixando o jogador tentar mostrar seu valor em outro lugar. Não foram poucas as evidências de que ele não terá chances em 2022 e, quiçá, até 2023 com a camisa alvinegra. Assumir o prejuízo.

Faço aqui o adendo que discordo da avaliação de que a contratação foi descabida ou o contrato ruim. Luan chegou como um jogador que havia sido o melhor do continente dois anos antes e, aos 26 anos, tranquilamente se qualificava como um atleta digno de quatro anos de contrato. Mas, como acontece diversas vezes no futebol, infelizmente não deu certo.

Foram ao todo 89 minutos do jogador em três jogos na atual temporada. Desde que todos os reforços estrearam, em setembro do ano passado, Luan foi titular em apenas duas oportunidades, sendo que a segunda, contra o Botafogo-SP, neste Paulista, se deu quando o técnico Fernando Lázaro optou por um time quase todo reserva.

Ou seja, ainda que receba elogios pelo profissionalismo, Luan não entrega praticamente nada ao time do Corinthians hoje em dia. Em um exercício de prioridades, ele seria, na melhor das hipóteses, a quarta opção para atuar em uma das posições de armação. Não tem cabimento gastar o que se gasta em um jogador que te vai render apenas isso.

A comparação fica ruim para ele até quando se faz um paralelo com Jô. O centroavante, talvez por uma carência maior do elenco - mas lembrando que Luan também tem o "falso 9" como uma das suas atribuições -, jogou sete vezes no ano, somando 186 minutos, fez um gol e foi a alternativa à qual VP recorreu quando precisou de mais presença de área contra o São Paulo.

Quando se leva para o mesmo cenário descrito de Luan, Jô foi titular em 11 oportunidades e jogou 25 partidas desde a chegada dos reforços. Enfim: mesmo o pior Jô que o Corinthians já viu produz o dobro desse atual Luan. Não há muito o que fazer diante dessa situação a não ser liberar o camisa 7 para atuar em outro lugar.

Veja mais em: Luan, Vítor Pereira e Mercado da bola.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Michael

    Ranking: 4576º

    Michael 457 comentários

    @thucke em

    Infelizmente futebol é um negócio e negócios são assim mesmo..
    Não tem como ganhar em todas as vezes.
    Luan foi uma aposta acertada, um cara que era Corinthiano de infância, mas que, infelizmente, não deu certo.
    Acho desnecessário ficar xingando o jogador, só que entendo a raiva da torcida, pois criamos muita empolgação com a vinda do Luan.
    O certo seria tentar achar uma troca no estilo Jadson e Pato, mesmo tendo que pagar parte dos salários, aceitar esse prejuízo e torcer para que, na troca, a gte consiga acertar novamente.
    Fé em Deus e vida que segue

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 2867º

    André 753 comentários

    @andre.kobal em

    Tem que realmente achar uma solução para o caso do Luan. Não jogar contra o Novorizontino quando 9 jogadores da escalação inicial eram reservas, mostra que ninguém mais acredita nele!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Alcides

    Ranking: 420º

    Alcides 3635 comentários

    73º. @takano em

    Tomás, quando a diretoria contratou o Luan ele já não vinha jogando bem e não era mais titular do Grêmio, razão por que ele foi vendido ao Corinthians. Mesmo depois de sua contratação, o Luan continuou não jogando nada e nunca correspondeu à expectativa da torcida corintiana.

  • Foto do perfil de Marcos

    Marcos 199 comentários

    72º. @marcosaa em

    Infelizmente o contrato vai até muito longe e quem vai querer pegar o jogador agora, mesmo sem custo de direitos econômicos, mas manter o salário absurdo dele?

  • Foto do perfil de Mario

    Ranking: 121º

    Mario 7873 comentários

    71º. @marioayres em

    Realmente não deu certo, já ouvi muitas explicações, mas na última linha fica claro que não dará certo. Então, concordo, libera e vamos em frente.

  • Foto do perfil de HELBRAFI

    Ranking: 1643º

    Helbrafi 1253 comentários

    70º. @helcio.brambilla.fil em

    Deveria ter tomado a atitude de ceder o Luan a custo zero há tempos, já que quanto mais tempo demora mais se joga dinheiro fora pagando esse salário de marajá.

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 6037º

    Leandro 331 comentários

    69º. @leandro.ruiz2 em

    Infelizmente tenho que concordar contigo.
    Ele já teve todas as oportunidades possíveis, com todos os estilos de jogo possíveis.
    Difícil será encontrar alguém que o queira mesmo Corinthians banhando.
    Infelizmente