x
Willian no Corinthians: baixo rendimento ou expectativa alta?
Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

ver detalhes

Willian no Corinthians: baixo rendimento ou expectativa alta?

Coluna do Victor Cônsoli

Opinião de Victor Cônsoli

6.4 mil visualizações 131 comentários Comunicar erro

Willian no Corinthians: baixo rendimento ou expectativa alta?

Willian foi um dos jogadores mais criticados após a derrota do Corinthians para o Atlético-GO

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Na última partida do Corinthians, a equipe foi mal e sofreu uma derrota por dois gols de diferença para o Atlético Goianiense, se complicando na Copa do Brasil e gerando muitos comentários negativos dos torcedores. Em campo, ninguém se destacou, mas o atacante Willian vem sendo alvo de críticas pela sua temporada.

O fator que mais incomoda é sua quantidade de gols pelo Corinthians desde o retorno. Em 41 jogos, teve apenas um gol marcado, contra o São Bernardo, no Paulistão. Na sua primeira passagem, Willian marcou dois tentos, ambos no mesmo jogo.

Willian nunca foi um atacante artilheiro. Pela Seleção Brasileira, fez apenas cinco gols em 38 jogos oficiais. Nas últimas cinco edições da Premier League que disputou, levava em média 16 partidas para balançar as redes.

Baseado nesses números, fica claro que não faz parte das características do atacante ser artilheiro. Se você se decepcionou com esse detalhe, não é culpa do jogador. Mas então, porque ele foi tão bem na Europa e ainda tinha mercado lá aos 33 anos?

Willian é um jogador extremamente talentoso, um dos melhores no um contra um - algo muito difícil de se encontrar atualmente. Desde que chegou ao Corinthians acertou 92 dribles. Na atual temporada, entre os jogadores do Corinthians no Brasileirão, é o atleta com mais dribles certos por jogo (2.6), acertando 74% dos que tenta.

Drible não ganha jogo, mas com certeza ajuda a fazer gols. O atacante é fundamental para abrir espaço, pois facilmente consegue deixar os marcadores para trás. Além disso, seu estilo de jogo chama atenção da marcação - é comum vermos dois ou três adversários em cima dele, sendo assim, mais uma vez gerando espaço.

Desde que retornou ao Corinthians, foram seis assistências, 64 passes decisivos e cinco grandes chances criadas, segundo o SofaScore. Por outro lado, o fato dele não marcar não quer dizer que ele não tenta. Ainda entre os jogadores do Corinthians no Brasileirão 2022, Willian é o terceiro que mais acerta chutes no alvo por jogo - desde o seu retorno são 29 finalizações com 17 no gol.

Portanto, não é porque o Willian não marca gol todo jogo que ele é "bagre" ou não estreou pelo Corinthians ainda. Dentro daquilo que pode, ele já mostrou tudo que sabe e vem jogando muito pelo Corinthians. A última partida foi uma exceção, tanto pra ele como para outros bons jogadores do Timão que não foram bem em Goiânia.

Veja mais em: Willian.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Cônsoli

Por Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

O que você achou do post do Victor Cônsoli?