x
Centroavantes do Corinthians 'passam fome' desde 2018
Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

ver detalhes

Centroavantes do Corinthians 'passam fome' desde 2018

Coluna do Victor Cônsoli

Opinião de Victor Cônsoli

5.7 mil visualizações 44 comentários Comunicar erro

Centroavantes do Corinthians passam fome desde 2018

Yuri Alberto ainda não marcou com a camisa do Corinthians

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Anunciado com grande expectativa pela Fiel, Yuri Alberto completou seu sexto jogo com a camisa do Corinthians no sábado. Até o momento, ele tem três finalizações, mas nenhuma delas para o gol. Se comparamos com seu início na Rússia, uma grande diferença: por lá, foram três gols e duas assistências nos cinco primeiros jogos. Essa situação, no meu ponto de vista, não é culpa dele.

Quando estreou contra o Coritiba, ele deu uma "assistência" para o Róger Guedes. Desde então, mostra algo todo jogo: raça. Uma das características da equipe de Vítor Pereira é pressionar os zagueiros adversários. Yuri faz isso tão bem que gerou essa chance contra o Coritiba e até uma contra o Flamengo.

Porém, a bola não chega. Muitas vezes vemos o atacante se deslocar, chegar a pisar até no campo de defesa quando o Corinthians tem a posse de bola, mas quando fica posicionado como um centroavante não encontra a bola. E esse problema é antigo.

Desde a temporada incrível de Jô em 2017, nenhum centroavante conseguiu nem chegar perto da marca de 25 gols em uma temporada. Nem mesmo o próprio, que retornou ao clube alguns anos depois. Meias e até atacantes improvisados na posição já conseguiram mais sucesso na função do que os centroavantes de origem.

Logo no ano seguinte, o artilheiro da equipe fez 15 gols, sendo ele o meia Jadson. Temporada essa em que Roger fez apenas cinco tentos e Jhonatas, Matheus Matias e Kazim balançaram as redes apenas uma vez cada um - os três jogadores disputavam a posição de centroavante. No mesmo ano, Ángel Romero se destacou no ataque fazendo 12 gols.

Depois disso, os centroavantes voltam a ser artilheiros do time no ano, mas sem conseguir ultrapassar a marca imposta por Jadson em 2018. Em 2019, Gustavo, também conhecido como "Gustagol", marcou 14 gols, superando os dois companheiros de posição: Vagner Love (11 gols) e Boselli (10).

Em 2020, Jô voltou a ser o artilheiro do ano, mas, dessa vez, com apenas oito gols. Ele superou Boselli, que balançou as redes seis vezes. Luan também brigou pela artilharia com sete tentos marcados na temporada.

No ano passado, Jô voltou a ser quem mais marcou pelo Timão, com dez gols a favor. Róger Guedes passou perto, com sete tento.

Desde que Duilio Monteiro Alves assumiu a presidência do clube o "camisa 9" é o mais buscado como reforço. Diversos nomes foram especulados, mas aqueles que realmente chegaram, ainda não conseguiram dar conta do recado.

Júnior Moraes atuou em 16 jogos pelo Corinthians e marcou apenas um gol. Yuri Alberto é recém-chegado e, como citado acima, ainda não fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Até então, o centroavante Jô, que não veste mais a camisa do clube, é o quinto artilheiro da temporada, com quatro gols. Róger Guedes, que foi improvisado na função, é quem mais marcou no ano, balançando a rede dez vezes.

A bola não chega. Centroavante "passa fome" no Corinthians desde 2018.

Veja mais em: Artilharia do Corinthians e Yuri Alberto.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Cônsoli

Por Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

O que você achou do post do Victor Cônsoli?