x
O Corinthians de Vítor Pereira é capaz de vencer o Atlético Goianiense?
Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

ver detalhes

O Corinthians de Vítor Pereira é capaz de vencer o Atlético Goianiense?

Coluna do Victor Cônsoli

Análise de Victor Cônsoli

2.7 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

O Corinthians de Vítor Pereira é capaz de vencer o Atlético Goianiense?

Corinthians precisa vencer o Atlético Goianiense para avançar na Copa do Brasil

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Depois de ser eliminado pelo Flamengo na Libertadores e ser derrotado pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem nesta quarta-feira a missão de se manter vivo na briga por um título em 2022. Mas, qual o grau de dificuldade que esse time enfrenta?

Para se classificar na Copa do Brasil, o Timão deve vencer o Atlético Goianiense por dois gols de diferença no mínimo. Depois de ser derrotado pelo rival no Brasileirão, caiu uma posição no torneio e viu o mesmo disparar na liderança. A partida desta quarta pode significar a esperança de uma conquista ainda esse ano.

Até hoje, pelo menos, a única maneira de se marcar gols é finalizando. Esse talvez não seja o ponto forte dessa equipe, mas tem que ser nesta noite na Neo Química Arena, e acredito que nas últimas partidas a equipe tenha melhorado bastante nesse quesito. Separei até alguns números.

ANTES DA SEMANA DECISIVA

Os últimos seis jogos do Corinthians antes da derrota para o Atlético Goianiense definia o Corinthians como uma equipe bem competitiva para as partidas difíceis que iria enfrentar em sequência. Bem diferente do que aconteceu.

O Timão se classificou na Argentina, depois venceu o Flamengo em casa, foi derrotado pelo Santos após golear na primeira partida da Copa do Brasil, não conseguiu superar o Ceará, teve a bela estreia de Yuri Alberto contra o Coritiba e virou uma partida no Mineirão.

Tudo isso finalizando 51 vezes, somando todas as partidas. Nelas, o Corinthians marcou sete gols e, para isso, teve 15 chutes no alvo. Um aproveitamento de 29% nas finalizações.

SEMANA DOS JOGOS DE IDA

Quando começaram as primeiras partidas de mata-mata, a equipe teve um jogo de Campeonato Brasileiro apenas. Foram duas derrotas por 2 a 0 (Flamengo e Atlético-GO) e uma boa vitória em cima do Botafogo, que podia ser uma goleada.

Nesses últimos jogos, o Corinthians finalizou 36 vezes, acertou dez chutes para fazer apenas um gol, com Gustavo Mosquito. O Timão teve um aproveitamento de 27% nas tentativas de gol.

SEMANA DOS JOGOS DE VOLTA

Se antes a semana já seria decisiva, ela se tornou um pesadelo. Em meio a um jogo que devia ter sido tranquilo contra o Avaí, o time devia virar um jogo na Libertadores contra o Flamengo e vencer seu maior rival, que vive seu melhor momento.

O final dessas histórias todos nós sabemos. Mas o que chama a atenção é que a equipe nitidamente melhorou. Apenas nesses três jogos foram 36 finalizações, com 11 indo em direção ao gol. Infelizmente, só uma cabeça do Balbuena acabou balançando as redes. Dessa vez, com um aproveitamento de 30% nas tentativas.

Porém, depois dos primeiros jogos a equipe teve uma melhora, não marcou nenhum gol, mas isso pela incapacidade de aproveitar as boas chances que os números mostram que existiram.

SEMANA COMPLETA

Depois de analisar a cada três jogos, se juntarmos tudo e compararmos com as seis partidas antes da Copa do Brasil iniciar novamente, vemos uma equipe que começou a dar mais trabalho para os goleiros adversários.

Foi preciso 74 finalizações para acertar o alvo 21 vezes, as redes não balançaram muito, apenas dois gols marcados - tirando obviamente o contra no Dérbi. Aproveitamento de 28% nas finalizações.

A equipe precisa hoje no mínimo apresentar o melhor futebol da temporada. Um bom futebol com muita raça pode até servir de consolo caso não reverta o placar. Mas buscar essa classificação encantando a Fiel é tudo que queremos.

Partindo do ponto que eu já citei lá em cima, finalizar é a única maneira de marcar gols. A partida que o Corinthians mais finalizou desde a chegada do Vítor Pereira foi ainda no Paulistão, contra a Ponte Preta. Na ocasião, o Timão venceu por 5 a 0, foram 22 tentativas para acertar nove no alvo.

O mesmo contexto, mais recente foi contra o Coritiba. A equipe finalizou 19 vezes, acertou seis no alvo - mesma quantidade do jogo contra o Cali, onde finalizou 17 vezes e marcou três gols. A última vez que esse time finalizou nove vezes no alvo foi contra o Internacional, no empate em 2 a 2.

DIFERENÇA DE GOLS

Nosso adversário desta quarta soma 55 jogos no ano. Até hoje, apenas sete vezes foram derrotados por uma diferença de dois gols ou mais. A mais recente foi para o Flamengo no Brasileirão, quando perdeu por 4 a 1. Vale destacar que seis dela foram fora de casa, mais otimismo para o corinthiano.

  • 30/07/2022 - Flamengo 4 x 1 Atlético-GO
  • 20/07/2022 - Athletico-PR 4 x 1 Atlético-GO
  • 30/06/2022 - Olimpia 2 x 0 Atlético-GO
  • 16/06/2022 - Palmeiras 4 x 2 Atlético-GO
  • 14/05/2022 - Atlético Mineiro 2 x 0 Atlético GO
  • 17/04/2022 - Red Bull Bragantino 4 x 0 Atlético GO
  • 19/02/2022 - Atlético GO 0 x 2 Vila Nova

Por outro lado, o Corinthians disputou 51 partidas na temporada. Em nove oportunidades venceu por dois gols de diferença ou mais - uma delas apenas sem Vítor Pereira, 3 a 0 contra o São Bernardo sob comando do Fernando Lázaro.

  • 20/07/2022 - Corinthians 3 x 1 Coritiba
  • 22/06/2022 - Corinthians 4 x 0 Santos
  • 11/06/2022 - Corinthians 2 x 0 Juventude
  • 11/05/2022 - Corinthians 2 x 0 Portuguesa-RJ
  • 26/04/2022 - Corinthians 2 x 0 Boca Juniors
  • 16/04/2022 - Corinthians 3 x 0 Avaí
  • 10/04/2022 - Botafogo 1 x 3 Corinthians
  • 16/02/2022 - Corinthians 3 x 0 São Bernardo

NO RETROSPECTO

Se analisarmos os duelos entre Corinthians e Atlético Goianiense encontramos poucos resultados como o que precisamos. Em 2012, vencemos por 2 a 0; em 2011, ganhamos por 3 a 0; em 1967, superamos os goianos por 4 a 1; e em 1958, fomos melhores por 4 a 0.

Veja mais em: Corinthians x Atlético-GO.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Cônsoli

Por Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

O que você achou do post do Victor Cônsoli?