Venha fazer parte da KTO
x

Como funciona a lista de jogadores inscritos do Campeonato Paulista?

14 mil visualizações 33 comentários Reportar erro

Jogadores mais experientes serão inscritos na Lista A enquanto os jovens revelados na base ficam com a Lista B

Jogadores mais experientes serão inscritos na Lista A enquanto os jovens revelados na base ficam com a Lista B

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians se prepara para a disputa do Campeonato Paulista de 2022 a partir do dia 25 de janeiro, terça-feira que vem. O clube ainda não oficializou, mas tem até o mesmo dia para apresentar uma primeira lista de jogadores inscritos no torneio. Nos últimos anos, a Federação Paulista de Futebol (FPF) trabalha com duas relações e isso, por vezes, causa confusão no torcedor alvinegro. O Meu Timão, então, resolveu explicar como funcionam as inscrições do Paulistão abaixo.

A regra geral

Desde 2018, a Federação Paulista de Futebol permite que os clubes façam a inscrição de seus jogadores em duas listas diferentes para a disputa do Paulistão. As relações são divididas em Lista A e Lista B. A criação da segunda opção foi feita com o intuito de promover uma maior utilização dos jogadores revelados nas categorias de base do clube.

Somente jogadores inscritos em qualquer uma dessas duas listas podem atuar no torneio estadual. Os prazos são sempre especificados pela FPF meses antes do início da disputa no Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional. O documento fica disponível ao público geral no site da entidade.

Como funciona a Lista A?

A Lista A é a principal relação de jogadores inscritos. Nela, o clube pode relacionar até 26 atletas, sendo três goleiros e 23 jogadores de linha. Para a edição de 2022, o Corinthians tem até o dia 25 de janeiro para inscrever atletas para atuar na primeira rodada.

Após isso, o clube pode ir acrescentando jogadores até o prazo final de 25 de fevereiro de 2022. As novas inscrições podem ser feitas a qualquer momento nesse período, mas é proibido qualquer substituição na lista. Então, por exemplo, se o Corinthians inscreve um atleta na semana que vem e ele é vendido para um clube do exterior antes do final do mês, essa vaga é "perdida" na lista. Esse atleta não pode ser retirado e substituído por outro durante a primeira fase. A única exceção é em casos de lesões sérias que impossibilitem o jogador de atuar até o restante do torneio - veja a explicação mais detalhada abaixo no item de Substituições e Lesões.

Todos os jogadores precisam ter seus contratos de trabalho protocolizados no sistema da Federação Paulista de Futebol, bem como no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A relação de jogadores inscritos também fica disponível no site da FPF para o público geral após o prazo inicial. Nela, a Lista A aparece nas primeiras colocações da listagem. Cada atleta é listado com nome completo, apelido, a categoria que pertence, o seu número de registro, a idade, a data de nascimento, a data de inscrição do seu contrato no sistema da FPF para o torneio, a data da inscrição do contrato inicial do jogador no sistema da FPF e a data do término do contrato do atleta com o clube. Veja abaixo o modelo da Lista A da temporada passada.

Exemplo da Lista A do Corinthians na edição de 2021 do Paulistão

Exemplo da Lista A do Corinthians na edição de 2021 do Paulistão

Reprodução / FPF

Como funciona a Lista B?

Criada a partir da edição de 2018, a Lista B é composta por jogadores comprovadamente formados nas categorias de base do clube. Diferente da lista principal, ela não tem um número máximo de atletas que podem ser inscritos. Os nomes dos atletas podem ser incluídos a qualquer momento durante a competição. Para a primeira rodada, porém, a regra segue a mesma da Lista A: só serão válidos os nomes inscritos até o dia 25 de janeiro de 2022.

Apesar de não ter limite de inscritos, a Lista B possui três regras específicas. São elas:

  1. somente atletas com 16 anos completos e nascidos até 2001 podem ser inscritos na Lista B;
  2. somente atletas registrados no Corinthians no período mínimo de um ano (12 meses) podem ser inscritos - a situação também vale se o jogador tiver sido emprestado a outro clube no período;
  3. somente sete jogadores da Lista B poderão estar em campo ao mesmo tempo em uma partida do Corinthians - não há limite em relação ao banco de reservas.

A Lista B também fica disponível no site da FPF para o público geral. Ela aparece após a Lista A, no mesmo documento, e com todas as mesmas informações já citadas no item anterior. Veja abaixo o modelo da Lista B da temporada passada.

Exemplo da Lista B do Corinthians na edição de 2021 do Paulistão

Exemplo da Lista B do Corinthians na edição de 2021 do Paulistão

Reprodução / FPF

Limitações para inscrições e utilizações nas partidas

Independentemente de em qual lista o clube pretende inscrever seus jogadores, ainda é preciso seguir uma série de regras da FPF sobre quem pode ou não atuar no Paulistão. Então, além das já citadas acima, o Corinthians precisa seguir outras quatro principais regras. São elas:

  1. Não é permitida a utilização de jogadores com menos de 16 anos completos em nenhuma das duas listas. O atleta está liberado para atuar na competição a partir do dia que faz aniversário e completa os 16 anos de idade;
  2. Não é permitida a inscrição de jogadores com mais de 20 anos de idade que não tenham contratos profissionais registrados com o clube - a maioria dos atletas de base assinam contratos de formação antes disso. O jogador pode atuar com o vínculo não profissional somente até um dia antes do seu aniversário de 20 anos.
  3. O clube que optar por inscrever atletas que tenham entre 16 e 20 anos que não tenham contratos profissionais só poderá utilizar o máximo de cinco deles por partida, incluindo titulares e reservas.
  4. A Federação Paulista de Futebol não limita o número de inscrição de jogadores estrangeiros pelos clubes. No entanto, apenas cinco poderão participar de cada partida, incluindo titulares e reservas.

Substituições e lesões

Como já dito acima, após a inscrição de um atleta na relação, o clube não poderá fazer substituições, perdendo assim a vaga na listagem. A exceção fica por conta de situações envolvendo problemas médicos. São elas:

  1. Durante toda primeira fase do Paulistão, o clube poderá substituir um jogador da lista caso o mesmo sofra uma lesão e comprove com um laudo médico que não conseguirá atuar até o restante da disputa da competição. O laudo ainda será avaliado pelo Comitê Médico da FPF antes da liberação de uma substituição na listagem. Após isso, o clube poderá fazer a troca.
  2. Durante toda a disputa do Paulistão, o clube poderá substituir um goleiro lesionado caso o mesmo sofra uma lesão e comprove com um laudo médico que não conseguirá atuar até o restante da disputa da competição. A situação também será avaliada pelo Comitê Médico da FPF;

O regulamento ainda deixa claro que se o jogador que for substituído por lesão atuar por qualquer outro clube, seja no Brasil ou no exterior, durante o período da competição, o clube sofrerá com uma sanção administrativa. O atleta só pode ser inscrito por um único clube participante do Paulistão, independentemente da série de disputa, por edição.

Além das exceções acima, o regulamento permite outra troca na listagem inicial. Se o clube avançar para as quartas de final do Paulistão, poderá realizar a substituição de até quatro jogadores da relação original independentemente do motivo. O prazo para isso, neste ano, será até 22 de março de 2022.

O Campeonato Paulista de 2022 tem início previsto para o dia 25 de janeiro, terça-feira. O Corinthians já faz sua estreia na mesma data, contra a Ferroviária, na Neo Química Arena, a partir das 21h.

Veja mais em: Campeonato Paulista, Base do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: