Venha fazer parte da KTO
x
Abel Ferreira, a base do Corinthians e a solução de um problema para Vítor Pereira
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Abel Ferreira, a base do Corinthians e a solução de um problema para Vítor Pereira

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

18 mil visualizações 58 comentários Comunicar erro

Abel Ferreira, a base do Corinthians e a solução de um problema para Vítor Pereira

Dica de Abel Ferreira pode ser interessante a Vítor Pereira

Foto: Felipe Szpak/Ag Corinthians/ SEBASTIAO MOREIRA/AFP

Vítor Pereira chega ao Corinthians com uma série de problemas a resolver no elenco alvinegro. Desde destravar algumas dinâmicas engessadas, legado do trabalho de Sylvinho, até simples trocas de jogadores na equipe titular. A indefinição na lateral esquerda, ao meu ver, parece uma das mais urgentes.

Não consigo projetar uma segurança completa com nenhuma das opções projetadas hoje. Fábio Santos parece hoje se preocupar muito mais em corrigir limitações próprias do que resolver problemas do Corinthians, algo que enxergo também em Bruno Melo. Lucas Piton, por sua vez, estagnou em um estágio primário de desenvolvimento e não dá mostras que pode ser o titular de um time que almeja brigar por uma Libertadores.

Nisso, acho que cabe a Vítor Pereira buscar novas soluções à equipe titular, partindo do princípio que nenhuma das alternativas supre 100% do que espera ao dono da posição. E uma dica para isso, pasmem, pode vir da outra extremidade da linha vermelha do metrô de São Paulo.

Abel Ferreira sempre desejou que sua equipe fizesse uma saída de bola com três jogadores, tendo pelo lado esquerdo, obrigatoriamente, um jogador canhoto. Mas Matías Viña, seu lateral-esquerdo titular, teria boa parte de suas virtudes limitadas se preso à saída de bola em seu campo de defesa.

Desta maneira, a formação que o dá uma boa resposta, em um primeiro momento tem Renan Victor, zagueiro de origem, como um "falso lateral". Quando a equipe se defende, joga como um lateral tradicional, em uma linha de quatro, mas com cacoetes de zagueiro que tornam situações defensivas bem menos perigosas. Garante uma sustentação defensiva, sem obrigar ao ponta de seu lado que componha uma linha de cinco.

Bem como Abel Ferreira, Vítor Pereira já indicou uma preferência por uma saída com três jogadores, prendendo um de seus laterais. Uma medida que inicialmente me soa como pré-requisito, vide a entrada de Bruno Melo no Majestoso, em sua estreia.

Neste cenário, dois atletas me parecem aptos a exercer a função de "falso lateral-esquerdo". Raul Gustavo, que já mostrou tal aptidão ainda sob o comando de Vagner Mancini, e Robert Renan, que segundo o Meu Timão, encantou a comissão técnica de Vítor Pereira.

Ambos possuem a velocidade necessária para ocupar a faixa lateral, além de muito seguros em lances de "mano a mano". Um lateral mais preso ainda diminuiria obrigações defensivas de Willian ou Róger Guedes, quando atuarem abertos pela ponta-esquerda.

Nem Raul nem Robert são gênios, ou possuem capacidade imediata de serem incontestáveis na equipe titular do Corinthians. Mas fato é que a deficiência comum a ambos, que é defender a área, seria menos exposta quando a dupla atuar nesta função que expliquei durante o texto. E como laterais, ambos me passam mais segurança defensiva que Piton, Fábio ou Bruno Melo.

Pela direita, Fagner também seria privilegiado ofensivamente. Com um homem preso à esquerda, o balanço defensivo da primeira linha também deixaria João Victor em uma faixa lateral do campo, oferecendo maior liberdade ao camisa 23 do Corinthians.

No momento ofensivo

No momento ofensivo (podendo ser Raul ou Robert)

Meu Timão

No momento defensivo

No momento defensivo (podendo ser Raul ou Robert)

Meu Timão

Ofensivamente, tanto Raul quanto Robert seriam privilegiados na nova função. As aptidões de ambos a fazer longas conduções ou lançamentos pode ser estimulada neste meio-termo entre zagueiro e lateral.

Não acho que estou entregando o ouro a Vítor Pereira, mas vejo o cenário como algo interessante a se pensar fora da caixa. O que podemos concordar é que a nova comissão técnica tem muitos problemas a resolver no atual Corinthians.

Veja mais em: Raul Gustavo, Base do Corinthians e Vítor Pereira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Torcedor
    Foto do perfil de Torcedor

    Ranking: 132º

    Torcedor 7499 comentários

    @edson.santo.andre em

    Paulinho perde a sua principal característica jogando

    Paulinho perde a sua principal característica jogando avançado: ser o cara da infiltração, o tal "elemento surpresa". Muito melhor o time jogar com 3 zagueiros, deixando o Fagner na direita, o Gustavo espetado na esquerda, Paulinho e Giuliano rodando a bola pra uma chegada mais contundente do RG e do Willian recebendo os passes do RA. Iria por esse caminho

  • Aguinaldo gomes
    Foto do perfil de Aguinaldo gomes

    Aguinaldo 160 comentários

    @aguinaldo.gomes1 em

    Dos jogadores que tem no elenco o Avelar é o que mais tem essa cara. Ele errou feio no que fez, mas faltou habilidade para a diretoria para lidar com a situação. Não é só o Avelar que está sendo punido, mas no próprio Corinthians que paga o salário, precisa de um jogador com a característica dele e não Podem usar. Erra todo mundo. Isso não isenta o Avelar do que fez, mas pode ter uma oportunidade de mostrar que está tomou consciência.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Luiz
    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 980º

    Luiz 1897 comentários

    58º. @luizcr em

    Precisa contratar

  • Will
    Foto do perfil de Will

    Ranking: 5339º

    Will 383 comentários

    57º. @willjorge em

    Rapaz, nem sei mais o que é melhor para o Corinthians, aguardemos e deixemos o portuga trabalhar.

  • Leonardo Salgado
    Foto do perfil de Leonardo Salgado

    Ranking: 6777º

    Leonardo 285 comentários

    56º. @leonardo.salgado em

    Só gostaria de dizer uma coisa, entrem acordado no jogo desde o primeiro minutos de jogos até o fim

    Não pode errar como errou com o São Paulo!

  • Maria Elaine
    Foto do perfil de Maria Elaine

    Ranking: 90ª

    Maria 579 comentários

    55º. @maria.elaine.santos em

    Não concordo com isso, principalmente se tratando do piton, Guilherme Arana quando veio para o time principal lembro muito bem qual era os nossos comentários. Guilherme Arana hoje é considerado o melhor lateral em atividade no Brasil, o que fez ele se transforma assim? Antes era fraco, não marcava bem, entre tantos outros adjetivos fracos? Sabe o que mudou, ele foi aprimorado, e isso Vitor Pereira já deixou bem claro, é fácil, você treina um menino novo e fazer suas deficiências se aprimorar com o tempo. Só depende de uma chave: comissão técnica e treinador, Arana teve o Tite e companhia, piton está tendo Vitor e companhia. Conhecer o passado de alguns jogadores da nossa base e saber valorizar o quanto eles evoluíram na mão de grandes treinadores, faz com que a gente reflita em alguns comentários.

  • Silvio
    Foto do perfil de Silvio

    Silvio 19 comentários

    54º. @silvio.petrini.bara1 em

    Me parece que esse técnico conhece muito de futebol, logo teremos uma bela equipe muito bem montada