Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians tem registro de marca negado após concessão feita para Gaviões da Fiel

52 mil visualizações 269 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians teve registro de marca para uso em aplicativos negado no último mês de maio

Corinthians teve registro de marca para uso em aplicativos negado no último mês de maio

Reprodução

O Corinthians não conseguiu aval para registrar sua marca para o uso em aplicativos. O motivo é que a maior torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel, já teria feito o registro. A informação foi veiculada pelo UOL Esporte.

Segundo a reportagem, em 2019, o ex-presidente Andrés Sanchez autorizou a torcida a usar seu escudo. O documento não fala em registro de marca, mas a concessão fez com que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) negasse o pedido do clube, que entrou com recurso contra a decisão.

A autorização vale para "fins de publicidade institucional e/ou de produtos", para uso em suas redes sociais e site, na produção de materiais publicitários, institucionais e promocionais para fins de divulgação da torcida e em revistas e outros veículos de comunicação vinculados à Gaviões.

A agremiação tem como logo o escudo do Corinthians carregado por um Gavião (ave que dá nome à torcida). A situação teria gerado mal estar entre clube e organizada. Na última sexta-feira, o jurídico do Corinthians teria enviado um e-mail à agremiação alegando que o clube está sendo prejudicado e pedindo que a torcida desista do registro obtido. O advogado da Gaviões da Fiel, Edson Roberto Baptista de Oliveira afirmou que a torcida estranhou o comunicado.

"A notificação causou estranheza porque tudo já tinha ficado resolvido numa reunião. Já tínhamos falado que vamos desistir do registro. Agora mandamos um e-mail para responder a notificação. Dissemos que vamos desistir desde que os Gaviões não tenham risco jurídico já que não fizeram nada de errado", declarou Oliveira.

Já a advogada Luciana Bampa Bueno de Camargo, que representa o clube no pedido do registro da marca, afirmou que o registro feito pela torcida prejudica o Corinthians com parceiros licenciados e que a Gaviões interpretou a autorização de maneira errada.

Vale destacar que o Corinthians teve o pedido para registrar a marca para uso em aplicativos negado no último dia 11 de maio. A justificativa do INPI é que o que o clube tentou registrar imita registros de terceiros - indicado como "Gaviões da Fiel S. C. Corinthians Paulista 1910".

A organizada teve o registro do uso da marca concedido em 18 de agosto de 2020 e tem validade até 2030, podendo ser prorrogado.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians e Torcidas organizadas.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: