Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O futebol no rádio está próximo do fim?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 2.910º

Alexandre 1.064 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/01/2022 às 19:05
Por Alexandre Eduardo da Silva (@alexandre.eduardo.d2)

Nas décadas de 80 e 90 a bilheteria dos jogos era uma importante fonte de renda dos clubes, bem mais do que é hoje.

Como só havia TV aberta na época, era comum os clubes proibirem a transmissão de certas partidas para a mesma praça do evento, a fim de que garantir que o torcedor fosse ao estádio e comprasse seu ingresso para ver o jogo de seu time de coração.

Para o corintiano que, por algum motivo, não podia ao ir ao Pacaembu ou Morumbi, restava o rádio. Mesmo com a boa qualidade das transmissões, sofria-se bastante ao ouvir e tentar imaginar como foi aquele drible, se a falta merecia cartão, se a bola realmente passou perto da trave, se o gol foi bonito, por qual motivo a Fiel estava gritando naquele momento, etc.

Por outro lado, penso que esse exercício de imaginação despertava ainda mais no torcedor a paixão pelo futebol. A transmissão radiofônica, para compensar a ausência da imagem, era rica nos detalhes não só da partida em si mas também dos bastidores do jogo. Era muito comum ver nos estádios torcedores com seus radinhos de pilha na orelha, na busca de maiores informações de seu time.

Aqui em SP, tínhamos como principais opções para ouvir os jogos as rádios Globo, Jovem Pan, Record e Bandeirantes, cada uma com suas vinhetas e bordões. Os melhores locutores, comentaristas e repórteres de campo eram bastante disputados e conhecidos do grande público. Transmitir futebol naquela época deveria ser difícil, pelo rádio então um verdadeiro desafio.

Com o advento da internet e da TV por assinatura, bem como pelo fato dos direitos de transmissão terem se tornado mais rentáveis para os clubes do que a bilheteria, o rádio foi perdendo a grande audiência que tinha. Algumas emissoras criaram plataformas para transmitir os jogos pela internet, outras deixaram de fazer jogos. Nos estádios, os radinhos de pilha deram lugar aos celulares.

Não sei dizer, sinceramente, se um dia as transmissões dos jogos pelo rádio irão acabar. Por enquanto, fico com as lembranças de grandes jogos do Timão nas vozes de Osmar Santos, Fiori Gigliotti, José Silvério, Oscar Ulisses, Nilson César e Deva Pascovicci.

Valeu, galera! Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 41º

Deco 23.610 posts

@deco20 em 25/01/2022 às 09:33

Acho que não. O que está acontecendo, na verdade, é uma reinvenção do formato do rádio.

Hoje em dia todo mundo tem um app que sintoniza nas grandes estações de rádio ou até mesmo escuta algum podcast.

O que o rádio precisa é buscar formas de remar junto com essa maré tecnológica.

Não tem coisa melhor que ir para o estádio e junto escutar uma narração de um Oscar Ulisses ou outros grandes narradores.

Foto do perfil de Ailton Maschio Gomes

Ranking: 2.879º

Ailton 1.080 posts

@ailton.maschio.gomes em 25/01/2022 às 09:19

Ainda moleque, vários jogos do brasileiro de 90 ouvi pelo rádio e sozinho.

A emoção era grande demais.

Tomara que nunca acabe!

Foto do perfil de José Augusto

Ranking: 614º

José 4.669 posts

@jaugusto123 em 25/01/2022 às 09:18

Ao contrário cara..

Se fosse algum tempo atrás eu poderia concordar.

Mas a rádio no youtube deu um bom no último ano.

Foto do perfil de Laurence Olivier

Ranking: 204º

Laurence 9.537 posts

@laurence.olivier em 25/01/2022 às 09:15

Eu acho que não.

A semifinal da copinha, por exemplo, eu acompanhei pelo rádio.

Vários jogos do Corinthians eu acompanho pelo rádio, por não ter Premiere.

Assim como eu, muitos fazem isso.

Acho que isso mantém vivo o esporte no rádio.

Publicidade

Foto do perfil de Rogerio Savio

Ranking: 124º

Rogerio 12.858 posts

@rsavio em 25/01/2022 às 09:09

O rádio é o principal responsável pela popularidade do futebol, as vezes dependendo de quem narra e comenta na TV eu prefiro ouvir no rádio e deixar a TV no mudo.

Foto do perfil de Udson Contiero Alvares

Ranking: 2.618º

Udson 1.199 posts

@udson.bauru em 25/01/2022 às 09:05

Que maravilha de post. Narradores sensacionais.

A narração de Fiori Gigliotti me faz lembrar de quando era criança e ouvia os jogos com meu pai. 'Abrem se as cortinas e começa o espetáculo'. Ouvia os jogos e depois ficava ligado ouvindo os comentários, entrevistas. Rádio era muito bom.

Foto do perfil de Vinicius Leonardo

Ranking: 1.475º

Vinicius 2.167 posts

@vinicius.leonardo em 25/01/2022 às 09:02

Não acho que rádio é 'coisa do passado'

Antes que as coisas aconteçam na TV (ainda nos dias de hoje a mídia em massa mais acompanhada no Brasil), desde transmissões ao vivo de futebol até notícias em forma de plantão, a informação chega primeiro no rádio, por isso que eles ainda têm audiência em plena era de TV e internet

Foto do perfil de Jefferson Nunes

Ranking: 81º

Jefferson 16.235 posts

@jefferson.nunes.rib1 em 25/01/2022 às 08:47

Parabéns mano, ótimo post...

Eu gosto muito ouvir jogo pelo rádio nós estádios e em casa vendo pela TV, principalmente por que com o monopólio do câncer, até então TV fechada era mais caro do que hoje só restava ter que ouvir aquelas porcarias que a TV Cemitério coloca no ar ou abaixar volume e ir para o rádio..

A minha infância toda foi ouvindo rádio, na década de 80 quando pequeno não ia pra estádio sozinho e quando ia era jogo de porcú ou Bambi com meus irmãos, só via Corinthians quando eles iam nos clássicos.

Eu gostava de ouvir rádio não apenas na hora do jogo, mas 3 horas horas antes quando na rádio Globo começava a transmissão exatamente como falou, nós estádios tinha repórter fora do estádio junto com a torcida, ali se ouvia os gritos da torcida e já ia sentido o ambiente da partida.

Com o tempo a rádio Globo mudou sua forma de transmitir, infelizmente...

Um jogo que marcou muito foi jogo do Paulinho, onde eu escutava na CBN e o saudoso Deva naquele lance do Diego Souza relatou em poucos segundos e eu me senti dentro do estádio, esse dia acabou a luz da rua de casa praticamente do jogo todo só restou ouvir pelo rádio, pra minha sorte energia volta a tempo de poder ver o gol do Paulinho...