Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática Corinthians x Ceará: um bom jogo, mas com muito a melhorar

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.646º

Félix 591 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/08/2021 às 23:08
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

O Corinthians jogou bem? No primeiro tempo sim, mas no segundo não...ainda assim, aparentemente houve evolução. Mas a pergunta que mais tenho recebido é: o time está mudando ou está sendo mais do mesmo? Bem, a resposta é bem ampla, e não é fácil de dar um simples resumo. Pois enquanto alguns jogadores chamaram a atenção, há perguntas que somente os mais observadores estão fazendo. E nesse resumo tático do jogo contra o Ceará, iremos ver algumas dessas questões.

Dessa vez, me preocupei em apenas apontar fatos específicos, sem me prender a momentos de jogo. Até porque realmente muitos detalhes chamaram a atenção. Uma delas é algo que muitos torcedores já admitiram: que o Ceará, se tivesse algum capricho, poderiam até ter empatado o jogo. Afinal, enfrentamos um dos melhores times do Campeonato Brasileiro, que vem fazendo uma boa campanha. Outro fator é a supervalorização de alguns jogadores em demérito de outros. Mas vamos aos detalhes.

POSICIONAMENTO EM CAMPO

O Corinthians jogou num 4-3-3 alternando para um 2-3-5 em ataque ou 3-1-5-1 – finalmente algo com 3 zagueiros! -, retendo Fábio Santos na defesa na maior parte do tempo e avançando Roni. Mas ainda assim o método de ataque permaneceu inalterado: como podem ver no mapa de calor, o Corinthians concentrou muitos passes pelos lados direito do campo. Porém, como o Ceará conseguia pressionar pelo meio – como mostra o mapa de posicionamento – o Corinthians se viu obrigado a manter o time sob marcação de média a baixa no segundo tempo. O mapa de passes mostrará isso.

Notem o espaço vazio que deixaram para o Messias (3). Isso permitiu as infiltrações de Roni e Adson.

FINALIZAÇÕES

Notem a parca quantidade de finalizações do Corinthians: 6 no total, com 3 a gol – os gols de Adson e Renato Augusto – e 3 pra fora, dados por Adson (que não aparece porque o chute foi bem alto!), Renato Augusto e Gil. Mas foi o Ceará quem teve bem mais chances de finalização. O detalhe aqui é que, se for olhar os outros jogos, verão que a quantidade que o Corinthians e o adversário finalizam é bem próxima ao que vimos hoje, comprovando que foi pelas falhas de posicionamento e quebras de linha de Ceará que resultou do que deu.

ATAQUE POSICIONAL

Ataques posicionais são ataques a partir de princípios adotados pelo time, como amplitude, profundidade, jogo entre linhas, triangulações e por aí vai. Os certos estão em azul, os errados estão em vermelho e o verde foi o que resultou em gol. Notem que os lances certos foram em dois fundamentos: ligação direta e passe profundo. Os dois gols de Adson marcados no mapa foi em um lançamento direto e de um lance de amplitude fora do comum de Fábio Santos. Agora os lances errados, em sua maioria, foram oriundos ou de lances de amplitude ou de ligação direta, provando que o Corinthians continua sendo extremamente previsível.

POSSE DE BOLA

A diferença aqui é que os lances de gol estão em amarelo. Observem que a maioria da posse de bola foram para trás, para a direita/esquerda e para os lados do campo (amplitude). Notem que a maioria das perdas de posse de bola foram adivinhem aonde? Pelos lados do campo e no nosso campo de defesa, explicando a marcação média pra alta do Ceará, principalmente no segundo tempo.

PASSES

A explicação sobre a posse de bola é a mesma nesse mapa aqui. Os passes errados do Corinthians foram em lugares muito específicos, e vocês podem ver pelas setas o quanto o Corinthians continua sendo conservador taticamente. O Corinthians deu 164 passes no campo defensivo, 355 no meio-campo e 147 no campo de ataque. Notem que eles concentraram a maior parte dos passes no lado direito com Gustavo Silva intercalando com Fagner e Gustavo SIlva, mas como sabemos, o maior perigo veio pelo lado esquerdo com Adson, que se infiltrava no meio.

Esses dois mapas de passes foram filtrados no meio campo , sendo que o de cima representam os passes dados pra frente e o de baixo representam os passes dados pra trás. Notem que o Corinthians deixou de criar perigos no campo de ataque para manter a posse de bola no meio e para manter a estratégia de ataque por amplitude, e isso é grave.

ANÁLISE DE JOGADORES

Giuliano entrou para atuar como uma mistura de volante box-to-box e regista, como evidencia o mapa de calor. Errando apenas 3 passes e dando uma assistência, com 3 duelos ganhos no chão de 7 e 2 duelos aéreos ganhos de 3, certamente foi um dos melhores em campo.

Passes

Notem que a maioria dos passes dados por ele foram próximos aos apontados pelo mapa de calor, em sua maioria pelos lados e indo para o lado direito para dar suporte ao Fagner e ao Gustavo Silva. Agora notem que Adson não teve esse luxo todo.

Posse de bola

Aqui foram filtrados pela origem dos passes, ou seja, quem passou para Giuliano. Notem que os maiores passadores foram da defesa em lançamentos diretos e do meio-campo em passes compridos. Nem preciso dizer o quanto isso é grave.

Adson é outro caso emblemático. Ele circulou boa parte do campo, mas como vimos antes, ele não teve o mesmo apoio por parte do Giuliano. Chama a atenção que os posicionamentos dele na área são claramente contra a ideologia do Sylvinho, como já é sabido, mas foi isso o que deu certo nesse jogo. Com 6 passes errados e uma assistência, 2 gols, um pra fora e um bloqueado, certamente foi o homem do jogo.

Passes

Notem que, para manter o estilo do Sylvinho, ele passou mais vezes a bola a partir do lado esquerdo, curto e para trás devido a marcação por indução.

Posse de bola

Agora notem as posses de bola recebidas que ele teve. Como Adson foi um dos meias que receberam pouco a bola, ele tentava circular por todo o campo para tentar receber essas bolas, principalmente no ataque – e como ele não tinha o aporte necessário nem de Giuliano e nem de Gabriel, ele acabava perdendo essas bolas por falta de apoio. Na boa parte dos lances perigosos, Roni era quem o apoiava, contando inclusive com uma assistência dele. Isso é devido a visão do treinador em jogar exclusivamente sob amplitude, o que faz com que o meio seja mais marcável, exatamente como vimos nos últimos jogos.

Agora, um nome que é pouco falado é o do Roni, porque ele foi um dos melhores em campo e imprescindível pra essa vitória. Com apenas 3 passes errados e 1 assistência pra gol, foi bastante preciso em muita coisa. Ele era a única ligação que Adson tinha. Foi essencial para impedir grandes perigos pelo nosso lado esquerdo.

O que mais me irrita nesse mapa de passes é o seguinte: com 28 minutos em campo, Renato Augusto recebeu proporcionalmente mais passes do que o Adson e até mesmo o Giuliano. Mais do que isso: dessa vez os passes com ele em campo foram concentrados tanto pelo meio quanto na esquerda, lugares esses que são desprestigiados quando Adson, Vitinho ou Mateus Vital estão jogando. E boa parte desses passes foram na frente.

CONCLUSÃO

Não gosto de ser um arauto da desgraça ou dar a impressão de perfeccionismo, mas é necessário evidenciar algumas políticas de jogo que não condizem com os conceitos básicos de um bom estilo de jogo. Apesar da grande vitória, algumas perguntas ficam: primeiro, porque só agora implantou um esquema de 3 zagueiros quando chega ao campo ofensivo, ainda que de forma altamente arriscada por armar a linha defensiva bem aberta? A desculpa de que não tinha jogadores pra isso é flagrantemente falsa: isso desde os tempos de Mancini ficou evidenciado, ainda mais quando Lázaro colocou Araos e ele teve um baita de um suporte, assim como Ramiro, o que mostra uma extrema parcialidade e demérito que me preocupa – e o Corinthians pode pagar caro por isso, principalmente se mantiver o esquema de ataque por amplitude, pois pode desmerecer Giuliano e Renato Augusto futuramente. Segundo, por que Adson, Mateus Vital, Vitinho, o próprio Roni e Araos não tiveram o mesmo aporte, em todos esses jogos, que Renato Augusto teve só com 28 minutos em campo? Proporcionalmente, eles possuem o mesmo nível de acerto que o Renato.

Essas perguntas são importantes que sejam ponderadas, pois podem ser importantes nos próximos, digamos, 4 jogos. Ter jogadores de qualidade nem sempre implica em manter o mesmo estilo de jogo. Mesmo que Roger Guedes venha, aí, mais do que nunca, será necessário abandonar a abordagem de ataque por amplitude, pois a supervalorização coletiva que haverá em cima dele fará que o Corinthians seja facilmente marcado, tal como acontece com Gustavo Silva. E isso sobrecarregará Giuliano e Renato Augusto.

Pois bem, o próximo jogo será contra o Athlético-PR, que apesar de vir de 3 derrotas, é um time complicado, muito incisivo em fazer marcação média pra alta e que gosta de explorar os buracos. Depois disso, enfrentaremos o limitadíssimo Grêmio, o Juventude e o Atlético-GO. Esses próximos jogos mostrarão muita coisa. Com o cargo ainda em jogo, Sylvinho terá que abrir mão de muita coisa. Adson mostrou que isso é possível, cabe ao técnico fazer a sua parte.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Kayke Lima

Ranking: 500º

Kayke 5.439 posts

@kayke.lima em 17/08/2021 às 09:49

O Ceará só conseguiu fazer uma jogada na área do Corinthians, que foi aquela enfiada de bola do Mendoza que o jogador do Ceará chutou a bola na lateral da rede

O excesso de finalizações do Ceará vieram de chutes de média e longa distância, eles não conseguiam entrar na defesa e abusaram desse recurso de chutar de longe

Isso mostra uma solidez defensiva do Corinthians, contra o Santos foi igual, a diferença é que o Santos sem conseguir entrar acabou optando por fazer vários cruzamentos pra área mesmo não tendo um camisa 9 lá dentro pra finalizar

É bom ver que assim como nos bons tempos hoje os adversários do Corinthians tem imensa dificuldades de entrar na nossa área, mas é preocupante ver o quanto o primeiro volante permitiu esse tipo de finalização do Ceará

Esse combate devia ter sido feito pelo Gabriel, pra evitar que o Ceará tivesse tanta liberdade pra chutar de fora da área, mas o Gabriel praticamente não desarmou no jogo de domingo, o Renato Augusto jogou 28 muitos sem ritmo e desarmou mais que ele

Precisamos de um primeiro volante que tenha qualidade no passe e seja forte rápido e inteligente na marcação, hoje eu acho que não temos um jogador assim

De resto o time foi bem, está em evolução sim, mas ainda tem muito o que melhorar.

Foto do perfil de Zuin João

Ranking: 249º

Zuin 8.688 posts

@joao.paulo.zuin em 17/08/2021 às 08:59

O jogo contra o Santos não foi muito diferente, mas a bola não entrou...muito boa sua análise.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rodrigo Gonçalves Batista

Rodrigo 32 posts

@rodrigo.goncalves.ba em 18/08/2021 às 16:20

Uma excelente análise pra variar, parabéns cara!

Porém dois pontos complementando ela:

1 - Concordo em relação ao Adson, ele fugiu dos padrões Sylvinho, fiquei surpreso, acredito que esse garoto teve personalidade de procurar se movimentar mais, o resultado foi o que vimos.

2 - Sobre o Renato Augusto ter recebido mais aporte que outros, um dos fatores pode ter sido porque o Gustavo Silva não estava mais em campo já que ele foi substituído pelo Marquinhos, que por sinal é um péssimo jogador, mais uma falha da direção de futebol ter trazido ele de volta. Então não tendo o escape do mosquito, a bola acabou passando mais para o meio, mas mesmo assim foi mais que com outros jogadores.

Foto do perfil de Bruno Gabriel

Ranking: 7.348º

Bruno 290 posts

@bruno.gabriel27 em 17/08/2021 às 17:59

Pois é, eu gostei por ter marcado 3 gols depois de tantas partidas, gostei por Ádson ter feito 2 gols e Renato também, mas vamos com calma. Sylvinho não teve mérito nenhum pois qualquer técnico colocaria o Renato pra jogar no 2° tempo. Sem contar que ok, o Jô participou de jogadas, mas, porque ele não tira o cara e bota o Felipe já que é evidente que no 2° tempo o cara não volta para o campo? Sylvinho não disse que gosta bastante do Felipe, vai merecer chances quando? Quando não gostar mais do cara? Esse tipo de insistência beira a parcialidade e o coleguismo. Lembremos do Mancini né... Abriu 3x0 mas antes até então o 2° tempo era do Ceará, voltou recuado pedindo pra tomar gol. Tipo naquele escanteio que o cara cabeceou no Cássio e ele conseguiu ficar com a bola.

Quero dizer que a postura em jogar ainda está fraca, ninguém tá dizendo que é fácil ganhar seja do Ceará, do Cuiabá, do Juventude... Porém, o que preocupa é esse relaxamento, abre vantagem e fica recuado, não insiste pra fazer mais, não muda as opções de substituição, sem falar que já entra recuado, não pressiona a saída de bola com mais vontade, então, precisa fazer mais ajustes.

Foto do perfil de Nury Youssif

Nury 157 posts

@nury.youssif em 17/08/2021 às 16:02

Parabéns

Foto do perfil de Rafael Ramos

Ranking: 2.975º

Rafael 1.042 posts

@rafael.ramos06 em 17/08/2021 às 14:23

Por isso considero o Roni de suma importância para a maioria dos jogos, Renato Augusto e Giuliano não são garotos e nunca fizeram funções de muita marcação. Acredito que os dois tem que jogar mais livres com dois volantes como Roni e Gabriel, que conseguem ter mais intensidade de ir e voltar toda hora, principalmente o Roni, como ficou nítido nesse jogo é o nosso jogador mais tático e o melhor volante de infiltração que temos.

Publicidade

Foto do perfil de Robson Cabral

Ranking: 755º

Robson 3.957 posts

@robson.cabral2 em 17/08/2021 às 11:28

Mano... Até li esse postagem para ver se tem algo interessante, mas aí vejo a frase sobre o Adson 'Chama a atenção que os posicionamentos dele na área são claramente contra a ideologia do Sylvinho, como já é sabido, mas foi isso o que deu certo nesse jogo.'

Quem disse que o técnico pede para um jogador de ataque não entrar na área? Acho esses posts de sobre o time bacana, mas acho desnecessário passar essa desinformação.

Foto do perfil de Luis Filipe Cavalcanti

Luis 81 posts

@luis.filipe.cavalcan em 17/08/2021 às 11:24

Cara, gosto de suas análises mas discordo de muita coisa hoje.

O próprio Adson falou que o Sylvinho treinou essa movimentação dele, para flutuar e entrar na área. Então como isso é contra a ideologia dele?

O Renato Augusto recebeu mais bolas que todo mundo (em campo ou fora) porque ele é REFERÊNCIA, simples. O Renato vai entrar no time para cadenciar e fazer a bola rodar. Em vários momentos vi alguns jogadores sem saber o que fazer com a bola e deram no pé dele.

Foto do perfil de Junior Paiva

Ranking: 3.695º

Junior 802 posts

@junior.paiva8 em 17/08/2021 às 09:50

Então eu estou analisando certo quando digo que com a chegada dos reforços, o time tende a fazer de 3 a 5 bons jogos e depois caindo de produção até o pseudo-treinador cair. A falta de treinamento, a falta de conhecimento tatico pelo pseudo-treinador fará o time ficar mais previsível do que já é, como você mesmo disse. Por isso eu tenho convicção que esse Sylvinho não chega na metade do 2° turno como 'treinador' do Corinthians. Se o Corinthians tivesse um treinador de verdade, estaria lutando pelo título. Ou vocês acham que o Fortaleza tem mais time que nós? FORA SYLVINHO!