Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Dá pra armar um time com a maioria reserva, com jogadores da base atuais ou que voltaram pra lá?

Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.632º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/09/2021 às 22:42
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Fui desafiado por um amigo a tentar desenvolver um time tão bom quanto a maioria dos titulares, só que com reservas e os jogadores que voltaram pra base ou ainda não jogaram no time - nesse último, eu só peguei um, embora pudesse pegar outros, mas o objetivo era tão-somente montar um time com a maioria conhecida.

Cada um tem uma perspectiva do que é um bom time, o que o torna eficiente...pra mim, um time bem armado é o que:

- Faz marcação média pra alta

- Ataca por todos os lados do campo (não só por amplitude como Sylvinho gosta)

- Reveze de posição com frequência

- Proporcione triangulações para abrir espaços

- Inverta bolas com certa frequência

- Zagueiros participam da construção de jogadas e se infiltram no ataque

- O volante tem que ser bom passador.

Fiz duas escalações, usando o 4-1-4-1. Pensei em fazer numa linha de 3, mas não sei de nenhum outro zagueiro que tem o poder de chegar ao ataque como João Victor e Raul Gustavo - o outro que fazia, Bruno Méndez, está emprestado (e eu fui muito contra o empréstimo). Vamos aos times.

Aqui eu viso passes e jogadas rápidas, principalmente pelo meio, além de uma posse de bola criativa/ofensiva. Matheus Alexandre, além de lateral, joga de zagueiro tanto na direita quanto na esquerda, e pode também jogar de volante. Luis Mandaca é um volante raro: joga tanto de primeiro volante quanto como zagueiro e meia-de-criação, e possui uma média de acertos de passes altíssima. Os zagueiros, assim como no tempo de Mancini e até de Tiago Nunes com Danilo Avelar - que estava se destacando nesse sentido, inclusive com gols, até ter a lesão -, possuem liberdade para sair da defesa para o ataque.

Gabriel Pereira, assim como Ángelo Araos, é um articulador externo, com a diferença que possui velocidade e circula mais no campo. Adson e Mantuan são dois meias-atacantes que jogam como meia-central e circulam no campo. Felipe Augusto, depois de Cauê, é a maior promessa da base que temos, um goleador nato - e está com uma massa muscular bem considerável. Merecia mais chances do que o Jô.

Aqui tive que fazer uma boa dose de montagem, já que tive que achar os jogadores. Nessa escalação, eu faço algumas alterações bem interessantes: na lateral esquerda eu boto Reginaldo, que é o líder em assistências da base hoje, para trocar de posição ou jogar próximo ao Guilherme Biro, que é uma grande promessa: é um lateral-esquerdo que joga de meia-direita. Teria mais velocidade no lado esquerdo. Acrescento também Matheus Araújo, que é um excelente meia. Os quatro revezariam de posição facilmente, sobre as premissas citadas antes.

CONCLUSÃO

Como podem ver, são peças realmente acrescentativas ao elenco. A meu ver, são reservas de luxo, com forte poder ofensivo-criativo. Com treino e abordagem corretas, esse time poderia enfrentar muito bem um Palmeiras, São Paulo, Santos e Atlético-MG - embora eu ache um pouco mais difícil enfrentar um Flamengo, por exemplo, que são inteligentes defensivamente e sabem fazer marcação média pra alta; ou ainda um RB Bragantino, que sabe recompor bem.

Embora eu não tenha colocado, Luan poderia jogar de falso 9 no primeiro esquema, com os meias criativos. Alternando de posição principalmente com Adson, que possui essa característica. Tanto que, no jogo contra o Palmeiras, colocaria ele ou Adson de falso 9 ao invés de Jô.

Se for dada nova chance ao Avelar - que não vejo nada contra, desde que prove que o seu caráter de fato evoluiu -, ele poderia muito bem voltar num time com 3 zagueiros, no lugar do Gil, e o time mudaria totalmente de aspecto.

A intenção aqui foi provar, ao contrário do que alguns dizem, que temos um elenco poderosíssimo, mesmo que não tivesse vindo Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian. <i>Alguns possuem a concepção negativa a respeito deles porque são muitos acostumados com <b>pontas</b> ao invés de <b>meias externos</b>, e é justamente esse o problema, que é o mesmo do Sylvinho: achar que é imprescindível ter pontas no time.</i> A partir do momento em que vier um treinador que arme um time de modo inteligente e organizado, com as peças que tem, vai melhorar muito. E embora haja pessoas contrárias ao Fernando Lázaro como treinador, quero crer que ele pode muito bem assumir essa função - pra ontem.

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Sccp Rdn

Ranking: 747º

Sccp 3.958 posts

@sccp.rdn em 25/09/2021 às 09:54

Queria saber em qual planeta da pra encarar o Atlético MG com esse timeco aí kkkk

Foto do perfil de Sccp Rdn

Ranking: 747º

Sccp 3.958 posts

@sccp.rdn em 25/09/2021 às 09:52

Parei no araos

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 2º

Nery 68.603 posts

@douglas.nery em 25/09/2021 às 06:34

Não são ruins mas não ganham campeonato

Publicidade

Foto do perfil de Jose Francisco Costa

Ranking: 343º

Jose 6.860 posts

@jose.francisco.cost1 em 24/09/2021 às 23:22

E amigo

Time precisaria de treeinador que apostasse

A torcida apoiar, coisa que ela não faz, primeira errada já xinga que não presta

Isso e fato

Foto do perfil de Alisson Peixoto

Ranking: 1.158º

Alisson 2.723 posts

@marim.ula em 24/09/2021 às 23:13

Com treino e abordagem corretas, esse time poderia enfrentar muito bem um Palmeiras, São Paulo, Santos e Atlético-MG

Você deve ter fumado algum entorpecente vencido

Foto do perfil de Henrique Vieira Grandisoli

Ranking: 99º

Henrique 14.724 posts

@henrique.vieira.gran em 24/09/2021 às 22:55

O Matheus Alexandre foi emprestado ao Coritiba... Na lateral direita é o João Pedro ou então o Igor Formiga