Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Queeeeeeeeeem sabe na bola parada! (?)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Anesio

Anesio 7 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/10/2021 às 15:48
Por Anesio Gomes Babolin Junior Apoiador (@anesio.gomes.babolin)

Parafraseando o narrador André Henning, quando diz a partir de alguma jogada de bola parada seu célebre bordão 'Queeeem sabe na bola parada' ouso dizer que o mesmo, sofreria e muito para gritar gol a partir de alguma jogada dessas quando o assunto é o Corinthians.

Assistindo Corinthians x Fluminense ontem (13/10) eu percebi que o time do Parque São Jorge teve a seu favor oito cobranças de escanteio e nenhuma levou perigo. Tendo como premissa essa percepção e também o fato do meu pai todo santo jogo reclamar dizendo 'O Corinthians nunca faz gol de escanteio' eu resolvi fazer um pequeno e não tão profundo levantamento a respeito do desempenho dos dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro em relação a quantidade de escanteios x gols de cabeça.

Como é evidenciado na tabela acima, o SCCP é dos dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro o time que menos faz gols de cabeça. Ele não tem uma média baixa de escanteios por jogo (e nem alta), mas tem o pior desempenho na conversão de gols de cabeça. Quero deixar claro que eu estou ciente de que nem todos os gols da cabeça saem somente de escanteios, mas fiz esse recorte para ilustrar que nós não temos uma importante arma a nosso favor que pode em muitos momentos nos salvar de alguma situação difícil.

Vi certa vez pessoas dizendo que 'Ah, mas o Corinthians não tem jogadores altos' e resolvi ver qual é a média de altura dos titulares de todos os jogadores analisados na tabela. Vejam bem, a média de altura do time do Corinthians é muito similar a de outros, ou até idêntica, como no caso do Flamengo e Athletico Paranense. Ambos tem mais gols de cabeça que nós. O Athletico, inclusive com menos escanteios por jogo e o Flamengo tem quase o triplo de gols com menos jogos!

O time há muito tempo tem semanas inteiras para treinar e poder criar estratégias de bola parada que extraem de uma condição de privilégio (sim, escanteio é uma condição de privilégio dentro do contexto do jogo) uma oportunidade de fazer gols e simplesmente não faz. Há muito, muito tempo mesmo eu não vejo nosso time dar um sufoco no adversário com escanteios com foi contra o nosso maior rival.

Hoje, temos jogadores de qualidade que batem bem na bola. Nossa média de altura não é discrepante em relação aos demais. O que nos falta para perceber que as bolas paradas são chave dentro de uma partida que taticamente se mostra complicada, com adversário fechado de marcação intensa? O que falta para a comissão técnica pensar jogadas ensaiadas que levem perigo ao adversário?

O Sport Club Corinthians Paulistas precisa estar munido do máximo possível de opções de criação de gol se quiser disputar vaga na Libertadores e conseguindo, incomodar os adversários em todas as competições que irá disputar, diminuindo, assim a previsibilidade de suas jogadas e estratégias.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Murilo Augusto

Ranking: 637º

Murilo 4.503 posts

@murilo.augusto9 em 14/10/2021 às 16:08

Excelente trabalho, dados, pesquisa e boa conclusão dos resultados. Eu ontem particularmente achei que todas cobranças do GP levaram perigo, inclusive uma que ele mudou e bateu fechada no primeiro poste. As do Willian também achei bem batidas, já as do Fagner... Acho que o erro tá no posicionamento dentro da área, somado ao fato do JV ser jovem e Cantillo ser alto mas não é bom no fundamento..

Foto do perfil de Francisco Marcondes

Ranking: 335º

Francisco 6.991 posts

@francisco.marcondes em 14/10/2021 às 20:28

Em cobranças de escanteios me faz lembrar o '''general'' Balbuena este sim subia e metia a testa na bola para os fundos da rede e saia batendo continência para a torcida!top demais!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Vinicius Leonardo

Ranking: 1.449º

Vinicius 2.205 posts

@vinicius.leonardo em 16/10/2021 às 17:40

Já vinha comentando desde o Brasileirão passado, quando houve, no máximo, uns 5 ou 6 gols de bola parada, no máximo 3 gols de escanteios

Bola parada nula demais! Quem diria que nessas horas, e somente nessas horas, sentimos falta de um limitado Sornoza.

Foto do perfil de Joker 1jz

Ranking: 965º

Joker 3.215 posts

@king.joker.3 em 16/10/2021 às 12:12

Falta de treino e orientação.
Dificilmente você vê um jogador especialista em cruzamentos ou que faz lançamentos precisos em longa distância
.

Foto do perfil de Reinaldo Xavier

Reinaldo 109 posts

@reinaldo.xavier1 em 15/10/2021 às 12:58

Concordo

Foto do perfil de Aylton Silva Affonso

Ranking: 1.988º

Aylton 1.641 posts

@aylto em 15/10/2021 às 09:51

Simples: não existe nenhum treino específico, todos os escanteios são iguais: joga bem alto para o Gil escorar, e como vem bem alto, ele no máximo cabeceia com o cocoruto da cabeça e vai pra cima do gol.

Não existe um pé trocado, uma cabeçada no primeiro pau pra alguém colocado ali, não existe um dois toques que possa bagunçar a marcação do adversário, nada...

Cobrar escanteio é tratado pelo time como algo protocolar, vai lá e bate, e vamos ver no que vai dar...

Publicidade

Foto do perfil de Enzo Ferrari

Ranking: 811º

Enzo 3.702 posts

@gabriel.casemiro em 15/10/2021 às 09:46

Eu já reparei isso também, escanteio para o Corinthians nem da pra ficar animado, porque não acontece nada, nem gol e nem chance de gol

Foto do perfil de Luiz Filipe Almeida

Ranking: 1.535º

Luiz 2.099 posts

@luiz.filipe.almeida em 15/10/2021 às 09:20

Vejo que o erro vem da própria batida do escanteio, bola alçada de forma lenta, e longe da pequena área, assim não resta só direcionar a bola, mas tem que por força para ir ao gol onde se aumenta ainda mais as chances de erro, precisam corrigir desde a cobrança, do jeito que tá sendo cobrada dificilmente faremos gol, a não ser que tenha alguma sobra!

Foto do perfil de Fábio De Carvalho

Ranking: 147º

Fábio 11.119 posts

@fabiomcbaltz em 15/10/2021 às 08:37

Enquanto cobrarem os escanteios na mão do goleiro, baixa no primeiro pau ou na marca do pênalti pra Gil cabecear ela pra cima, vai continuar assim.

Foto do perfil de Janio Souza

Ranking: 1.920º

Janio 1.706 posts

@janio.mouta em 15/10/2021 às 08:24

Esperar isso do Sylvinho é a mesma coisa que esperar honestidade de políticos. Hehehege