Fórum do Corinthians

Corinthians mereceu ser eliminado em 2013 - Caso Kevin Spada e a impunidade ao assassino de Oruro

Foto do perfil de Montezuma

Ranking: 478º

Montezuma 4808 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/03/2022 às 19:40
Por Montezuma Ilhuicamina (@moctezuma)

Vejo muita gente aqui chorando até hoje por conta de 2013.

O jogo de volta no Pacaembu, todo mundo sabe que o juiz não fez questão de marcar faltas, 2 pênaltis legítimos e marcou 2 impedimentos errôneos em gols legítimos nossos, certo.

Posteriormente inclusive vazaram dados do Grondona confirmando o esquema com o Amarilla. Porém não se esqueçam, o Boca Jrs foi um mero bode expiatório e tinha um time ruim naquela temporada, tanto é que rodaram nas quartas de final.

Mas parece que esquecem o contexto para chegar a isso, aliás esquecem que mesmo no jogo de ida na Bombonera não teve nada de arbitragem e o time perdeu por que tremeu mesmo para o Boca Juniors na Argentina.

Mas vamos aos fatos, o Corinthians deveria ter sido eliminado logo após o assassinato do Kevin Spada em Oruro por um membro da gaviões naquele fatídico jogo pela fase de grupos.

Você emocionado de moral dúbia, pode muito bem falar: 'A mas que culpa o Corinthians tem que alguns marginais fizeram esse ato deplorável''

Bom, a realidade mostra desde aquela época e também nos dias de hoje que nossa diretoria simplesmente da ingressos para torcida organizada, principalmente em jogos de Libertadores fora do país, isso demonstra um patrocínio indireto do clube com uma organização que não é oficialmente atrelado ao Corinthians em todas as circunstâncias jurídicas ou legais.

Pois bem, logo após o ocorrido a Conmebol pensou realmente em eliminar o Corinthians, porém Gobbi chorou e deu o 'Jeitinho Brasileiro'', a clássica ''lei de Gerson'', e a Conmebol recuou e depois apenas vetou torcida no Pacaembu, porém Gobbi novamente usou de sua malandragem e também molhou a mão da própria Conmebol que liberou público no Pacaembu para angariar sua parte da renda e patrocínios.

Pois bem, sobre o caso do Kevin Spada, o Corinthians enrolou até 2016 para pagar alguma indenização a família da criança.

Sobre o ''de menor'' que disparou o sinalizador e os demais envolvidos, quando foram presos na Bolívia foram encarcerados na prisão de Oruro, para quem não sabe s prisões da Bolívia fazem as do Brasil parecerem um clube de campo, dado o nível de violência entre os próprios detentos, sendo assim os valentões da gaviões e seu alto escalão choraram para o Mario Gobbi tira-los de lá antes que fossem mortos, sendo assim Gobbi novamente usando sua posição de presidente do Corinthians intercedeu em prol de torcida organizada assassina e ligou até para o lula para que esse chorasse para o Evo Morales, então presidente da Bolívia para que extraditassem os presos para o Brasil, e dito e feito, novamente o Jeitinho brasileiro prevaleceu.

Sobre o que se seguiu? Nada, o assassino e os coleguinhas logo foram soltos

Inclusive Ganhou cargo na gaviões em 2015

https://placar.abril.com.br/esporte/corintiano-que-disparou-sinalizador-em-boliviano-ganha-cargo-na-gavioes/ Corintiano que disparou sinalizador em boliviano ganha cargo na Gaviões | Placar - O futebol sem... Corintiano que disparou sinalizador em boliviano ganha cargo na Gaviões | Placar - O futebol sem... Agora maior de idade, autor do disparo que matou Kevin Espada em fevereiro de 2013 foi readmitido na torcida organizada placar.abril.com.br

E continua se envolvendo em brigas e demais atos de vandalismo de torcida organizada em pleno 2016

https://www.gazetaesportiva.com/todas-as-noticias/responsavel-por-morte-de-garoto-na-bolivia-esteve-em-briga-diz-jornal/ Responsável por morte de garoto na Bolívia esteve em briga, diz jornal - Gazeta Esportiva Uma reportagem veiculada pela Folha de S.Paulo nesta quarta-feira destaca o nome de Helder Alves Martins, de 20 anos, como um dos envolvidos em uma das gazetaesportiva.com gazetaesportiva.com

Todos ''linha de frente'' da gaviões até hoje

http://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/04/presos-de-oruro-continuam-em-linha-de-frente-de-organizadas-do-timao.html Presos de Oruro continuam em linha de frente de organizadas do Timão Presos de Oruro continuam em linha de frente de organizadas do Timão Três anos depois de tragédia na Bolívia, torcedores detidos ainda se envolvem em confusões. Entre artes marciais, carreira 'política' e viagens, eles traçam... ge.globo.com

A realidade é que eu como Corinthiano e como um cara que estava naquele jogo em 2013 no estádio e fiquei extremamente puto com o que vi naquele 1X1 com o Boca, com o passar dos anos refleti melhor, pesquisei os detalhes do ocorrido e entendi que embora dolorido, aquele ano foi perdido a partir do momento em que ocorreu a morte da criança e no fim das contas mesmo que a arbitragem não tivesse prejudicado na volta, vocês se sentiriam felizes de ter um título manchado pela morte de uma criança com seu clube fazendo tudo para ajudar quem matou essa criança? Eu não.

Simples assim.

240 visualizações e 39 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Fábio Chamusca De Carvalho

Ranking: 229º

Fábio 7818 posts

@fabiomcbaltz em 27/03/2022 às 04:54

Uma coisa não tem rigorosamente nada a ver com a outra. Rsrsrs Principalmente se você observar que era cultura local usar fogos de artifícios, e muito, naquele estádio. E que a segurança do evento é do mandante.

Entregar ingressos não significa que você seja responsável pelos atos de quem foi ao evento. E tampouco vários brasileiros podem ser presos em outro país sem uma investigação sobre o caso.

Isso não quer dizer que os vagabundos que mataram o moleque não mereçam ser presos e tal.

Foto do perfil de Renato De Camillis

Ranking: 4.251º

Renato 541 posts

@mancuzzo em 27/03/2022 às 00:05

Cara, me lembro que mobilizaram senadores da república, pagos por nós contribuintes, para irem até a Bolivia interceder pelos? Torcedores? Presos. Depois aqui no Brasil a presepada na história do? De menor?

Tudo isso meses depois de conquistarmos o mundo e expandirmos a marca Corinthians de uma maneira sem igual, nunca antes vista na história do futebol. Aí os caras vão lá e fazem o que fizeram.

A verdadeira torcida deveria ter processado os? 11 de Oruro? A pagar por todo o prejuízo causados ao Corinthians, e pensando em termos de humanidade e civilidade, a punição foi leve.

Também estava naquele dia no Pacaembu e também saí enfurecido com o assalto. Mas merecíamos mais. Talvez uns 10 anos sem participar da Libertadores começaria a fazer sentido em uma sociedade comum. Mas infelizmente vivemos em uma barbárie, onde a violência é banalizada e aceita pela maioria. Vide os comentários e avaliações do seu post.

O que deixa a história mais dolorida ainda é que, o pequeno Kevin, havia ido ao estádio para ver o Corinthians! Sim, ele gostava do time que o Ronaldo havia jogado. Que Deus console o coração de sua família.

Mexeu na ferida mano. Tem meu apoio.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Rafael Conceição Da Silva

Rafael 18 posts

@rafael.conceicao.da. em 26/03/2022 às 22:00

Realmente, o correto seria ter desclassificado o time. Eu sou a favor da punição às equipes por conta de atos de violência das torcidas, talvez assim a gente consiga resolver esse problema da violência. Voltando em 2013, para mim é claro que não queriam o Corinthians campeão ou mesmo protagonista por conta do assassinato do garoto, só que ficou muito feio o que fizeram diante da covardia e da falta de coragem para nos punir com a desclassificação.

Publicidade

Foto do perfil de Evanilton Santos Dias

Ranking: 5.664º

Evanilton 355 posts

@evanilton.santos.dia em 26/03/2022 às 20:44

Mais um técnico de time de freiras no campeonato do inferno. Um erro não justifica outro. Conselho :algumas vezes e melhor não falar do que falar m..

Foto do perfil de Marcos De Araujo

Ranking: 288º

Marcos 6766 posts

@marcos.de.araujo1 em 26/03/2022 às 20:31

Só falou Zerda

Foto do perfil de Marcelo Mahfuz

Ranking: 225º

Marcelo 7985 posts

@marcelo.mahfuz em 26/03/2022 às 20:16

E o River, o que fez com o onibus do Boca? Que moral você entra aqui para falar isso?

Foto do perfil de Fernando

Ranking: 3.469º

Fernando 715 posts

@ferfan em 26/03/2022 às 20:09

O cara cria um puta argumento pra falar bobagem? Que raio de corinthiano é esse? Foi maior injustiça que vi acontecer no futebol e o cara quer justificar o injustificável.

Foto do perfil de Thiago Bendassolli

Ranking: 1.757º

Thiago 1601 posts

@tbendassolli em 26/03/2022 às 19:50

Tivessem tirado o Corinthians da competição logo após o incidente em Oruro. Mas não tiveram peito, aí quando viram que o time estava voando e ia chegar longe, fizeram aquela palhaçada.

Foto do perfil de Lucas Silva

Lucas 37 posts

@lucas.silva436 em 26/03/2022 às 19:48

Perfeito, vamos 'apagar' a mancha desse triste episódio manchando a Libertadores e o próprio futebol com aquela arbitragem CRIMINOSA!

Faça-me um favor

Foto do perfil de João Antônio

Ranking: 3.386º

João 741 posts

@sirjoao.demolay em 26/03/2022 às 19:48

Sua narrativa mesmo tendo sentido, coloca o Corinthians como o único culpado, se a função da CONMEBOL era excluir o Corinthians da competição então que se excluísse.

x