Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Não quis falar nada há um tempo atrás pra não comprar briga

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 341º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/03/2022 às 13:20
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

A taunsa sempre me cheirou mal.

Explico: a minha formação é em Direito e o campo que eu mais me dedico a estudar é o direito penal econômico. Em especial, o crime de lavagem de ativos (ou de dinheiro, como é mais conhecido). Inclusive, o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo para meu mestrado em direito econômico é nesse campo.

O que, basicamente, se entende por lavagem de ativos? Explicando de uma forma simples: a lavagem se dá quando você tenta converter bens, direitos ou valores provenientes de infração penal (crime ou contravenção), ou seja, que são ilícitos, em lícitos, ou, pelo menos, dá uma aparência lícita a esses ativos.

Você não ganha dinheiro quando lava. Pelo contrário. A lavagem é um gasto que o infrator tem para conseguir escapar ileso da prática criminosa. Então digamos que você ganhou 15 a 20 milhões de reais com tráfico de drogas. Você vai gastar uma parte desse valor com lavadores profissionais para que eles façam a conversão dos ativos em lícitos, compreendem? Se tiver alguém aqui que trabalhe com compliance, vai poder atestar o que falo.

O que isso tem a ver com a taunsa?

Vejam, um dos mercados que os traficantes e lavadores de dinheiro de uma forma geral adoram é o agronegócio. É relativamente 'simples' lavar dinheiro nesse mercado, se comparado a outros que impõem mais restrições.

É uma suspeita até bem simples: como uma empresa que ninguém conhecia antes, que ninguém conhece alguém que trabalhou lá... Movimenta tanto dinheiro? Isso torna uma empresa necessariamente ilegal ou envolvida com ilícitos? Não, mas é um ponto de muita desconfiança.

Não sei se tem alguém aqui do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Se tiver, essas pessoas podem atestar: traficantes adoram adquirir bens no agronegócio. Cabeças de gado, fazendas... De novo, é um mercado muito fácil de se lavar dinheiro.

Eu não vou entrar em aspectos mais técnicos pra não virar um texto cansativo e chato mas repito o que disse no título: da minha parte, a desconfiança existe desde o começo. Não falei nada antes porque seria massacrado aqui no fórum.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Felipe Varella

Ranking: 3.891º

Felipe 746 posts

@felipe.varella em 30/03/2022 às 13:24

Estudo direito também, e desde o começo me cheirou mal.

Foto do perfil de Leleco Silva

Ranking: 255º

Leleco 8.467 posts

@lelecosilva em 31/03/2022 às 10:52

O que o seu faro apurado pra falcatruas acha da Crefisa?

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Wilson Roberto De Souza

Wilson 110 posts

@wilson.roberto.de.s1 em 07/04/2022 às 11:17

Bela explanação... Explicou de maneira prática e objetiva.

Se não me engano, foi o Kia que apresentou essa oportunidade e se não me engano também, Kia está condenado pela justiça brasileira.

Uma pena nosso time do coração usar de meios ilícitos para galgar os objetivos.

Dentre tantos corinthianos ilustres e respeitados, será que não existe ninguém melhor que o Roberto Andrade? Melhor que Alessandro?

Creio que a bagunça é herança que não se acaba.

Foto do perfil de Homer Simpson Da Fiel

Ranking: 1.887º

Homer 1.731 posts

@rodrigoauepa em 01/04/2022 às 11:03

Desculpe! Mas você usou dar sua carteirinha de estudante de mestrado para dar sua opinião pessoal do assunto. Tem uma argumentação fraca, sem embaçamento usando o narcotráfico, tipica de todo brasileiro para falar sobre lavagem de dinheiro. Que existe lavagem de dinheiro de tráfego de drogas no agronegócio, não há dúvidas.

Porém sua opinão pessoal desconsideram duas questões muito importantes:

- O mercado de narcotráfico faz grande parte da sua lavagem no setor de energia, com combustiveis de origem fosseis.

- Somos os maiores produtores e exportadores de soja do mundo. O agronegócio brasileiro este ano está chegando a casa de 2 trilhões de reais por ano. O que faz os R$250 milhões de exportação da Taunsa apenas um pingo no oceano.

https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/nunca-se-ganhou-tanto-dinheiro-no-campo/ Agronegócio: Nunca se ganhou tanto dinheiro no campo | VEJA Agronegócio: Nunca se ganhou tanto dinheiro no campo | VEJA O clima é de festa no interior: prevê-se faturamento trilionário no agronegócio neste ano veja.abril.com.br

Me responda uma coisa, mesmo sabendo que somente a soja movimenta mais de 400 bilhões de reais por ano, me diga qual empresa que você conhece que está envolvida nessa área?

É normal que empresas do agronegócio não sejam conhecidas, principalmente porque elas não trabalham com consumidores finais.

Agora você vai me dizer, a sua opinião também é achismo e pessoal. A diferência é que eu não estou culpando ninguém e estou trazendo argumentos para te mostrar que a Taunsa não grande coisa comparado ao mercado do agronegócio.

Foto do perfil de Augustos Prittori

Ranking: 2.145º

Augustos 1.507 posts

@cesar.augusto77 em 01/04/2022 às 09:37

Falou com propriedade, parabéns pelo trabalho.

Foto do perfil de Antonio Godoy Junior

Ranking: 515º

Antonio 5.287 posts

@antonio.godoy.junior em 01/04/2022 às 09:37

Entendo e respeito sua opinião porém não gosto de antecipar uma conclusão por pura IMPRESSÃO, por ACHISMO, até provem ao contrário eu acredito no DUILIO e nas empresas Contratadas de Gerenciamento Monetário que caso tivessem algo suspeito de Ilicitude não fariam o acordo, aí lhe pergunto já que está Cursando o Direito não lembro qual matéria a Mestra dizia NÃO EXISTE RICO NASCIDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO, alguém lá atrás (Pai, Avô, Tataravô) enfim fez algo errado, ganhou dinheiro ilícito e agora passou a ser lícito, aí lhe pergunto o que dizer da Crefisa, na Faculdades Fan, enfim porque tudo com o Corinthians toma uma proporção maior, o que dizer das Estatais que até hoje patrocinam os Mulambos, eu prefiro esperar para ter a minha opinião

Publicidade

Foto do perfil de Clayton Dias

Ranking: 3.960º

Clayton 724 posts

@clayton.dias em 01/04/2022 às 09:36

Me tira uma dúvida amigo, por favor?

Você que é dessa área o departamento que cuida a imagem do clube (Compliance, Auditoria, Jurídico) não deveriam ter investigado a procedência da empresa antes de fechar negócio?

Não me conformo do jurídico ter deixado esses dirigentes cabeças de vento, assinarem um contrato desse, caso a Taunsa seja empresa de fachada.

Foto do perfil de Edilson Capeta

Ranking: 660º

Edilson 4.399 posts

@looooooco em 01/04/2022 às 08:33

Cara, posso até concordar com algumas partes.

Mas não faz sentido você duvidar por ser uma empresa que ninguém conhecia antes.

Me diga 5 nomes de empresas do agronegócio sem pesquisar no Google...

O ramo não é conhecido do grande público. Eu acho normal isso...

Foto do perfil de Ricardo Maravalhas

Ranking: 6.108º

Ricardo 393 posts

@ricardo.maravalhas1 em 01/04/2022 às 07:33

Tá, Mestre!

Entendi tudo!

Mas fiquei com uma dúvida que o Mestre não explicou: Mestre, por que um criminoso gastaria $ para aparecer em todos os meios de comunicação? Tornar-se conhecido no Brasil todo?

Achava que criminosos lavadores de dinheiro gostassem do anonimato!

Foi só um pergunta retórica!

Foto do perfil de Eduardo Prado

Ranking: 2.610º

Eduardo 1.209 posts

@eduardo.prado7 em 01/04/2022 às 07:33

É um negócio bem estranho mesmo. E também acho que deve ser algum negócio bem sujo.

O que eu não consigo entender é: sendo um negócio sujo, não seria muita burrice usar o Corinthians pra isso e jogar luz sob algo ilícito?