Cuidado com o preconceito - Um relato de quem vive no Sul
Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/05/2022 às 12:06
Por David Maciel
(@david.maciel2)
Fala Galera, sou corinthiano desde os meus 9 anos.
Moro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, minha esposa e a família dela são daqui, e eu vim estudar e trabalhar e acabei ficando.
Algo que é inegável logo que tu conhece o Rio Grande, é o orgulho deles como gaúchos... São patriotas a nível estadual, e provincianos... Valorizam sua cultura, o seu povo e sua história, até o próprio hino diz: 'Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra'... E eles também um jeito peculiar de tratamento, são mais 'curto e grosso' na resposta, diferente de outras regiões do Brasil.
Minha esposa é de cultura alemã, e a cidade dela é de cultura alemã... Normalmente me declaro como pardo, mas perto deles, eu sou negro bem escurinho.. E nunca... NUNCA.. Fui segregado, humilhado e depreciado por isso..
Chamar o Estado de Racista, é tão preconceituoso quanto o próprio racismo.
Eu estudo num grupo de pesquisa, e nesse grupo tem um paraense, um nordestino, negro, alemão, muita diversidade cultural e todos amigos e sempre tratando com muito respeito...
Então cuidado, muito cuidado com o preconceito e os generalismos. Gente boa são a maioria. Isso se aplica aos outros estados que são depreciados como Nordestinos, Cariocas e etc... E o orgulho e o bairrismo do gaúcho é encontrado em muitos paulistas também.
O preconceito existe? Sim, existe... Mas normalmente em cidades menores de 5 mil a 10 mil habitantes, especialmente aquelas de cultura italiana e algumas de cultura alemã, porém eu nunca presenciei pelo contrário fiz muitos amigos neste tempo aqui. E um dos estados que é muito aberto para o turismo, é muito comum ver pessoas de diversas culturas.
Não estou negando que não existam pessoas preconceituas e racistas aqui, tem em todos lugares infelizmente. Porém é importante ser inteligente, e não cair na armadilha do preconceito para combater outro preconceito.
1.330 visualizações e 24 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhores respostas
@bruno.nogueira27 em 17/05/2022 às 12:17
Racismo existe tem todo lugar. SP, RJ, RS etc?
@igomes em 17/05/2022 às 13:04
Morei 7 anos ai no RS, poa e sta maria. Meu filho nasceu ai...Fui embora tem 1,5 anos e faço festa todo santo dia
São bairrista e preconceituosos sim
Em 10 seg de conversa percebem teu sotaque e perguntam: tu não é daqui ne? E já dão um passo atrás
Estado atrasado em todos sentidos
Vim embora pra curitiba e tenho impressão que sai do Haiti e fui pra Genebra
Últimas respostas
@deodato em 17/05/2022 às 14:04
Sou paulista, moro no sul e sou casado com gaúcha, sempre fui bem tratado por todos os gaúchos que conheci.
A questão é que é bastante subjetivo, eu não sofri e como você dentro das suas amizades não ter sofrido ou presenciado, não torna realidade absoluta.
No interior do rio grande do sul, inclusive em cidades com 30 mil habitantes já vi racismo, mas como também já vi muito no interior de SP. Nosso problema de racismo. Não acho que seja só no sul, acho que é sudeste e sul, também parte do centro oeste acontece. Não se resume a um estado.
Publicidade
@daniel.aureliano.do1 em 17/05/2022 às 13:20
Cada estado deveria virar um país hahahaha pronto, resolvido!
@fabiano.lima7 em 17/05/2022 às 13:18
Provavelmente a maioria que determinou que o RS é um estado racista jamais visitou o estado, infelizmente ainda não pude conhecer e escuto dizer um estado lindo. Acho de uma babaquice tremenda generalizar
@fabianogs em 17/05/2022 às 12:54
Concordo com tudo, menos quando fala dos cariocas, kkkk. O povo carioca (generalizando mesmo) é totalmente sem educação, sem civilidade, se acham os malandros, te tratam extremamente mal, e nada do que vem de lá presta. Pode me chamar de xenófobo, mas essa é a realizada.
@henrique.garcia5 em 17/05/2022 às 12:49
O que esperar de um grupo de pessoas que nesse site querem ofender a pessoa que se sentiu ofendida primeiro?
@rodolfo.cdp9 em 17/05/2022 às 12:47
Sim realmente falar que uma região do país é preconceituosa é tão ruim quanto preto ser sofrer mais violência e ser morto por policia, ser olhado torto em muito lugar de branco e ter que andar com nota fiscal de tudo pra não ser acusado de roubo, é a mesma coisa sim, confia
@adriano.cardoso11 em 17/05/2022 às 12:16
Concordo com quase tudo. Menos com 'gente boa são a maioria'. Minoria. A maioria é personagem social com valores bem duvidosos.
@marcio.oliveira67 em 17/05/2022 às 12:12
Tenho negócios no Rio grande do Sul em Erechim, Caxias e Porto Alegre e como você disse eles são bairristas demais, tem uma cultura maravilhosa e gosta das coisas dele isso é fato.
Mas eles são super preconceituosos e muitos são racistas sim.
Sou branco bem similar a eles e vejo o desdenho que eles agem quando tem uma pessoa negra