Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Cuidado com o preconceito - Um relato de quem vive no Sul

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de David

David 172 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/05/2022 às 12:06
Por David Maciel (@david.maciel2)

Fala Galera, sou corinthiano desde os meus 9 anos.

Moro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, minha esposa e a família dela são daqui, e eu vim estudar e trabalhar e acabei ficando.

Algo que é inegável logo que tu conhece o Rio Grande, é o orgulho deles como gaúchos... São patriotas a nível estadual, e provincianos... Valorizam sua cultura, o seu povo e sua história, até o próprio hino diz: 'Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra'... E eles também um jeito peculiar de tratamento, são mais 'curto e grosso' na resposta, diferente de outras regiões do Brasil.

Minha esposa é de cultura alemã, e a cidade dela é de cultura alemã... Normalmente me declaro como pardo, mas perto deles, eu sou negro bem escurinho.. E nunca... NUNCA.. Fui segregado, humilhado e depreciado por isso..

Chamar o Estado de Racista, é tão preconceituoso quanto o próprio racismo.

Eu estudo num grupo de pesquisa, e nesse grupo tem um paraense, um nordestino, negro, alemão, muita diversidade cultural e todos amigos e sempre tratando com muito respeito...

Então cuidado, muito cuidado com o preconceito e os generalismos. Gente boa são a maioria. Isso se aplica aos outros estados que são depreciados como Nordestinos, Cariocas e etc... E o orgulho e o bairrismo do gaúcho é encontrado em muitos paulistas também.

O preconceito existe? Sim, existe... Mas normalmente em cidades menores de 5 mil a 10 mil habitantes, especialmente aquelas de cultura italiana e algumas de cultura alemã, porém eu nunca presenciei pelo contrário fiz muitos amigos neste tempo aqui. E um dos estados que é muito aberto para o turismo, é muito comum ver pessoas de diversas culturas.

Não estou negando que não existam pessoas preconceituas e racistas aqui, tem em todos lugares infelizmente. Porém é importante ser inteligente, e não cair na armadilha do preconceito para combater outro preconceito.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Márcio Oliveira

Ranking: 1.126º

Márcio 2.788 posts

@marcio.oliveira67 em 17/05/2022 às 12:12

Tenho negócios no Rio grande do Sul em Erechim, Caxias e Porto Alegre e como você disse eles são bairristas demais, tem uma cultura maravilhosa e gosta das coisas dele isso é fato.

Mas eles são super preconceituosos e muitos são racistas sim.

Sou branco bem similar a eles e vejo o desdenho que eles agem quando tem uma pessoa negra