Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Uso da palavra macaco velho no Brasil

Foto do perfil de Oliveira

Oliveira 150 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/05/2022 às 18:11
Por Oliveira R Feitosa (@oliveira.r.feitosa1)

Não pretendo defender o jogador do Corinthians, somente esclarecer os fatos. Chamar alguém de macaco velho não é injúria racial como querem as pessoas.

Macaco velho significa pessoa vivida, esperta, lisa, que não é bobo.

O jogador do Corinthians por ser de origem portuguesa usou somente a primeira palavra 'macaco' e não macaco velho como empregado no Brasil e só no Brasil.

Quantas vezes ao dia, aqui no Brasil, essa expressão 'macaco velho ' são faladas no sentido de esperteza, experiente, vivida.

Pode ser que eu esteja enganado. Mas, a expressão macaco velho é uma gíria do Brasil e, portanto, não seria injúria racial.

Uma dúvida que surge é em relação a outra palavra muito usado no Brasil.

O animal VEADO é citada muitas vezes numa briga. Chamar alguém de veado é injúria racial? Tenho essa dúvida. Se for, o Brasil está ferrado. Vejo todos os dias, alguém chamar o outro de veado. É difícil ver alguém reclamando de injúria racial da palavra veado.

Desde pequeno as pessoas me chamam de cabeça de lata, cabeça quadrada, índio, amarelo, japonês- boliviano, mestico, Joãopônes, e nunca reclamei. SEMPRE LEVO NA ESPORTIVA. FAZ PARTE DA CULTURA DA SOCIEDADE.

Trata-se somente de uma ideia para futuras discussões sobre o emprego de palavras com os significados de injúria racial x expressão de gíria no Brasil.

O que vocês acham?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Gustavo Britto

Gustavo 28 posts

@gustavo.britto1 em 17/05/2022 às 18:40

Vamos falar sobre a expressão 'macaco velho'. Ela vem do seguinte provérbio:

'O macaco velho não mete a mão em cumbuca. O macaco jovem, ainda inexperiente, mete a mão e, não querendo soltar o milho que pegou na cumbuca, fica com a mão presa lá dentro.'

A explicação que encontrei numa breve busca foi:

'Existe uma árvore chamada sapucaia que dá um fruto em forma de cumbuca. Quando amadurece, a cumbuca desprende pequenas castanhas. Os filhotes de macacos enfiam a mão na abertura da fruta e ficam presos. Os macacos velhos, experientes, não costumam cair na armadilha.'

Xingar alguém de macaco tem sim um sentido pejorativo, mas temos que tomar muito cuidado pra não relacionar essa expressão com racismo, é sempre bom pesquisar as origens das coisas.

Foto do perfil de Wil Campos

Ranking: 3.036º

Wil 1.013 posts

@wil.campos em 17/05/2022 às 18:36

Cara...procura se informar direito vê o contexto...porque ele disse macaco...

Cê tá louco eu não disse macaco...(Rafael Ramos)

Foto do perfil de Thiago Trabuco Bassan

Ranking: 3.830º

Thiago 759 posts

@thiagobassan em 17/05/2022 às 18:24

é justamente porque é só NO Brasil que o Daniel Alves quando jogava no Barcelona comeu uma banana, que só ele entendeu, pela mor né querido, racismo é racismo e sem meio termo

Foto do perfil de Gorila Palestrante

Ranking: 152º

Gorila 11.009 posts

@cayovinycius em 17/05/2022 às 18:20

Fazem isso para dividir a sociedade com o objetivo de conseguir controlá-la mais facilmente. Todos ficam desunidos querendo brigar uns com os outros. Não é por acaso.

Foto do perfil de Pedro Lucas Egri

Ranking: 1.128º

Pedro 2.784 posts

@pedro.lucas.egri1 em 17/05/2022 às 18:13

Esse ai é o famoso racismo estrutural, que vem desde 1500 que já virou normalidade no Brasil