Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

E se o Sylvinho fosse europeu?

Foto do perfil de Diego

Diego 14 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/05/2022 às 01:12
Por Diego Molina (@diego.molina)

Essa talvez seja a opinião mais impopular em um debate com corintianos hoje, mas e daí? Por que não demonstrar a indignação com a babação de ovo por um gringo arrogante?

Vamos lá...

Este desabafo é sobre o VP, mas antes vou falar brevemente de Sylvinho, um ídolo do Corinthians que eu cresci vendo jogar muito com nossa camisa. Sylvinho não estava pronto pra ser técnico do Corinthians, tenho várias críticas ao trabalho dele bem mediano, mas fato é que havia uma má vontade exagerada com ele desde que o discurso do 'evita' viralizou em sua segunda partida e começaram a tratar o cara com termos pejorativos como estagiário e Tonho da Lua. A partir dali a análise do corintiano médio ao trabalho dele já estava contaminada e carregada de preconceitos. Pois bem, Sylvinho pegou um elenco fraquíssimo, presidido por um energúmeno que optou por não fazer nenhuma contratação até Agosto, e teve finalmente seus reforços chegando no segundo turno do Brasileirão, bons jogadores, mas que não atuavam há mais de 8 meses... Era a receita do desastre, todos apostavam que seria um time pra brigar pra não cair, mas quem diria (? ), Sylvinho botou esse time no G5 do Brasileirão! Eu me acostumei, à época, a ver o Coringão enfileirar 8 vitórias seguidas em Itaquera e ouvindo sempre que 'os jogadores estão salvando o Sylvinho.' Fato é que o saldo do trabalho dele foi indiscutivelmente positivo! Era um time fraco, e não tinha nada melhor que classificar direto pra fase de grupos da Libertadores para aquele elenco. Ele alcançou o melhor resultado possível!

Eu gostei da saída do Sylvinho. Apesar do bom resultado (e por isso sou grato a ele), achei que ele estava com as costas muito largas, tudo no final sobrava pra ele, e o trabalho não ia mais evoluir com ele. Eis que aparece o português... Eu não o conhecia, e apenas torci pra que viesse e fizesse um bom trabalho.

Foi aí que eu descobri que a fiel também pode babar ovo de gringo! Decepcionante... Logo de cara me incomodei, qualquer mudança que VP propunha, eu ouvia papos tipo 'olha aí a visão do futebol europeu, Brasil tá muito atrasado, esse português é que é bom...', isso mesmo antes de saber se as mudanças seriam boas ou ruins, se veio do europeu, tem aprovação da Fiel.

Aí veio a goleada contra a Ponte, e depois aquela sequência desastrosa na reta final do campeonato paulista. E aí, eu que acostumei a ouvir que os jogadores estavam salvando o Sylvinho, comecei a ouvir que estes mesmos jogadores eram o problema e estavam de 'panelinha' contra o santo lusitano. Foi quando surgiu o famigerado #fechadocomVP. De lá pra cá algumas coisas melhoraram, sem dúvida, tenho elogios a fazer. Também o time se reforçou, a chegada do Maycon ajudou muito! Mas muito coisa ainda está muito ruim, e sinceramente não vejo grande coisa em estar na liderança de um Brasileirão embolado com 7 rodadas, nem em estar em segundo do grupo da Libertadores e muito menos em passar pela Portuguesa Carioca na copa. E sim, tem muito peso ele transformar o Corinthians em saco de pancada dos rivais paulistas. Não me interessa quantos clássicos ele venceu por outros clubes...

Mas agora vamos finalmente falar da personalidade do VP. O português que não entende o que é um Corinthians x Palmeiras escalou um time reserva para o clássico. Quando questionado, falou que ele entende sim o que é um clássico, e aí menosprezou o gigantesco dérbi paulista ao dizer que já vivenciou clássicos com muito mais pressão na Turquia, mas a Fiel não se ofendeu, pelo contrário, aplaudiu. Recentemente mais uma vez menosprezou o Coringão e o futebol brasileiro com toda a sua arrogância e superioridade características ao dizer que se pudesse estaria treinando o Liverpool. Achei que finalmente chegaria a hora da Fiel dar uma pressão no português pra ele finalmente entender o que é Corinthians! Mas não, falaram que não foi nada demais, que qualquer profissional quer crescer...

A impressão que eu fico é que o português tá fazendo um favor. Que se reclamar muito ele pega as coisas e vai embora.

Sobre o episódio do Roger Guedes, independente de quem tem razão nessa briguinha adolescente, um treinador de um clube gigante não pode queimar um ativo do clube numa entrevista coletiva! Mas, pra variar, foi aplaudido pela Fiel...

Eu achava que o VP não tinha entendido o que é o Corinthians e que só entenderia quando sofresse uma pressão e entendesse que não vai ficar menosprezando o Coringão e dormir sossegado depois. Mas agora estou começando a achar que eu é que não sei mais o que é o Corinthians... Se virou esse clube elitista e paga pau de gringo, eu só posso lamentar e sentir falta do Coringão que eu aprendi a amar.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

@max.wallem em 24/05/2022 às 01:17

Se fosse Europeu, estava até hoje no clube, pois os Europetis, não resistem. O lugar de onde você vem é o que diz se serve ou não, pra essa boa minoria. Infelizmente o jogador não pode ter personalidade no Corinthians hoje, ele tem que ser um robótico com falas decoradas. E isso porque o Guedes tem números bons.

Foto do perfil de Adriano A

Ranking: 567º

Adriano 4.901 posts

@adriano.cardoso11 em 24/05/2022 às 01:25

Perfeito. Já virou paixão, muita gente cega de amor por um sujeito que não fez nada pelo Corinthians e de currículo, como técnico, de terceira no futebol mundial. Ele acha que é um gênio redescobrindo o futebol brasileiro. Mas os caras batem palma.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Anderson Silva Barreto

Ranking: 808º

Anderson 3.712 posts

@anderson.silva.barre em 26/07/2022 às 02:37

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Foto do perfil de Rafa El

Ranking: 426º

Rafa 6.074 posts

@rafa.el.grande em 24/05/2022 às 10:11

Agora minha opinião sobre Vitor Pereira kkkkk

Confesso que também não o conhecia. Afinal, nunca esteve em tanta evidência na Europa igual outros treinadores. Mas é aí que entra a internet nessa hora: é só fazer o mesmo que fizemos na época do Sylvinho e pesquisar mais sobre ele! E, evidentemente, encontrávamos muito mais coisas positivas do que se comparado ao próprio Sylvio kkkkkkk

Sobre 'babação de ovo pra gringo' é complicado falar. Mas vamos fazer alguns exercícios rs

Vamos colocar a mão na consciência e relembrar todos os técnicos que tivemos após Tite em 2015/2016? Cristóvão Borges, Fábio Carille, Oswaldo de Oliveira, Osmar Loss, Jair Ventura, Tiago Nunes, Dyego Coelho, Vagner Mancini, Sylvinho. O único que se destaca nesse 'show de horror', e apenas se destacou em 2017, foi Carille.

Agora vamos pensar, sem citar mais nomes pra não termos mais calafrios, que outro técnico brasileiro que é competente o suficiente pra assumir um time da grandeza do Corinthians? Percebeu que eu nem falei a última pergunta no plural? Sim, foi de propósito. Definitivamente não há até hoje um nome brasileiro atuando no nosso país ou na gringa que possa vir e assumir nosso time à altura.

Sendo bem honesto. Foi muito ruim de ver a eliminação para a vila sonia no Paulista e o jogo horrível na Bolívia com o Vitor Pereira ainda no começo de trabalho, mas literalmente foi o 'preço que se paga' pelo amadorismo que foi mantido por tanto tempo com Sylvinho & Cia antes do português chegar.

Sim, a contratação do Maycon foi a 'cereja do bolo' que precisávamos porque não tinha como sustentar um meio de campo somente com somente um volante tático/marcador (Du Queiroz), que diga-se de passagem, subiu recentemente da base e nunca foi primeiro volante.

Com VP estamos mudando de patamar sim. Não tem como falar que não. Os treinos foram FINALMENTE corrigidos, a preparação física tem sido trabalhada desde o começo e as variações táticas que há muitos anos não víamos por aqui finalmente apareceram. Claro, o resultado em clássicos ainda não chegou, mas novamente: é o preço que se paga pela falta de organização anterior.

Especificamente o clássico contra a porcada que você citou. Realmente é ruim perder pra eles, mas pensando no jogo contra o Boca, até hoje não fico tão irritado assim. É só ver como está nosso grupo da Liberta, o quão embolado ele está. Afinal de contas, era melhor ir com força máxima contra a porcada e correr riscos de lesões ou priorizar o jogo contra o Boca num campeonato mais 'importante'? Aqui é questão de bom censo...

E acho que sou um desses que não se ofendeu com as declarações do clássico na Turquia e do Liverpool! O primeiro eu entendo que ele mais se 'defendeu' das críticas citando suas próprias experiências e o segundo é o desejo de qualquer trabalhador. Se é no futebol, dirigir uma grande equipe. Sé é numa empresa privada, ser chefe de uma grande multinacional. Absolutamente natural isso. Mais uma vez questão de bom censo.

Sinceramente de novo? Espero que um dia ele saia e vá realmente pra um grande clube europeu porque acredito que ele e sua comissão técnica tenham capacidade pra isso!

Sobre o Roger Guedes, é complicado falar mesmo. Ontem mesmo apareceu um tópico bem realista dizendo que os dois têm razão nessas polêmicas. E neste lado você tem uma parcela de razão em dizer que o VP não poderia queimar um ativo do clube. Mas sinceramente? Se o Roger Guedes quer falar o que quer, tem que estar preparado pra ouvir o que não quer também! Simples assim.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Rafa El

Ranking: 426º

Rafa 6.074 posts

@rafa.el.grande em 24/05/2022 às 09:27

Criei coragem pra ler tudo...

Você estava indo bem até 'Este desabafo é sobre o VP, mas antes vou falar brevemente de Sylvinho, um ídolo do Corinthians que eu cresci vendo jogar muito com nossa camisa. Sylvinho não estava pronto pra ser técnico do Corinthians'. Depois disso alternou entre opiniões boas e outras ruins.

Vou quebrar minhas opiniões em dois posts porque ficaram muito grande kkkkkkk

SYLVINHO:

Eu era muito pequeno quando o Sylvinho jogou no Corinthians, eu tenho memórias do Corinthians apenas de 98 em diante. Mas lembro que meu pai e meus tios falavam muito bem dele. E, como jogador, teve uma carreira excelente jogando em grandes times: Corinthians e Barcelona. Só por isso já merece todo o prestígio que lhe cabe!

Mas cara, o Sylvinho se esforçou muito pra ser um dos piores técnicos de nossa história. Mas se esforçou com unhas e dentes até o final, infelizmente! E olha que ele disputou o 'prêmio' com Tiago Nunes, Coelho, Jair Ventura, Cristóvão Borges e vários outros 'mitos'. Não tem como classificá-lo de outro modo a não ser este, me desculpa!

Você chegou a falar a palavra 'preconceito', mas você sabe o que isso realmente significa? Uma coisa é você conhecer alguém na rua e classificá-lo pejorativamente por sua aparência ou pelo que você escutou do primo de 5° grau da cunhada do irmão daquele seu amigo de infância que não via a muito tempo, outra coisa totalmente diferente é você ver escrachadamente o retrospecto pífio como 'técnico' que o cidadão tinha antes de vir pra cá. Diga-se de passagem, é só ver o que o mesmo time fez depois que ele saiu...

O 'evita' que você citou foi o 'pontapé inicial' da zoeira com o Burrynho, de fato. Mas daí você vê que o cara já chegou 'negativado' na praça por td o que eu disse até agora e ainda 'mete essa' logo no começo. Então, portanto, eu encararia mais como um 'pós conceito'. E, pior ainda, td o que aconteceu depois disso não mudou em nada o meu 'pós conceito' sobre ele. Só continuar lendo kkkkk

Como disse antes ele jogou por grandes clubes, foi treinado por grandes mentes das épocas (Ex: Luxemburgo e Guardiola), estudou por muitos anos, estagiou com grandes treinadores (Antonio Conte e Tite) e tirou a licença mais conceituada do mundo. PRA QUE? PRA SER UM COMPLETO INCOMPETENTE NA PROFISSÃO E, PIOR QUE ISSO, ARROGANTE EM SUAS ENTREVISTAS!

Se lembra que quando ele chegou estávamos apresentando uma melhora significativa em campo jogando no 3-5-2, né? Lembra o que ele fez? Deu entrevista afirmando ser 'especialista' em esquemas com 4 defensores e mudou de novo a formação tática. Como pode um ser humano afirmar que é especialista de alguma coisa sendo que não tinha nem 3 meses de profissão anterior? ABSURDO!

Quer ver mais um 'absurdo' que muita gnt não fala por aí? O Sylvinho tinha como 'auxiliar' uma certa pessoa chamada Doriva. DORIVA. Outro péssimo 'treinador' da nova safra brasileira que fez apenas 2 bons trabalhos em 2 times pequenos, e apenas durante campeonato regional que disputou! Você acha que um incompetente consegue auxiliar bem o outro? Eu acho que não...

Não é possível que você realmente acha que foi o Burrynho quem nos deu o G5 ano passado, né?

Ok, ele pegou o final das vacas magras e o começo da bonança, mas mesmo alguns dos jogadores estando parados a algum tempo, entraram e resolveram jogos. Só ver o que Renato Augusto e Giuliano faziam no meio campo fora de ritmo...

O papel de um técnico de verdade é impor padrão de jogo, ensinar/treinar jogadas e até variações táticas. Ou seja: é pegar o plantel que tem em mãos, analisar e implementar o que se encaixa melhor nele. Agora seja sincero e me diga: era isso que víamos acontecer no Corinthians e principalmente em campo com o Sylvio à beira do gramado? 'Ah mas td que ele precisa é de uma pré-temporada'. Teve a bendita da pré-temporada, em algum momento vimos melhoras em campo?

Outra coisa extremamente irritante dele era a insistência na escalação de jogadores que visivelmente não rendiam em campo! Bagriel com cadeira cativa passando vergonha no meio campo, Cássio em declínio técnico acentuado tomando gols absurdos, Gil se arrastando na zaga, Fabio Santos com os pés na aposentadoria na lateral esquerda e Jô 'o cone' no ataque. Fora as controversas Renato Augusto 'centroavante' e Fagner sem autorização pra passar do meio campo...

O que falar do incrível retrospecto dele em jogos dentro e fora de casa. Não me lembro de uma disparidade tão grande assim de perca de pontos fora de casa como foi com ele à frente do time.

E suas entrevistas? Até hoje não acredito que era verdade tds as asneiras que ele falava. Perguntas claras e objetivas, e ele não respondia direito. Perguntas sobre as atuações ruins, e ele tinha a capacidade de distorcer à ponto de falar que foi bom. Fora o discurso ridículo do 'temos respaldo da diretoria'...

Nunca fui zuado por amigos e colegas sobre entrevistas de técnicos. NUNCA. Até o mister UEFA estar à frente do nosso time. =/

Agora, como se 'só' tudo isso já não fosse o bastante pra te convencer do quão incompetente ele foi como técnico por aqui e que SIM a culpa era dele, vamos falar sobre preparação física. Claro, é responsabilidade dele acompanhar os treinos pra decidir quem está 'melhor' pra ir à campo. De novo: NUNCA TINHA SIDO ZUADO POR CAUSA DE TREINO DO MEU TIME. Até o mister UEFA implantar e/ou ser conivente com treinos RIDÍCULOS com bolas de ginástica em campo e os famigerados 'treino de caixote' e 'treino de tetéia' pros goleiros...

Pra fechar, você falar 'indiscutivelmente' referenciando a pessoa Sylvio, é de doer os olhos, me desculpa de novo. Não dá. Depois de td que disse, eu tenho certeza que só chegamos no G5 pela qualidade individual dos jogadores e sorte de resultados de outros jogos.

Foto do perfil de Cicero Diego Martins

Ranking: 764º

Cicero 3.904 posts

@cicero.diego.martins Apoiador em 24/05/2022 às 07:36

Se o Sylvinho fosse um técnico europeu ele seria ruim do mesmo jeito

Publicidade

Foto do perfil de Gilvan Barreto De Campos

Ranking: 4.668º

Gilvan 584 posts

@gilvan.barreto.de.c1 em 24/05/2022 às 04:48

Abel ferreira recebia críticas idênticas a essa no Palmeiras no primeiro ano, um pena que a diretoria de lá não ouviu a torcida

Foto do perfil de Luis M.

Ranking: 1.146º

Luis 2.755 posts

@luis.medeiros1 em 24/05/2022 às 03:30

Eu nem vou entrar no mérito de dizer se concordo/discordo com o que você disse, mas uma coisa apontada nesse tópico é bem verdade mesmo: pessoal enche DEMAIS a bola desse gringo. É um negócio tão ridículo que dá vontade de criticar tudo que ele faz só pra ver os 'pereirizados' espumando por aqui.

Foto do perfil de Rodolpho O

Ranking: 475º

Rodolpho 5.553 posts

@rodolpho.o em 24/05/2022 às 01:37

Parabéns cara! Você é corinthiano raiz e um dos mais sensatos desse fórum. Assino embaixo tudo o que escreveu. Critiquei o Sylvinho pra caramba, mas isso não quer dizer que não posso criticar os erros do VP atualmente. Todo técnico que dirigir esse clube não é perfeito e merece sim criticas quando não for bem, especialmente quando não respeitar a instituição.

Pra essa galera nutella de hoje, se o Edílson ou o Marcelinho reclamassem de jogar fora de posição tinham que ser sacados do time titular, mesmo sendo fora de série... Alias, o Marcelinho cansou de brigar com o Wanderlei e mesmo assim o técnico não abdicava do meia como um dos principais jogadores do elenco...

Bizarro o que estamos vivendo hoje em dia

Foto do perfil de Gustavo Costadelli

Ranking: 380º

Gustavo 6.446 posts

@guga77 em 24/05/2022 às 01:33

Discordo um pouco em relação ao Sylvinho, mas de resto, concordo com tudo.