Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Dl

Ranking: 1.115º

Dl 2.811 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/05/2022 às 15:03
Por Dl silva (@omegaalvinegro)

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Renan Ferreira Da Silva

Ranking: 87º

Renan 15.579 posts

@fiel.renan em 28/05/2022 às 20:09

Eu nem sei o que ele escreveu.
Só deu like pela disposição de escrever essa bula!

PQP
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 82º

Sérgio 16.019 posts

@sergio.libanori em 28/05/2022 às 20:02

O segredo é um bom treinador, um bom elenco, um bom preparo físico, raça, um bom esquema tático, e um bom entrosamento vindo de um time titular bem entrosado com uma maneira de jogar bem definida. Essa foi a fórmula vitoriosa de 2012.

Foto do perfil de Mooloco Mauricio

Ranking: 1.078º

Mooloco 2.910 posts

@moloco em 28/05/2022 às 20:00

Como explicar o vice da liberta pelo São Caetano em 2002, qual a tradição dele na liberta?

Nem no paulista tinha tradição.

Foto do perfil de Giro Kataguire

Ranking: 777º

Giro 3.851 posts

@giro.kataguire em 28/05/2022 às 19:43

Grande comentário, por esse motivo, vamos virar a chave e focar no jogo de amanhã contra o América de MG. Vamos esquecer um pouco a Libertadores.

Publicidade

Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 338º

Pedro 6.921 posts

@pedro.teixeira em 28/05/2022 às 19:42

Exatamente. O Corinthians tem receio de jogo de Libertadores porque ainda está pouco acostumado a disputar.

Quanto mais vezes disputar a Libertadores, maiores serão as chances de ganhá-la e quebrar essa ansiedade que o time tem ao jogar Libertadores

Foto do perfil de Julio Cézar

Ranking: 602º

Julio 4.726 posts

@julioblack em 28/05/2022 às 19:35

Avisa a Diretoria para manter a base. Em 2010 e 2016 a história poderia ter sido diferente.

Foto do perfil de Danilo Marques Junior

Ranking: 1.180º

Danilo 2.693 posts

@danilo.marques.junio em 28/05/2022 às 19:34

Por isso tem que ter continuidade no trabalho, só assim conseguiremos tirar essa sina de não ganhar Libertadores

Foto do perfil de Corinthiano

Ranking: 7.109º

Corinthiano 304 posts

@sccp.myself em 28/05/2022 às 19:18

Quanto mais joga, mais chances se tem de ganhar.