Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Acústica da Neo Química Arena - Relato

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de anderson

Ranking: 2.204º

Anderson 1.461 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/08/2022 às 16:23
Por anderson lucas (@anderson.fuck)

Muitos podem não concordar, mas vou deixar aqui minha opinião.

A acústica da @NeoQuimicaArena não ajuda a torcida. Isso tem que ser revisto. Não sei se o motivo é por ela ser toda aberta, mas talvez a solução para isso é ter que fechar as laterais da arena o quanto antes e deixar igual as das fotos, toda fechada e para 70 mil pessoas!

E o motivo de fechar, não é só porque queremos aumentar a sua a capacidade, pois o real motivo do porquê é acústica sim, e explico o após as imagens:

Esse papo que a arquitetura atual da arena foi criada para potencializar o grito, não é 100% verdadeira.

Eu estava terça-feira na arena e a torcida cantou, gritou e muito, porém o grito não ecoa, projeta e não ensurdece igual o da Arena da Baixada do Atlético do Paraná!

E olha que a Fiel canta e grita muito mais que qualquer torcida do país, mas mesmo assim a acústica da baixada ajuda sua torcida!

Obs.: Vou deixar abaixo o meu relato do que presenciei de dentro da arena.

Eu estava no setor leste inferior central, na segunda fileira que fica aproximadamente a quatro metros dos jogadores da linha lateral!

Então vou descrever o que eu senti: eu saí do jogo de terça contra o cheirinho, sem voz e com a barriga toda doendo de tanto gritar junto com a Fiel e o show da torcida foi doida.

Mas mesmo com toda a Fiel se matando de cantar e gritar, não se compara ao barulho do som da acústica que projeta dentro da Arena da Baixada do Atlético do Paraná! Quem conhece a arena da baixada sabe do que eu estou falando. Já fui em jogos na Baixada com metade da lotação e o barulho é doído, a acústica ajuda a ecoa e projetar o som como tivessem o dobro de pessoas que tem!

Fico imaginando então o que os 40 mil fieies que estavam na terça, fariam cantando dentro de uma acústica parecida o da arena da baixada.

Não estou aqui para desmerecer a arena, porque na minha opinião e da maioria, a Neo Química Arena é mais bonita e sofisticada da América. Então faço essa crítica como uma observação construtiva, temos que deixar nossa arena cada vez mais desconfortável para os adversários, mostrando o verdadeiro hospício que é.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Fidel Castro

Ranking: 63º

Fidel 1.020 posts

@fidelito.lindo em 05/08/2022 às 17:45

Eu sempre falo, a Arena foi projetada apenas pelos desejos e delírios de um arquiteto...

Ela jamais foi desenhada para atender as reais necessidades da torcida do Corinthians e do futebol.

Eu acho a Arena muito bonita! Mas não acho nada funcional.

Tem problemas graves que não deveriam ter sido analisados logo no início do projeto, como:

- Capacidade de setores populares/Capacidade máxima (O Pacaembu tinha capacidade menor que a Arena, e mesmo assim, lá havia cerca de 10 mil lugares populares a mais que a atualmente temos hoje na Arena. Arquibancadas amarela e verde + Tobogã + Portão 21, no Pacaembu x Norte + Sul, na Arena), E sem dizer na capacidade máxima... Deixar de criar assentos para investir em mármore não tem nada haver com Corinthians...

- Logística para setor visitante. (Não foi pensado em nenhum momento a criação de um setor exclusivo para visitante, que tenha logística própria para acesso e circulação) Qual foi a saída pra isso? Retiraram mais ingressos populares para criarem um setor visitante...

- E sem dizer essa aberração vão(não acho a estetica uma aberração, porque é muito bonito o vão, mas sua funcionalidade para uma torcida que é conhecida por cantar, é uma aberração!), com desculpa para ventilar o gramado e falarem que tem uma lona nautica que rebate o som... Mas e o vento, cristo? Que som será rebatido se o vento influencia na propagação do som? Só de pensar o som subindo, o vento influenciando, depois o som descendo e o vento influenciando... Qual o efeto prático? Nenhum!

E tem alguns outros menos importantes, mas é o que temos! Já foi feito.

Mas sem duvidas, desejo fora da realidade da coisa, eu toparia muito demolir esse estádio para que fosse criado de novo do zero!

Foto do perfil de Mateus Dos Santos Da Fonseca

Mateus 1 post

@mateus-dos-santos-da em 05/08/2022 às 17:29

Verdade mn

Foto do perfil de Gabriel Dias

Ranking: 5.819º

Gabriel 424 posts

@gabriel.dias1 em 05/08/2022 às 17:19

Torcedor preocupado com acústica, eu sou bombeiro trabalho na arena desde 2019 e nunca me incomodou em nada essas suas observações, e olha que trabalho atrás dos gols, isso é grande frescura

Foto do perfil de Luiz Pivato

Luiz 1 post

@luiz.pivato em 05/08/2022 às 17:16

Acústica tem que ser levada em conta o que ecoa para dentro do campo e não para as torcidas.

E concordo que antes de qualquer reforma precisa pagar primeiro

Publicidade

Foto do perfil de Derlei Aparecido Corte

Ranking: 2.817º

Derlei 1.115 posts

@derlei-aparecido-co2 em 05/08/2022 às 16:40

Acústica, e etc, não entendo nada, mas devo admitir suas fotos com o 'novo'projeto para a arena, ficou show!show mesmo! E dá pra fazer, é só a Neo Química que, aumentou seu faturamento absurdamente com a parceria com o clube, abrir as mãos e ajudar, ou melhor, fazer o projeto e e entrar pra valer como parceira!até agora já recebeu, com o aumento em se seu faturamento, o que ainda nem pagou com a com o clube..aliás no dia que fizeram a festa pra anunciar a parceria, pra mim foi uma decepção! Enfim...amadores!

Parabéns pelo projeto!fantástico!

Foto do perfil de Fiel Do Abc

Ranking: 5.644º

Fiel 447 posts

@fabio.donadio em 05/08/2022 às 16:22

Pelo contrário, o som se propaga estourando no campo, você já foi lá?

Foto do perfil de Gil Prata

Ranking: 7.073º

Gil 309 posts

@gilptx em 05/08/2022 às 16:15

Oi? Já foi na arena alguma vez ou só opina pelo que assiste na TV?

Foto do perfil de Vlad Rlg

Ranking: 557º

Vlad 4.972 posts

@vlad.rlg em 05/08/2022 às 15:38

Eu as vezes sinto isso. Parece que falta algo em relação a acústica, mas não posso opinar tecnicamente. É só feeling também.

Mas para mim, o que atrapalha e MUITO na questão do canto é da empolgação da galera, é o posicionamento do setor dos visitantes.

Fica no elo entre a Leste e Sul. Isso quebra aquela espírito que se espalha pelo estádio. Pode perceber aquele canto entre a Norte e a leste, é bem agitado.

Acho que tivesse essa integração entre leste e sul, melhoraria bem.