Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que falta ao Corinthians e sobra na Crefisa

Foto do perfil de José

Ranking: 3.845º

José 757 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/08/2022 às 11:55
Por José M. S. Martins (@josemarcossm)

Salve fiel,

Difícil escrever depois de um jogo como o de ontem, onde em um lance deixamos a vitória escapar por entre os dedos, em casa, para nosso maior rival…

Mas toda a discussão gerada pós jogo, sobre dispensa de jogadores, demissão de técnico, contratação de novos jogadores, e etc, me trazem a uma reflexão sobre o porquê de estarmos onde estamos e nossos rivais estarem onde estão.

Quem trabalha em empresas de grande porte ou mesmo em ambientes muito profissionais, sabe que é essencial ter um planejamento de longo prazo (ESTRATÉGIA) e posteriormente um de curto prazo (TÁTICA) para que as coisas funcionem.

O planejamento de longo prazo direciona toda a empresa. Os investimentos, as pessoas, as maiores decisões, refletem sempre o que a empresa quer para seu futuro.

O planejamento de curto prazo serve para que a empresa se mantenha nos trilhos do longo prazo. Envolve metas e ações simples para que o objetivo maior seja alcançado lá na frente.

Pois bem, minha impressão é de que simplesmente não temos um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. A cada semestre nos reformulamos o time. A cada treinador que sai do Corinthians, todo o resto é desmontado e novamente montado. Quando perdemos um titular, nunca temos um substituto preparado para assumir seu lugar, sempre temos que ir atrás de soluções novas, inclusive mudar a forma do time jogar. Contratamos jogadores em “oportunidades de mercado”, sem que seja realmente a necessidade do time. E assim seguimos, vendendo o almoço para comprar a janta, vendendo a janta para comprar o café da manhã.

Enquanto isso, nossos rivais tem um time base que joga junto a pelo menos 3 anos. Weverton 4 anos, Gomez 4 anos, M Rocha 4 anos, Scarpa 4 anos, Zé Rafael 3 anos, Veiga 3 anos, Dudu 7 anos, Rony 3 anos. As contratações são em sua maioria feitas pensando no médio prazo pelo menos: gastaram 60 milhões em dois atacantes que ainda nem jogaram direito e que darão retorno daqui um/dois anos; contrataram esse Piquerez para ser reserva do outro uruguaio e agora o substituíram sem sentir a saída do titular; contrataram o zagueiro Murilo que ficou alguns meses se adaptando e já está jogando muito.

E em paralelo fazem um bom trabalho de base, o que aliado com um time que não muda muito de um ano para o outro, da tranquilidade para lançar a molecada “na boa”. Isso valoriza os moleques e gera vendas e caixa para o clube, o que permite que todo o sistema seja economicamente sustentável. Não preciso nem mencionar como nossos jovens são preparados e lançados aqui no Corinthians, né? !

Minha conclusão pode ser meio óbvia para alguns, mas as vezes nós acabamos nos iludindo pelos lampejos de sucesso que temos baseados principalmente na força de nossa torcida e estádio. Falta profissionalismo na gestão de nosso clube.

Estamos melhorando? Me parece que sim. Mas me frustra muito saber que o mesmo grupo que colocou o Corinthians nessa situação de desvantagem em relação a nossos rivais é o grupo que segue no poder prometendo transformar nosso clube.

Enfim… sigo esperançoso que a força de nossa torcida transforme nossas perspectivas. Porque depois desses choques de realidade contra Flamengo e Palmeiras, fica escancarado quão longe estamos do que poderíamos ser…

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Rafael Morais

Ranking: 1.149º

Rafael 2.739 posts

@rafael.morais10 em 14/08/2022 às 12:08

Nenhum time no Brasil tem.

Antes de tropeçar no Abel Ferreira, o Palmeiras tinha o Luxemburgo.

Você acha que em um planejamento de longo prazo o clube pode contar com Luxemburgo e logo na sequência Abel Ferreira?

Eles mantiveram os atletas e deram carta branca para um cara que deu certo. Mas o Abel não veio depois de um estudo profundo sobre quem era a melhor opção para o que o Palmeiras pensava em termos de futebol. Foi na cagada.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Ramon José Baldasso

Ranking: 2.687º

Ramon 1.174 posts

@ramatv em 14/08/2022 às 12:16

DINHEIRO! E gente competente e honesto!

Foto do perfil de Paulo Cezar Sousa

Ranking: 67º

Paulo 17.343 posts

@paulo.cezar.sousa em 14/08/2022 às 12:06

Em muitos casos planejamento bom é o que dá certo.

O Abel foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil nos primeiros seis meses, depois foi só manter a organização e outro grande título veio.

Foto do perfil de Stélio Conceiçao

Ranking: 3.832º

Stélio 762 posts

@stelio.conceicao em 14/08/2022 às 12:03

Simplesmente, eles compram tudo ou você acha que se aquele pênalti da interceptação do murilo com a mão fosse a favor deles o juiz não teria dado. E ainda tem gente que vai pedir empréstimo pra titia