Fórum do Corinthians

[QUADRO ALVINEGRO] Números de Vasco x Corinthians

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de twitter.com/Corinthians__EN

Ranking: 1.109º

Twitter.com/corinthians__en 2266 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 10/06/2017 às 19:19
Por twitter.com/Corinthians__EN (English) (@fabianflausino)

Salve Fiel,

Com alguns dias de atraso, escrevo o quadro alvinegro dessa semana. Levou um tempo pra digerir o jogo da quarta - que jogo! - e poder montar o tópico aqui. Um jogo completamente fora da curva do Coringão, por vários motivos: desfalques de data FIFA, adversário inconstante, jogador improvisado, reservas com pouco tempo de jogo no ano até aqui... Graças a São Jorge tudo saiu bem. E como o futebol é louco como só o futebol pode ser, começamos a rodada como a melhor defesa do campeonato e a terminamos como o segundo melhor ataque.

Uma das razões pelas quais o jogo do Corinthians foi atípico quarta-feira foi a quantidade de passe (270), bem longe do que o Corinthians costuma trocar por jogo (a menor quantidade nossa no campeonato até agora foi 342 contra o Atlético Goianiense). No mais, o mapa de passes mostra coisas que já imaginávamos, como Jadson ocupando o papel do Rodriguinho de atuar mais a frente, sobrando fora das duas linhas de quatro quando o time está sem a bola.

Isso já era perceptível no passmap, mas o time atuou meio 'torto' por causa da presença de Paulo Roberto na lateral direita. Era esperado que ele fosse avançar menos e que isso poderia dar mais liberdade ao Guilherme Arana na outra lateral. O primeiro mapa é sobre a distribuição dos nossos ataques entre esquerda, meio e direita, e o segundo distribui os chutes. Em detalhe:

Esse mapa pode mostrar a diferença que a ausência de um homem faz no ataque pra exercer superioridade numérica contra o adversário. Sem a presença de um lateral com qualidade no ataque, a maioria dos nossos chutes partiu da esquerda.

Acho que ao olhar as estatísticas gerais, o que mais se espanta é a efetividade do Corinthians. Fica claro que o Vasco atacou mais o Corinthians - teve quase o triplo de finalizações, superioridade nos passes e 14 x 1 (!) nos escanteios. E ainda assim nosso time foi capaz de enfiar 5 no Vasco em São Januário. Tem bastante a ver com a fragilidade do adversário, é verdade. Mas não podemos omitir os méritos do nosso time.

Aqui outro indicador da efetividade do Corinthians. Mesmo criando chances que, em um jogo normal, não passaria de um gol marcado - não é incomum um time alcançar mais de 1,5 de xG* na partida e passar em branco. Isso em se considerando o salto no gráfico do gol do Jô, em que ele finaliza equilibrado e sem goleiro, ou seja, com chances imensas de resultar em gol. Assusta um pouco os grandes períodos em que o time não finalizou nenhum vez em gol, como dos 3 aos 38 minutos e dos 62 aos 82.

Pra se ter ideia da eficiência do Corinthians, é o segundo time que menos precisa de finalizações para marcar um gol (5,5, apenas atrás do Grêmio) e o segundo que precisa de mais finalizações em direção ao seu gol para sofrer um gol (23, apenas atrás do Coritiba). Vale destacar também que o Corinthians está A MAIS DE 24 HORAS sem ficar atrás no placar: a última vez foi contra o São Paulo na fase de grupos do Paulista. São 1480 minutos desde então. Fraco o trabalho de Fábio Carille?

De acordo com o índice WhoScored, Luís Fabiano foi o melhor jogador em campo com 8,9, com Jô logo atrás com 8,7. Incrível a eficácia de Jô: 6 finalizações a gol no Brasileirão e 4 gols. Monstro. Vale destacar também a bela performance dos reservas Marquinhos Gabriel, Clayson e Clayton, que conseguiram se sair bem e se mostraram entrosados com o time titular.

Fiel, não é novidade nenhuma, mas não custa reforçar: estamos no caminho certo. É o terceiro jogo seguido do Corinthians com mais de 10 assistências para finalização, estatística que nenhum time do campeonato conseguiu repetir nos últimos 3 jogos. Aparentemente nosso problema na criação de jogadas está ficando cada vez mais pra trás... Grande parte dos nossos gols até aqui vem saindo como foi o primeiro gol contra o Vasco, de pé em pé, no máximo dois toques na bola, lembrando as triangulações de 2015. De acordo com setoristas do clube, é uma jogada muito trabalhada nos treinos. Uma prática do Carille nos treinamentos é de NUNCA colocar o time reserva pra emular os posicionamentos do adversário; os reservas treinam sempre como os titulares, com a mesma lógica. No gol de Marquinhos Gabriel, por exemplo, Clayson e Marquinhos participam da tabela como se fossem titulares, já entrosados com o resto do elenco.

A grande herança do último jogo foi: 1) mostrar que o nosso time está atingindo a cada dia um nível maior de maturidade, ficando cascudo e preparado para as circunstâncias do jogo e 2) abrir o leque do nosso elenco, mostrando que temos reservas que podem sim suprir as ausências dos titulares sem grandes prejuízos. Tomamos 2 gols em 2 minutos, é verdade, mas deve-se lembrar que jogamos sem Fagner e Romero, 2 dos 3 jogadores do time que mais desarmaram no campeonato até aqui. Além disso, grande destaque para a frieza do time que, depois de tomar 2 gols em 2 minutos fora de casa logo após chegar do intervalo, conseguiu botar a bola no chão e retomar o equilíbrio.

Que venha o São Paulo!

* https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Tópico anterior:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/401741/quadro-alvinegro-numeros-de-corinthians-x-santos [Quadro ALVINEGRO] Números de Corinthians x Santos Salve Fiel, Mais um desafio se passou, e mais uma vez o Corinthians provou seu valor. A essa altura de junho, já é claro que o trabalho de Fábio Carille é o... meutimao.com.br meutimao.com.br

Me siga no twitter:

www.twitter.com/corinthians__en Corinthians English (@Corinthians__EN) | Twitter The latest Tweets from Corinthians English (@Corinthians__EN). Everything you need to know about Corinthians in english, you'll find it right here. São Paulo... twitter.com twitter.com

1.080 visualizações e 18 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Gustavo Brzezinski

Ranking: 3.042º

Gustavo 799 posts

@gustavo.brzezinski em 10/06/2017 às 20:04

Mandando bemzasso de novo mano, continue assim!

Foto do perfil de Deivid William

Ranking: 288º

Deivid 6376 posts

@deivid.perez em 11/06/2017 às 05:12

Meu amigo, que análise é essa em? Show demais!

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Sccp

Ranking: 182º

Marcelo 8578 posts

@marcelo1978 em 17/06/2017 às 15:38

Concordo, nosso time vem ganhando maturidade e se tornando cascudo. Vai Timão.

Publicidade

Foto do perfil de Danilo Cp

Ranking: 1.697º

Danilo 1571 posts

@daniloksccp Apoiador em 15/06/2017 às 20:08

Spfw e Cruzeiro cadê?

Foto do perfil de Mario Ayres

Ranking: 190º

Mario 8360 posts

@marioayres em 11/06/2017 às 12:15

Nem a Nasa tem um analista assim. Parabéns.

Foto do perfil de João Leite

Ranking: 3.479º

João 668 posts

@joao.leite2 em 10/06/2017 às 22:31

Cada vez mais: esse cara tem que ter uma coluna fixa!

Foto do perfil de Luiz Henrique

Ranking: 695º

Luiz 3411 posts

@luizhenrique em 10/06/2017 às 21:45

Excelente tópico! Parabéns amigo.

Quanto ao nosso Timão no BR eu gosto de analisar o time a cada 10 jogos e ao final do primeiro turno.

O Br é um campeonato longo de regularidade.

Os campeões costumam ter média de 2 pontos por jogo!

Estamos com 13 em 5 sobrando.

Como o campeonato é de regularidade também os jogadores precisam ser regulares mantendo o nível elevado o máximo possível.

Por isso, quero ver mais o Marquinhos Gabriel em campo está indo bem até aqui.

Clayton e Clayson fizeram só um jogo foram bem, mas tem que jogar mais e manter o mesmo padrão.

Eu destaco nesse jogo as atuações de Arana, Jô e Marquinhos Gabriel jogaram demais nessa partida.

Jadson e Pablo foram abaixo do padrão do que podem render, mas nada comprometedor.

Paulo Roberto na LD assusta não me passou segurança.

Joguei na Várzea como Lateral Direito, essa foi minha posição, sei que estava improvisado, mas vem treinando na função há semanas e defensivamente deixou a desejar. Não tem um LD na base?

Foto do perfil de Gustavo Henrique Dos Santos Ros

Ranking: 990º

Gustavo 2539 posts

@gustros em 10/06/2017 às 21:41

Ótima analise como sempre, o site podia dar uma coluna no pós jogo pra você tranquilo.

Agora esse whoscored tá di sacanagi, o paulo roberto teve mais pontos que o Arana? Bugou o PC deles lá só pode kkkkk.

Foto do perfil de Jonatas Da Silva

Ranking: 2.936º

Jonatas 838 posts

@robertinho40 em 10/06/2017 às 21:00

Cara, acabei de lembrar de tudo...

Achei que não que estivesse se esquecido desse jogo, hehe

Foto do perfil de Bruno Bernos

Ranking: 1.338º

Bruno 1940 posts

@bruno.bernos em 10/06/2017 às 20:32

Fico pensando se o baixo número de passes foi devido a pressão do Vasco que eu tenho as minhas dúvidas.

Acho que o principal fator foi a ausência do Rodriguinho... Porque ele segura o jogo e faz a bola girar. E também tínhamos no jogo dois pontas extremamente ofensivos que ao invés de segurar a bola e passar toda hora pra trás, partiam pra cima e os passes eram mais verticais.

1 a 10 de 17 respostas

x